sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Principais constelações de novembro

Principais constelações de novembro
roteiro de observação

Neste mês, o céu se mostra característico da estação da primavera, simbolizada pela constelação de Pegasus, o cavalo alado (Peg), que domina a região norte. Junto a Pegasus, próxima ao horizonte nor-nordeste, está Andromeda, a Princesa Andromeda (And). A nordeste, vemos Aries, o Carneiro (Ari) e a pequenina constelação de Triangulum, o Triângulo (Tri). Ao norte de Pegasus e Andromeda, junto ao horizonte, encontra-se Cassiopeia, a rainha Cassiopéia (Cas).

A noroeste, em plena faixa da Via Lactea, está Cygnus, o Cisne (Cyg), também conhecido como "o Grande Cruzeiro do Norte". Ao sul de Cygnus, próxima ao horizonte oeste, notamos Aquila, a Águia (Aql), Sagitta, a Flecha (Sge) e Delphinus, o Golfinho (Del) e a pequena constelação de Vulpecula, a Raposinha (Vul).

Capricornus, o Capricórnio (Cap), encontra-se à meia altura para os lados do oeste. A sudeste de Capricornus vemos o característico desenho de um número 1: é a parte principal da constelação de Grus, a Grou (Gru). A leste de Capricornus avistamos a constelação de Piscis Austrinus, o Peixe Austral (PsA).

Altas no céu destacam-se três constelações: a oeste, Aquarius, o Aquário (Aqr); ao norte, Pisces, os Peixes (Psc), e a leste, Cetus, a Baleia (Cet). Aquarius e Pisces são formadas por estrelas de fraco brilho. De Cetus em direção ao sul avistamos Eridanus, o rio Eridano (Eri), Phœnix, a Fênix (Phe), Hydrus, a Hidra Macho (Hyi), e Tucana, o Tucano (Tuc).

A sudoeste, vemos a cauda de Scorpius, o Escorpião (Sco), símbolo do inverno, e Sagittarius, o Sagitário (Sgr). Na direção dessa constelação é que está o centro de nossa galáxia. Ao sul de Sagittarius vemos Ara, o Altar (Ara), Apus, a Ave do Paraíso (Aps), Octans, o Oitante (Oct), onde se encontra a estrela polar do sul, e a constelação de Triangulum Australe, o Triângulo Austral (TrA), utilizada para processos noturnos de orientação no campo. Ao sul, alta no céu, observamos Pavo, o Pavão (Pav).

A sudeste, próxima ao horizonte, observamos a constelação de Carina, a Quilha do Navio (Car). A leste vemos Orion, o caçador Órion (Ori), associada ao verão, onde brilham as Três Marias. Ao sul de Orion estão Lepus, a Lebre (Lep) e Columba, a Pomba (Col). Junto ao horizonte és-nordeste vemos parte de Taurus, o Touro (Tau), com seus dois aglomerados abertos de estrelas: Híades e Plêiades. A nordeste está Perseus, o herói Perseu (Per), formada por estrelas de fraco brilho.

resumo extraído de "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação" de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

OBSERVAÇÕES:
O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.

Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.

mapa com as principais constelações visíveis durante este mês


(clique para ampliar)

Saiba mais








Nasa adia voo da Discovery pela 4ª vez e marca lançamento para sexta

Do G1, em São Paulo -  A equipe responsável pela missão STS-133, a última do ônibus espacial Discovery, decidiu adiar mais uma vez a viagem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo informou a agência espacial norte-americana (Nasa). Condições climáticas impediram o lançamento previsto para a tarde desta quinta-feira (4). Uma nova data já foi fixada mais uma vez: sexta-feira (5), às 15h04 no horário local (17h04 em Brasília).

O lançamento da Discovery aguarda agora condições climáticas ideais. O novo horário previsto para o voo é 15h04 no horário local - 17h04 em Brasília. (Foto: Timothy A. Clary / AFP Photo)


Engenheiros da Nasa discutiram um problema com um dos controladores dos motores principais da nave durante toda a tarde da quarta-feira. O dispositivo havia apresentado uma única falha durante testes finais realizados na segunda-feira (1). Após a reunião, o lançamento havia sido liberado, mas a agência espacial norte-americana decidiu, na manhã desta quinta, prolongar por mais 24 horas a operação, já que o clima no Centro Espacial Kennedy não favorecia o voo.

A equipe da Nasa irá avaliar as condições climáticas nesta sexta-feira novamente, às 5 horas (7 horas da manhã em Brasília), para dar o aval definitivo para a decolagem.

 
O Discovery será lançado ao espaço para uma missão de 11 dias, levando seis astronautas e um robo humanoide à ISS, posto orbital que completou uma década hospedando tripulantes, todos os dias, na última terça-feira (2).

Será o fim do uso do ônibus espacial, detentor do recorde para a categoria de permanência no espaço - quase 1 ano, somadas todas as viagens. Até o primeiro semestre de 2011, todo o programa de ônibus espaciais da Nasa será aposentado, com as missões finais de outros dois veículos.

Sonda é bem-sucedida em manobra para analisar núcleo de cometa

Deep Impact chegou a 700 km do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira (4).Missão EPOXI busca dados sobre núcleo do pequeno e hiperativo astro.

Do G1, em São Paulo

Gravura mostra Deep Impact passando pelo cometa Hartley 2 (ilustração: Nasa)

A Nasa, a agência espacial americana, aproximou com sucesso a sonda Deep Impact do cometa Hartley 2 nesta quinta-feira (4).

Uma das primeiras imagens enviadas pela sonda  para a base da missão (reprodução)

O objetivo do projeto, batizado EPOXI, é analisar o núcleo de um cometa pequenino mas hiperativo, caracterizado pela liberação de jatos de gases que podem até alterar sua trajetória.

A Deep Impact chegou a 700 quilômetros do "alvo" a uma velocidade relativa (considerando o movimento da nave e do cometa) de 12 km por segundo.

Oito minutos antes da maior aproximação, às 11h59 (hora de Brasília), a antena da nave foi apontada para a Terra e começou a descarregar memória de seu computador de bordo, liberando pacotes de dados técnicos sobre as condições da sonda.


Primeira imagem do 'encontro' com o cometa Hartley 2 chegou às 13h01 de Brasília (ilustração: Nasa / JPL-Caltech)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...