Cápsula da sonda japonesa Hayabusa ao pousar na Austrália em 2010. (Foto: Copyright JAXA)
Do G1 em São Paulo - As primeiras análises de material trazido de um asteroide próximo à Terra por uma espaçonave mostram que este tipo de astro está presente desde o ínicio da formação do Sistema Solar. As conclusões foram feitas por um grupo de cientistas e divulgadas na edição desta semana da revista "Science".
A sonda Hayabusa foi lançada ao espaço em 2003 pela agência espacial japonesa (Jaxa, na sigla em inglês), com o objetivo de coletar material de um asteroide próximo à Terra chamado 25143 Itokawa.
A nave não tripulada alcançou o asteroide em novembro de 2005, quando fez duas aterrissagens no local. Mesmo com algumas falhas de operação, a sonda conseguiu coletar material do astro e retornou à Terra em junho de 2010, pousando no sul da Austrália.
Desde então, os cientistas japoneses analisaram várias vezes o material coletado. A ideia de que certos tipos de asteroides estão rodando pelo Sistema Solar desde o ínicio já era suspeita da comunidade científica. A prova necessária era comparar os condritos - meteoritos muito comuns de serem encontrados na superfície da Terra - com amostras coletadas diretamente de um asteroide.
Como os condritos datam do início do Sistema Solar e são idênticos ao material encontrado no Itokawa, os cientistas concluíram que os asteroides "habitam" a região do Sistema Solar desde o começo.
Instrumento usado para coletar o material do asteroide Itokawa. (Foto: Copyright JAXA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário