quinta-feira, 28 de março de 2013

Telescópio capta conjunto de estrelas 'jovens' a 1,5 mil anos-luz da Terra

Do G1, em São Paulo

Aglomerado de estrelas 'jovens' e brilhantes captado com instrumento montado em telescópio (Foto: Divulgação/ESO) 
Aglomerado de estrelas 'jovens' captado com instrumento montado em telescópio
 (Foto: Divulgação/ESO)
 
Um conjunto de estrelas "jovens", com idade entre 20 milhões e 35 milhões de anos, foi identificado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), em imagem divulgada nesta quarta-feira (27). O aglomerado estelar, chamado de NGC 2547, está localizado na Constelação da Vela, a cerca de 1,5 mil anos-luz da Terra, segundo os cientistas.

A imagem foi feita com o instrumento Wide Field Imager, instalado em um telescópio no Chile pelo ESO. Segundo os pesquisadores, as estrelas não se formam isoladas, mas em aglomerados estelares que vão de algumas dezenas a milhares de astros.

"Aglomerados abertos como este têm vidas comparativamente curtas, da ordem de várias centenas de milhões de anos, antes de se desintegrarem à medida que suas estrelas se afastam", afirmam os cientistas, em uma nota divulgada pelo ESO.

Eles comentam a idade do aglomerado estelar identificado com relação ao Sol, para dar uma ideia da sua "juventude". "Comparando com o Sol, que ainda nem chegou à meia-idade e tem 4,6 bilhões de anos, equivale a imaginarmos que, se o Sol for uma pessoa de 40 anos, as estrelas brilhantes são bebês de três meses", ressaltam os pesquisadores.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...