domingo, 1 de agosto de 2010

Descoberta de meteorito atrai caçadores ao interior do Rio

Os moradores de Varre-Sai, uma cidade do Noroeste Fluminense, estão em busca de um tesouro que veio do espaço. Em junho, eles foram surpreendidos por uma chuva de meteoritos. A princípio, os moradores ficaram intrigados, mas depois descobriram que as pedras poderiam ser valiosas.

O meteorito caiu no quintal do agricultor Germano da Silva Olievira. Ele conta que ficou assustado com a explosão que viu do céu. O agricultor pode se considerar um homem de sorte, já que ele presenciou um fato que não ocorria no Brasil há 19 anos.

"Quando cheguei aqui por coincidência olhei pro céu, e vi um troço estranho rodando no céu. Vi tudo rodando em círculo e depois percebi uma explosão muito grande. Aí eu ouvi muito barulho e depois achei essa pedra”, conta o agricultor.

Cinco pedaços encontrados na cidade
Desde que o meteorito caiu em Varre-Sai, cinco pedaços foram encontrados pela região. Os pesquisadores acreditam que existam outros vestígios da pedra espalhados em um raio de dois quilômetros. A informação foi suficiente para abrir a temporada de caça.

As pesquisas indicam que o grama pode valer mais de 70 euros. A boa recompensa atraiu a vizinhança que agora só olha para o chão em busca da preciosidade.

“Ouvi dizer que isso está valendo muito dinheiro. E se achar e ganhar um dinheirinho não é nada mal”, contou o frentista Paulo Roberto Teixeira.

O lavrador Deocleciano Gomes da Silva achou um dos pedaços do meteorito e vendeu a estrangeiros por uma bagatela: "Ele me deu um pouco mais de US$ 100 e uma jaqueta de couro, mas não me arrependo", disse.

Por conta da movimentação que o meteorito criou na cidade, a prefeitura de Varre-Sai anunciou que pretende construir um museu para receber os pedaços da raridade.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...