quarta-feira, 1 de junho de 2011

Observatório no Chile divulga foto de galáxia parecida com a Via Láctea

Do G1, em São Paulo - Uma foto divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra uma galáxia muito similar com a Via Láctea. Chamada NGC 6744, o astro também possui braços espirais, assim como o "lar" do nosso Sol.

Segundo os especialistas do ESO, esta seria uma visão parecida àquela que um "extraterrestre" teria caso pudesse fotografar a Via Láctea de longe.
O conjunto de estrelas está a 30 milhões de anos-luz da Terra, na direção da constelação de Pavão, observada com mais frequência nos países do hemisfério sul.

A imagem foi capturada com o telescópio MPG, de 2,2 metros. Esse instrumento está localizado na parte sul do deserto do Atacama, na região chilena de La Silla, onde o ESO mantém instalações para observações astrônomicas.

Apesar da semelhança, NGC 6744 tem o dobro do diâmetro de 100 mil anos-luz da Via Láctea. Seu brilho equivale a 60 bilhões de vezes o do Sol.


Telescópio do ESO mostra a galáxia NGC 6744, a 30 milhões de anos-luz de distância da Terra.
(Foto: ESO)

Endeavour encerra ciclo espacial ao aterrissar na Flórida

Nave será retirada de circulação.    Última missão de um ônibus espacial será feito pela Atlantis, dia 8 de julho.

Imagem fornecida pela NASA mostra a Endeavour através de infravermelho, durante pouso noturno na Flórida. (Foto: NASA / AP Photo)

Do G1, com agências internacionais *- O ônibus espacial Endeavour aterrissou nesta quarta-feira (1º) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos, ao término de sua última missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A nave agora será retirada de circulação.

Após a chegada da Endeavour, que estreou em 1992, haverá apenas mais uma missão antes do fim da era dos ônibus espaciais. A última missão de uma nave norte-americana está programada para 8 de julho, quando a Atlantis seguirá com sua carga de equipamentos e provisões à ISS.

A estação, que tem uma tripulação permanente a 385 km da Terra, é um programa internacional de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.

Com a missão desta quarta, a Endeavour somou 299 dias de operações com 12 visitas à ISS e o transporte de 173 astronautas.

Endeavour, pouco após aterrissar no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.
 (Foto: Chris O'Meara / AP Photo)

Nesta última missão, a tripulação foi formada pelo comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, e os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia.

(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters



Vídeo NASA TV

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...