Agências espaciais vão estudar atmosfera do planeta em 2016. Metano descoberto em 2003 será pesquisado por sonda.
Do G1, em São Paulo
Reprodução de parte do ESA/Nasa ExoMars Trace Gas Orbiter. (Imagem: ESA)
As agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) anunciaram nesta segunda-feira (2), a seleção de instrumentos para uma missão de exploração da atmosfera de Marte em 2016.
Chamada The ExoMars Trace Gas Orbiter, o projeto é a primeira aliança entre as duas instituições para pesquisas no planeta vermelho.
Cientistas de todo o mundo foram convidados a propor instrumentos para a missão em janeiro de 2010. Dos 19 trabalhos analisados, cinco foram escolhidos para integrar a exploração em 2016.
Os critérios para a escolha foram o valor científico e baixo risco e o desenvolvimento das estruturas ficará a cargo de engenheiros das duas agências.
Um dos objetivos da missão é caracterizar a atmosfera de Marte e procurar pro traços de metano no local. Indícios do gás existem desde 2003, quando a sonda Mars Express, da ESA, detectou a substância, com confirmações posteriores da agência espacial norte-americana.
O Trace Gas Orbiter contará com instrumentos europeus para entrada, saída e aterrissagem no planeta. Já o lançamento será efetuado por um foguete da Nasa.
As próximas missões da parceria entre as agências terá como objetivo extrair amostras da superfície de Marte. A retirada de material do planeta vermelho deve acontecer em projeto na década de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário