terça-feira, 30 de outubro de 2007

Painel solar rasga ao ser instalado na Estação Espacial Internacional

Um dos painéis solares instalados pelos astronautas da Nasa na Estação Espacial Internacional (ISS) se rasgou, nesta terça (30), no momento em que foi acionado, levando à interrupção da operação.
Os astronautas Scott Parazynski e Doug Wheelock completaram às 13h53 (em Brasília) o terceiro dos cinco dias de trabalho externo que estão previstos nesta missão da nave Discovery, acoplada à Estação desde quinta-feira (25).

Dano no painel solar da Estação Espacial Internacional (ISS) (Foto: Nasa)

A caminhada espacial desta terça durou sete horas e oito minutos. O objetivo foi instalar uma viga com painéis solares de mais de 15 toneladas que servirão para aumentar a geração de energia na ISS.

Parazynski e Wheelock saíram do compartimento Quest, foram até o extremo da viga de bombordo e ajudaram os operadores do braço mecânico a fixar a viga. Ambos deram instruções verbais ao engenheiro de vôo Daniel Tani e à especialista de missão Stephanie Wilson enquanto alinhavam a viga.

Quando a estrutura ficou no lugar certo, os astronautas conectaram a fonte de energia, o que acionou o funcionamento do painel. Nessa hora, uma faixa de painéis se enrugou e rasgou na beirada.

Operação suspensa
Os astronautas a bordo da estação espacial observavam a extensão dos painéis quando a comandante da ISS, Peggy Whitson, pediu a Houston para suspender a operação.
"Vimos que estava rasgando e paramos a instalação", disse Whitson.
Ela explicou que no início os astronautas não podiam ver o que ocorria porque estavam contra o Sol.

A Nasa disse que tinham instalado 25 metros dos painéis que medem 35 metros antes de interromper a operação. Não foi determinado de que forma o rasgo afetará a capacidade de geração de energia no painel solar.

O especialista italiano Paolo Néspoli, da Agência Espacial Européia, coordenou os lentos movimentos dos dois astronautas que flutuavam em torno dos braços mecânicos e da estrutura da ISS. Durante a excursão Parazynski inspecionou a junta rotatória dos painéis solares Alpha, no bombordo da ISS.

Lascas de metal
A junta similar a boreste da ISS apresentou recentemente vibrações e um aumento do consumo de energia. Uma inspeção feita no domingo (28) encontrou lascas de metal que podem causar o problema.

Parazinski disse aos técnicos que os anéis da junta estavam limpos e em boas condições. Agora os técnicos compararão esta informação com a recolhida no domingo. Na quinta-feira (1) haverá a quarta caminhada, durante a qual os astronautas voltarão a inspecionar a junta rotatória de boreste e revisarão as coberturas térmicas da nave.

ISS
A Estação Espacial Internacional orbita cerca de 380 quilômetros da Terra a 27.700 km/h. A construção custou US$ 100 bilhões e tem a participação de 16 nações.

A missão do Discovery serviu para levar até a ISS o módulo Harmony, de fabricação italiana, que ampliará o espaço de habitação da estação. Por enquanto, o Harmony ficou conectado ao módulo Unity, à espera de o Discovery descoplar e deixar livre o local onde será definitivamente instalado.O reposicionamento do Harmony ocorrerá em novembro, antes de chegar outra missão da nave, e a levará a cabo com trabalhos externos os residentes da ISS, que estão sob comando da americana Peggy Whitson.

O dia começou às 1h38 (de Brasília) com a música mariachi "Malagueña Salerosa", do mexicano Miguel Aceves Mejía, transmitida do Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas), para despertar os astronautas do Discovery e da ISS. A canção foi escolhida por Sofia Pérez, mãe de Zamka e nascida na Colômbia. "Isto foi para mim. Mamãe, muitíssimo obrigado", disse ele para as câmeras, sorridente.

Fonte: Globo on line

Descoberto buraco negro 30 vezes maior do que o Sol

Astrônomos descobrem buraco negro gigante maior que 30 'sóis'

Descoberta ultrapassou recorde anunciado há duas semanas. Astro é o mais maciço dentre os que orbitam estrelas.

Ajudados por dois satélites da Nasa, os astrônomos descobriram a existência de um buraco negro que já ultrapassou um recorde anunciado há apenas duas semanas, em 17 de outubro. Com massa que pode chegar a 33 vezes a do Sol, ele é, agora, o buraco negro mais maciço que orbita outra estrela de que se tem notícia.

Esta concepção artística mostra gases espiralando dentro do buraco negro recém-descoberto, o maior de sua categoria. Aquecidos, os gases emitem raios-X, o que faz com que os astrofísicos deduzam a existência do astro (Foto: Aurore Simonnet/Sonoma State University/NASA )

Pertencente à categoria dos buracos negros de massa que podem ser comparadas às de grandes estrelas, ele é menor do que os gigantes encontrados em centros de galáxias. A nova descoberta foi localizada na constelação Cassiopéia, em uma galáxia-anã -- a IC 10 --, a 1,8 milhões de anos-luz da Terra.

Os astrofísicos não esperavam encontrar um buraco negro deste tipo tão grande e passaram a crer que eles podem ser bem maiores do que antes se imaginava.


Fonte: Globo on line

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...