Chuvas de meteoros em fevereiro
Em Fevereiro há quatro interessantes ocorrências de meteoros, todas na primeira quinzena do mês.
1) Em 2 de fevereiro ocorre o máximo da chuva dos Alpha-Carinídeos. O radiante (ponto do céu de onde parecem provir os meteoros) encontra-se em posição bastante favorável (nas proximidades da estrela Canopus - alpha da constelação da Carina), na posição: ascensão reta = 06h24min e declinação = -54graus. No início de fevereiro ele pode ser visto desde o início da noite, a sudeste. Os meteoros, observados no período de 25 de janeiro a 28 de fevereiro, são vistos na primeira metade da noite. São lentos, com inúmeros brilhantes, exibindo as mais variadas colorações.No dia 2, data do máximo, espera-se uma taxa horária de 11 meteoros.
2) 7 de fevereiro – máximo dos Alpha-Aurigídeos de Fevereiro – o radiante encontra-se na posição: ascensão reta = 05h56min e declinação = +43 graus, nas proximidades da estrela Capella (Alpha da constelação de Auriga). O período de ocorrência dos meteoros é de 15 de janeiro a 20 de fevereiro. O máximo ocorre entre os dias 6 e 9 de fevereiro, com uma predominância do dia 7, quando as taxas horárias são de 10 meteoros, todos lentos, freqüentemente brilhantes e geralmente acompanhados de bólidos. Durante o período de ocorrência, o radiante pode ser visto a nordeste, no início da noite. Por volta das 21h 30min, encontra-se sobre o meridiano celeste, pouco acima do horizonte norte e, em torno das 23h 30min, está a noroeste.
3) 8 de fevereiro – máximo dos Alpha-Centaurídeos - o radiante, situado na posição: ascensão reta = 14h00min e declinação = -59 graus apresenta-se em boas condições de observação em todo o território nacional e a chuva se destaca nesta época do ano para os observadores do hemisfério sul. Os meteoros exibem uma coloração predominantemente amarela, são rápidos e geralmente brilhantes com vários fireballs e inúmeros bólidos. A taxa horária é de 6 meteoros, podendo, eventualmente, atingir 10 meteoros. O período de ocorrência é de 28 de janeiro a 21 de fevereiro. Há a possibilidade desta chuva apresentar radiante duplo, tornando-a muito interessante para a observação. Na época de ocorrência máxima, a área do radiante pode ser vista a partir das 22h, a sudeste, até o amanhecer, quando está alto no céu, para os lados do sul.
4) 12 de fevereiro – máximo dos Omicron-Centaurídeos - O radiante encontra-se em uma posição favorável à observação, na posição: ascensão reta = 11h52min e declinação = -56 graus. Na época de ocorrência máxima, quando são esperados 10 meteoros por hora, o radiante pode ser visto a partir das 22h, a sudeste, até o amanhecer, quando está alto para os lados do sul. Os meteoros, vistos no período de 2 a 18 de fevereiro, são rápidos e amarelos. Deve-se ter cuidado para separar os meteoros desta chuva dos da Alpha-Centaurídea (descrita acima), pois as datas de máxima ocorrência são próximas bem como que os e os períodos de observação.
Fonte: Observatório Céu Austral
Nenhum comentário:
Postar um comentário