sábado, 21 de fevereiro de 2015

Conheça locais para se observar a aurora boreal

Roma - O ano de 2015 foi declarado pela ONU como o "Ano da Luz". Por isso, uma das maneiras de se comemorar essa data é ver as famosas auroras boreais, que colorem o céu das regiões árticas no período de inverno.

Até o final do mês de março, as luzes que aparecem a cerca de 100 quilômetros de altura podem ser admiradas em diversas cidades do norte da Europa e do continente americano, afastadas da claridade e da poluição.

Entre os melhores locais para se observar o fenômeno, está o vilarejo de Abisko, na região da Lapônia sueca. Ele fica a 200 quilômetros de distância do Círculo Polar Ártico e conta com o Aurora Sky Station, um observatório de auroras boreais onde é possível jantar olhando para o céu colorido. Além disso, a pequena vila também oferece outras atividades de inverno, como esqui e excursões com trenós puxados por cães.

Na Finlândia, em Inari, vilarejo da etnia indígena europeia Sami, em Kemi, cidade portuária do golfo de Botnia, e em Rovaniemi, capital da Lapônia finlandesa, as auroras são a principal atração da temporada. Ainda é possível navegar pelo golfo com o navio quebra-gelo Sampo e mergulhar nas águas geladas com macacões térmicos.

Já na Noruega possui o vilarejo de Tromso, onde se encontram o Observatório Geofísico, em funcionamento desde 1928, e o Planetário da Aurora Boreal, que explica o fenômeno com pequenos documentários. Também é possível andar de trenós com huskys, observar as baleias no Mar do Norte e passar uma noite no Kirkeness Snow Hotel, onde todas as acomodações e ambientes são feitos de gelo. (ANSA)

www.ansa.it/www.ansabrasil.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...