segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nasa capta imagens em Saturno que sugerem impacto de meteoros

Do G1, em São Paulo

 
 
Cinco imagens dos anéis de Saturno, feitas pela sonda da Nasa Cassini entre 2009 e 2012, apresentam nuvens com material liberado após o impacto de pequenos objetos com os anéis (Foto: Nasa) 
Cinco imagens dos anéis de Saturno, feitas pela sonda da Nasa Cassini entre 2009 e 2012, apresentam nuvens (indicadas pelas flechas) com material liberado após o impacto de pequenos objetos com os anéis (Foto: Nasa)
 
A sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), encontrou evidências de que meteoros se chocam com os anéis do planeta Saturno.

Segundo a Nasa, que estuda Saturno e suas luas, se tratam de pedaços de rochas espaciais com tamanhos que variam entre um centímetro e vários metros. Ainda de acordo com os cientistas, analisar o impacto desses fragmentos pode ajudar a compreender como se formaram diferentes planetas do Sistema Solar.

Os pesquisadores estudaram nove impactos nos anéis de Saturno que ocorreram em 2005, 2009 e 2012. Eles acreditam que os meteoros se fragmentam ao interagir com os anéis e seus destroços perdem velocidade e entram na órbita de Saturno.

As imagens divulgadas pela agência mostram nuvens detectadas pela Cassini que forma liberadas após o impacto de pequenos objetos com os anéis. De acordo com Linda Spilker, envolvida com o projeto da Cassini, os novos resultados sugerem que a quantidade de meteoros que entram em Saturno é muito similar à quantidade que impacta a Terra.

A missão Cassini-Huygens é um projeto de cooperação entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI).  O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, na Califórnia, projetou, desenvolveu e montou a sonda e suas duas câmeras. Atualmente, o JPL administra a missão, e o Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no Colorado, fica responsável por operar as imagens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...