terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sonda Cassini registra Saturno com anéis, luas e planetas ao redor


Do G1, em São Paulo

 

Cassini fez registro de Saturno com Terra, Lua, Vênus e Marte ao fundo (Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI ) 
Cassini fez registro de Saturno com Terra, Lua, Vênus e Marte ao fundo
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI )
 
A sonda espacial Cassini, da Nasa, fez um registro inusitado de Saturno com seus anéis e luas em que também é possível "ver" a Terra, a Lua, Marte e Vênus. Ao todo, identificam-se sete satélites do planeta (Mimas, Pandora, Encélado, Tétis, Prometeu, Epimeteu e Jano), numa imagem que se estende por mais de 650 mil km de diâmetro, a uma distância de 1,2 milhão de km de Saturno.

As fotos foram feitas no dia 19 de julho, por câmeras a bordo da Cassini, e divulgadas agora pela Nasa. Nelas, dá para ver detalhes de todo o sistema de Saturno, seus anéis e luas iluminados ao fundo pelo Sol. Além disso, estão presentes 809 estrelas em segundo plano.

Segundo os astrônomos, esta é a terceira vez que a Terra foi flagrada a partir do Sistema Solar exterior (onde ficam os gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), e a segunda vez em que o nosso planeta foi visto dessa região pela Cassini.

No total, a sonda registrou 323 imagens em pouco mais de quatro horas. Esse mosaico final usou 141 fotos em grande angular. Também foram utilizados filtros em diferentes comprimentos de onda (vermelhos, verdes e azuis) e combinados para criar esse visual em cor natural.
Saturno com seus anéis e luas, e os planetas em volta (Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI) 
Saturno com seus anéis e luas, e três planetas rochosos em volta
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI)
 

Nasa registra nova imagem do cometa Ison em direção ao Sol

'Cometa do século' foi visto a 156 milhões de km da Terra na sexta-feira (8).
Encontro com Sol está previsto para o dia 28, e objeto pode se desintegrar.

Do G1, em São Paulo

Cometa Ison visto em foto feita durante 5 minutos de exposição no Centro de Voos Espaciais Marshall da Nasa, no Alabama, na sexta-feira (8)  (Foto: Aaron Kingery/Nasa/MSFC/Reuters) 
Cometa Ison registrado em foto durante 5 minutos de exposição no Centro de Voos Espaciais Marshall da Nasa, no Alabama, na sexta-feira (8) (Foto: Aaron Kingery/Nasa/MSFC/Reuters)
 
Uma nova imagem do cometa Ison – apelidado de "cometa do século" – foi obtida pelo Centro de Voos Espaciais Marshall, da agência espacial americana (Nasa), na sexta-feira (8). A foto foi obtida no Alabama durante 5 minutos de exposição e divulgada esta semana.

O registro foi feito com uma câmera colorida acoplada a um telescópio. No momento do clique, o cometa estava a 156 milhões de quilômetros da Terra, indo em direção ao Sol – cujo encontro está previsto para o dia 28.

Essa aproximação deve permitir uma visualização mais fácil do Ison, localizado na constelação de Virgem. 

Atualmente, ele está visível com um bom par de binóculos, segundo os astrônomos.

Apesar disso, algumas previsões alegam que o cometa pode se desintegrar quando chegar perto do Sol, já que seu núcleo seria gelado e frágil.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...