Destaques do mês de Agosto
1 a 10 de agosto:
Observe o planeta Júpiter junto ao aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), e À estrela Aldebaran (Alpha Tauri), a partir das 2h, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
5 a 25 de agosto:
Observe as belas configurações proporcionadas pelos planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Ao longo deste período, note que o planeta Marte passará, aparentemente, entre Spica e Saturno. Observe a olho nu ou por binóculo.
9 a 18 de agosto:
Mercúrio encontra-se em boas posições para a observação, junto ao horizonte és-nordeste (ENE), no final da madrugada. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
4 de agosto - sábado:
Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.
8 de agosto - sábado:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Delta-Aquarídea ou Delta-Aquárida.
10 de agosto - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da 1h 50min, a és-nordeste (ENE). Observe o aglomerado um pouco abaixo da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.
11 de agosto - sábado:
Observe a Lua entre os aglomerados abertos da Híades e das Plêiades (M 45), ambos situados na constelação de Taurus (o Touro), a partir das 2h 25min, a és-nordeste (ENE). O brilhante planeta Júpiter está um pouco mais próximo ao horizonte, abaixo da Lua. Júpiter, a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) formam, nesta madrugada, um elo triângulo. Veja a olho nu ou por binóculo.
12 de agosto - domingo:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, situado um pouco acima da Lua, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 2h 45min. Observe a olho nu ou por binóculo.
12 de agosto - domingo:
Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros Persêida. Em 2012 as maiores taxas de meteoros devem ocorrer entre as 4h e as 16h 30min do dia 12 de agosto.
13 de agosto - segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco acima da Lua, vista a partir das 4h 15min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a estrela Spica (Alpha Virginis) e os planetas Marte e Saturno, vista ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Os três astros estão alinhados no céu, com Spica à esquerda, Marte ao centro e Saturno À direita. Observe a olho nu ou por binóculo.
15 de agosto - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
15 de agosto - quarta-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Vênus (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Vênus está a 45º 48' a oeste do Sol. Excelente época para vermos a "Estrela D'Alva". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.
16 de agosto - quinta-feira:
Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Mercúrio está a 18º 42' a oeste do Sol. Excelente época para vermos o "Mensageiro dos Deuses". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.
16 de agosto - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado à esquerda da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
17 de agosto - sexta-feira:
Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros Kappa-Cygnídea.
18 de agosto - sábado:
Bela configuração entre o planeta Mercúrio e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.
19 de agosto - domingo:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.
21 de agosto - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Spica, a brilhante estrela situada ao lado da Lua, forma com os dois planetas um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior. Observe a olho nu ou por binóculo.
22 de agosto - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). A Lua encontra-se acima dos três astros que formam um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior e Saturno o vértice inferior à direita. Observe a olho nu ou por binóculo.
24 de agosto - sexta-feira:
Oposição do planeta Netuno (em relação ao Sol). Neste dia, Netuno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível a noite inteira. Excelente época para tentarmos ver o mais distante dos planetas. Observe por telescópio.
24 de agosto - sexta-feira:
Veja a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius ( o Escorpião), no início da noite, no alto do céu. Note a brilhante estrela Antares (Alpha Scorpii) ao sul da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.
28 de agosto - terça-feira:
Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros Alpha-Aurigídea ou Alpha-Aurígida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário