As imagens mostram claramente os caminhos percorridos na exploração da superfície lunar. É possível ver não só onde o módulo pousou, mas também os rastros deixados pelo jipe lunar e pelas pegadas dos astronautas.
“Podemos refazer os passos dos astronautas com mais claridade para ver de onde eles retiraram as amostras de solo lunar”, comemorou Noah Petro, geólogo lunar do Centro Espacial Goddard, da Nasa.
As imagens mais nítidas só foram possíveis devido a uma manobra que levou o LRO a uma altitude de apenas 21 km em relação à superfície lunar.
O programa Apollo foi o único da história da humanidade a levar missões tripuladas à Lua. Da missão Apollo 11, em 1969, à Apollo 17, em 1972, apenas a Apollo 13 não conseguiu pousar, devido a um acidente, mas seus tripulantes conseguiram retornar à Terra sãos e salvos.
Fotografia da superfície da Lua na região em que a missão Apollo 17 pousou, em 1972. Os traços no centro da imagem são os rastros deixados pelos astronautas. (Foto: Nasa's Goddard Space Flight Center/ASU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário