Astronauta instala braço robótico na ISS durante missão do Endeavour (Foto: Reuters/Nasa TV)
Durante a operação, que durou sete horas e 24 minutos, os astronautas instalaram um prolongamento do braço robótico da Endeavor, chamado "Orbiter Boom Sensor System" (OBSS), na estação.
A saída espacial foi a última prevista para a tripulação dos ônibus espaciais americanos na ISS. O Endeavour será aposentado após o retorno à Terra. Em junho, o Atlantis faz a última missão de um ônibus espacial e uma caminhada espacial deve ocorrer durante a missão, mas ela será feita pela tripulação da Estação Espacial Internaicional (ISS, na sigla em inglês).
A Endeavor partiu para a sua missão final, a STS-134, em 16 de maio com seis astronautas a bordo - cinco americanos e um italiano - e se acoplou à ISS na quarta-feira. Ela permanecerá na estação espacial até 30 de maio e regressará aos Estados Unidos em 1º de junho.
O programa dos ônibus espaciais já dura 30 anos e termina formalmente este ano com a volta do Atlantis, marcada para 8 de julho, deixando a cápsula espacial russa como a única opção para os astronautas do mundo que viajam para a ISS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário