quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Avião é planejado para voar sobre Titã, a misteriosa lua de Saturno


Do G1 em SP - Cientistas da Universidade de Idaho, nos EUA, planejam a construção de um avião de R$ 1,3 bilhão, semelhante às aeronaves teleguiadas usadas no Afeganistão, para sobrevoar a maior lua de Saturno, Titã, que tem atraído os astrônomos por sua atmosfera densa e turva, coberta de nuvens.
O avião Aviatr, como foi batizado, é projetado para tirar fotos 3D da superfície do satélite, o que deve ajudar os pesquisadores a construir uma imagem da geologia dele.
A agência espacial americana (Nasa), porém, não incluiu esse protótipo no orçamento – mas os pesquisadores esperam que ele seja considerado na próxima rodada de financianento.

clique para ampliar

Avião projetado por cientistas dos EUA quer sobrevoar a maior lua de Saturno (Foto: Daily Mail/Reprodução)

No final da missão, a aeronave de 120 kg "mergulharia" em direção à superfície, numa tentativa de pousar nas dunas de Titã.
A gravidade da lua de Saturno é baixa, mas a atmosfera é densa, o que significaria que uma aeronave mais pesada que o ar, como o Aviatr, poderia se sustentar em voo por mais tempo.
Muito mais rápido que um "balão" – método proposto para outras missões até Titã –, esse avião permitiria controlar sua altitude com precisão, além de construir uma biblioteca de imagens 3D da superfície e do clima de Titã.
O objetivo é que ele seja movido por um gerador de plutônio. Quando mandasse fotos, ficaria planando para economizar energia. E, da mesma forma que os aviões terrestres, teria um "modo de segurança", que o manteria estável na atmosfera de Titã quando preciso – garantindo que não haveria danos se o link de comunicação quebrasse.
Titã é maior que a nossa Lua e até mesmo que Mercúrio. A temperatura na superfície varia de 178° C positivos a 178° C negativos.

Su Vesta la montagna madre dei meteoriti

Roma - La montagna che si trova nel Polo Sud dell'asteroide Vesta e' all'origine dei tanti meteoriti che raggiungono la Terra. Lo testimoniano i dati piu' recenti raccolti dalla sonda Dawn della Nasa, secondo i quali l'impatto con un altro asteroide avrebbe prodotto l'enorme montagna, la seconda del sistema solare, sollevando anche una grande quantita' di frammenti. I dati sono stati ottenuti anche grazie allo strumento italiano Vir a bordo della Dawn, nato dalla collaborazione fra Asi e Inaf.

Observatório Europeu do Sul divulga imagem inédita da Nebulosa Ômega

Do G! em SP - O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), grupo composto por 14 países europeus e o Brasil, divulgou nesta quarta-feira (4) uma imagem inédita da Nebulosa Ômega. Ela foi obtida por um equipamento que fica no Deserto do Atacama, no Chile conhecido como Very Large Telescope (VLT), que significa literalmente “telescópio muito grande” em inglês.
A Nebulosa Ômega – também conhecida como Cisne, Lagosta ou Cabeça de Cavalo – fica a entre 5 mil e 6 mil anos-luz da Terra. É uma região em que se formam estrelas de grande massa – uma das mais jovens e ativas regiões desse tipo na Via Láctea.
Na imagem, os pontos brilhantes em tons branco-azulados são as estrelas mais jovens. Os tons avermelhados são do hidrogênio, que brilha devido à radiação emitida pelas estrelas. As manchas escuras são poeira cósmica.


Núcleo da Nebulosa Ômega (Foto: VLT/ESO)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...