Estrela 'T Cha' foi estudada com telescópio do Observatório Europeu do Sul.Astro está a 350 anos-luz de distância da Terra.
Do G1, em São Paulo - Uma equipe de astrônomos internacional utilizou o Telescópio Very Large, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) para estudar um possível planeta em redor da estrela T Chamaeleontis (T Cha), na constelação do Camaleão.
A estrela está a 350 anos-luz de distância da Terra. Um disco de poeira e gás contorna o astro, que ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Apesar de ser parecida com o Sol, ela está uma idade muito menor: aproximadamente 7 milhões de anos.
Uma falha neste anel de poeira e gás - que fica a uma distância de 20 milhões de quilômetros de T Cha - foi detectada pelo telescópio do ESO e divulgada nesta quinta-feira (22). O "buraco" pode indicar a presença de um planeta na região.
Reprodução artística da presença de um planeta em disco de poeira e gás ao redor de uma estrela com pouca idade localizada na constelação do Camaleão, a 350 anos-luz de distância (Crédito: L. Calçada / ESO)
O próximo passo dos astrônomos é descobrir se esta falha é de fato causada por um planeta durante os seus "primeiros passos", que tenta se livrar do material à frente para poder estabelecer uma órbita, ou de uma anã-marrom - uma estrela pequena, com pouco luminosidade e energia, menor que as estrelas comuns.
Segundo o ESO, esta é a primeira vez que um objeto com dimensões comparáveis as de um planeta é detectado dentro do disco de formação planetária de uma estrela jovem.