sexta-feira, 29 de junho de 2012

Astrônomos descobrem pulsar mais rápido já encontrado

Objeto compacto e denso é formado durante a explosão de uma estrela.
Corpo celeste estudado atinge até 10,5 milhões de quilômetros por hora.

Do G1, em São Paulo

Uma equipe de astrônomos que utilizou três telescópios diferentes – dois posicionados no espaço e um na Terra – descobriu o que pode ser o pulsar mais rápido já detectado.

Um pulsar é uma estrela de nêutrons, um objeto compacto e muito denso, formado durante a explosão de uma estrela – fenômeno conhecido como “supernova”. Esses corpos celestes são expulsos pela explosão da supernova e têm grande velocidade de rotação.

O IGR J11014, pulsar estudado por esta pesquisa, publicada pela revista científica “The Astrophysical Journal Letters”, atinge uma velocidade estimada entre 8,7 milhões e 10,5 milhões de quilômetros por hora. Ele está localizado a cerca de 30 mil anos-luz da Terra.

Os astrônomos chegaram a essa conclusão observando a radiação emitida pela estrela. Para isso, foram usados os telescópios Chandra, da Nasa, XMM-Newton, da Agência Espacial Europeia – ambos ficam na órbita da Terra – e o Parkes, localizado na Austrália.

Supernova que deu origem ao IGR J11014, que os astrônomos acreditam que seja o pulsar mais rápido já encontrado (Foto: Raios X: NASA/CXC/UC Berkeley/J. Tomsick et al e ESA/XMM-Newton; Óptico: DSS, 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF)Supernova que deu origem ao IGR J11014, que os astrônomos acreditam que seja o pulsar mais rápido já encontrado (Foto: Raios X: NASA/CXC/UC Berkeley/J. Tomsick et al e ESA/XMM-Newton; Óptico: DSS, 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...