Destaques do mês de Outubro
30 de setembro a 6 de outubro:
Belas configurações entre o planeta Vênus e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vistas a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
4 a 6 de outubro - quinta-feira a sábado:
Belas configurações entre os planetas Mercúrio e Saturno, vistas ao anoitecer a oeste (O), com os dois astros muito próximos ao horizonte. Observe por binóculo.
9 a 11 de outubro - terça a quinta-feira:
Observe o planeta Marte junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.
30 de outubro a 10 de novembro:
Observe o planeta Mercúrio junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO), com os astros próximos ao horizonte. Observe por binóculo.
1 de outubro - segunda-feira:
Bela configuração entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis) vista ao anoitecer a oeste (O), por pouco tempo, com os dois astros muito próximos ao horizonte. Observe por binóculo.
1 de outubro - segunda-feira:
Observe a Lua junto às estrelas Hamal, Sheratan e Mesartim (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), que formam a parte principal da constelação de Aries (o Carneiro), a partir das 20h 30min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.
3 de outubro - quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 22h a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
4 de outubro - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 22h 25min a és-nordeste (ENE). A partir das 23h Júpiter junta-se à configuração, formando um belo triângulo praticamente equilátero com a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri), situada à direita da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.
5 de outubro - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 23h 10min. Observe a olho nu ou por binóculo.
9 de outubro - terça-feira:
Máxima atividade da chuva de meteoros Draconídea.
10 de outubro - quarta-feira:
Máxima atividade da chuva de meteoros Tau-Orionídea.
12 de outubro - sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Regulus (Alpha Leonis), situada à esquerda da Lua, e o planeta Vênus, logo abaixo da Lua, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
13 de outubro - sábado:
Máxima atividade da chuva de meteoros Eta-Piscídea.
16 de outubro - terça-feira:
Bela configuração entre a Lua, o planeta Mercúrio e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer, por pouco tempo a oeste (O), com os astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculo.
18 de outubro - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua, o planeta Marte (à esquerda e abaixo da Lua) e a estrela Antares (Alpha scorpii), à esquerda dos dois astros, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.
20 de outubro - sábado:
Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista ao anoitecer a oeste (O), à meia-altura em relação ao horizonte. Ares e Antares juntos no céu. Observe a olho nu ou por binóculo.
21 de outubro - domingo:
Máxima atividade da chuva de meteoros Orionídea (ou Oriônida).
21 de outubro - domingo:
Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista ao anoitecer a oeste (O), à meia-altura em relação ao horizonte. Ares e Antares juntos no céu. Observe a olho nu ou por binóculo.
25 de outubro - quinta-feira:
Conjunção do planeta Saturno (com o Sol). Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.
26 de outubro - sexta-feira:
Elongação máxima leste de Mercúrio (vista ao anoitecer). Neste dia, o planeta se encontra a 24º a leste do Sol. É a melhor época para se observar o "Mensageiro dos Deuses" no período. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
31 de outubro - quarta-feira:
Observe a Lua na constelação de Taurus (o Touro), entre seus dois aglomerados estelares abertos: Plêiades (M 45), situado à esquerda da Lua, e Híades, à direita da Lua, a partir das 20h 40min a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.
1 de novembro - quinta-feira:
Conjunção da Lua e o planeta Júpiter, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 21h 15min. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!
FONTE: Observatório Céu Austral
Nenhum comentário:
Postar um comentário