segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cientistas conseguem gravar 'música' criada na coroa do Sol

Som varia conforme formato de anéis magnéticos.    Pesquisa ajudará a entender camada mais externa do astro.

Do G1, em São Paulo - Usando sofisticadas teorias matemáticas na análise de imagens de satélite, cientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, conseguiram captar os sons harmônicos que ocorrem durante a intensa atividade da coroa solar - a camada mais externa e intrigante do Sol, que atinge milhões de graus Celsius de temperatura.

'Música solar' ocorre em fluxos magnéticos que compõem a coroa solar. (Foto: Nasa/Divulgação)

Os pesquisadores analisaram estruturas chamadas anéis coronais, que são fluxos magnéticos em formato de arco que chegam a ter 100 mil quilômetros de comprimento. Os sons foram captados conforme o comprimento, tensão e oscilação desses arcos. Um trecho da "orquestra solar" foi publicado no YouTube pela universidade.

Segundo os cientistas, a pesquisa ajudará a entender como funciona a coroa solar, já que a "música do Sol" também é influenciada pelo material que circunda os anéis coronais.

Astronautas da ISS fotografam aurora austral

Fenômeno ocorre quando íons expelidos pelo Sol interagem com a Terra.    Imagem foi obtida por membros da Expedição 23 em 29 de maio.

Do G1, em São Paulo



Membros da Expedição 23 da Estação Espacial Internacional (ISS) fotografaram um dos mais belos espetáculos de luz da Terra, a aurora polar.   (Foto: Nasa/Divulgação)

A interação entre o campo magnético do planeta e o fluxo de partículas carregadas eletricamente (íons) expelido pelo Sol são responsáveis pelo fenômeno conhecido como aurora polar. Como o da foto ocorreu no hemisfério sul, é chamado de 'aurora austral'. No momento da foto, em 29 de maio, a ISS estava sobre o Oceano Índico a 350 quilômetros de altura.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...