1 a 30 de setembro:
Observe o planeta Saturno nas proximidades da estrela Spica (Alpha Virginis) a oeste (O) no início da noite, à meia altura no começo do mês e próximos aos horizonte no final de setembro. Observe a olho nu ou por binóculo.
29 de setembro a 2 de outubro:
Belas configurações entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer a oeste (O), com os dois astros próximos ao horizonte. Note o planeta Saturno pouco acima dos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.
30 de setembro a 6 de outubro:
Belas configurações entre o planeta Vênus e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vistas a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
1 de setembro - sábado:
Máxima atividade da chuva de meteoros Aurigídea.
4 de setembro - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua e as estrelas Hamal, Sheratan e Mesartim (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), situadas à esquerda da Lua, vista a partir das 22h 20min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
6 de setembro - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 23h 50min, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
8 de setembro - sábado:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a és-nordeste (ENE) a partir da 0h 45min (de 7 para 8 de setembro). No final da madrugada os dois astros estão bem próximos um do outro, aparentemente. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL.
10 de setembro - segunda-feira:
Conjunção superior do planeta Mercúrio (com o Sol). Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.
12 de setembro - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de setembro - sexta-feira:
Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.
14 de setembro - sexta-feira:
Bela configuração entre o planeta Vênus e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir das 4h 15 min a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.
14 de setembro - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir das 5h 15min a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
15 de setembro - sábado:
Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros Alpha -Aurigídea.
15 de setembro - sábado:
Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.
17 de setembro - segunda-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), logo acima da Lua, e o planeta Saturno (acima de Spica), vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.
18 de setembro - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis) e o planeta Saturno que formam um belo triângulo com Saturno abaixo e à direita da Lua e Spica abaixo dos dois astros, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.
19 de setembro - quarta-feira:
Conjunção da Lua e o planeta Marte, vista ao anoitecer a oeste (O). Os dois astros estão muito próximos entre si, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo. IMPERDÍVEL.
20 de setembro - quinta-feira:
Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião) no início da noite a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.
22 de setembro - sábado:
Equinócio de primavera para o hemisfério sul da Terra (e de outono para o hemisfério norte) às 11h 49min. A partir desta data, Scorpius (o Escorpião), constelação que representa as noites de inverno, cede sua posição de destaque para a de Pegasus (o Cavalo Alado) que simboliza as noites da estação que se inicia. Segundo o site www.uranometrianova.pro.br, a duração da primavera será de 89dias, 20horas e 23minutos. Para obter informações gerais sobre a entrada da Primavera no hemisfério sul e as principais conseqüências geográficas e astronômicas decorrentes do fenômeno, acesse: O equinócio de Primavera
29 de setembro - sábado:
Oposição do planeta Urano (em relação ao Sol). Neste dia Urano nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível por toda a noite. Excelente época para se observar o astro. Veja por binóculo ou por telescópio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário