sábado, 1 de setembro de 2012

Destaques do mês de Setembro de 2012

Destaques do mês de Setembro de 2012
 
 
 
 
 

1 a 30 de setembro:

 

Observe o planeta Saturno nas proximidades da estrela Spica (Alpha Virginis) a oeste (O) no início da noite, à meia altura no começo do mês e próximos aos horizonte no final de setembro.  Observe a olho nu ou por binóculo.

 

29 de setembro a 2 de outubro:

 

Belas configurações entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer a oeste (O), com os dois astros próximos ao horizonte. Note o planeta Saturno pouco acima dos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

30 de setembro a 6 de outubro:

 

Belas configurações entre o planeta Vênus e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vistas a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

 

1 de setembro - sábado:

 

Máxima atividade da chuva de meteoros  Aurigídea.

 

4 de setembro - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Hamal, Sheratan e Mesartim (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), situadas à esquerda da Lua, vista a partir das 22h 20min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

6 de setembro - quinta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 23h 50min, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

8 de setembro - sábado:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a és-nordeste (ENE) a partir da 0h 45min (de 7 para 8 de setembro). No final da madrugada os dois astros estão bem próximos um do outro, aparentemente.  Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL.

 

10 de setembro - segunda-feira:

 

Conjunção superior do planeta Mercúrio (com o Sol). Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.

 

12 de setembro - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre o planeta Vênus e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir das 4h 15 min a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir das 5h 15min a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

15 de setembro - sábado:

 

Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros  Alpha -Aurigídea.

 

15 de setembro - sábado:

 

Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

17 de setembro - segunda-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), logo acima da Lua, e o planeta Saturno (acima de Spica), vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

18 de setembro - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis) e o planeta Saturno que formam um belo triângulo com Saturno abaixo e à direita da Lua e Spica abaixo dos dois astros, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

19 de setembro - quarta-feira:

 

Conjunção da Lua e o planeta Marte, vista ao anoitecer a oeste (O). Os dois astros estão muito próximos entre si, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo. IMPERDÍVEL.

 

20 de setembro - quinta-feira:

 

Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião) no início da noite a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

22 de setembro - sábado:

 

Equinócio de primavera para o hemisfério sul da Terra (e de outono para o hemisfério norte) às 11h 49min. A partir desta data, Scorpius (o Escorpião), constelação que representa as noites de inverno, cede sua posição de destaque para a de Pegasus (o Cavalo Alado) que simboliza as noites da estação que se inicia. Segundo o site www.uranometrianova.pro.br, a duração da primavera será de 89dias, 20horas e 23minutos. Para obter informações gerais sobre a entrada da Primavera no hemisfério sul e as principais conseqüências geográficas e astronômicas decorrentes do fenômeno, acesse: O equinócio de Primavera

 

29 de setembro - sábado:

 

Oposição do planeta Urano (em relação ao Sol). Neste dia Urano nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível por toda a noite. Excelente época para se observar o astro. Veja por binóculo ou por telescópio.

 


 

Fonte: Observatório Céu Austral
 


Visibilidade dos planetas em Setembro

 
 
MERCÚRIO

visibilidade - no início e em meados do mês é um astro de difícil observação por sua aparente proximidade ao Sol; reaparece a partir do dia 20 a oeste (O), mergulhado nos clarões do crepúsculo vespertino.
movimentação - em Leo (o Leão) até o dia 13; em Virgo (a Virgem) até o final do mês.
brilho - apresenta uma diminuição, com sua magnitude aparente variando de m = - 0,9 (dia 20) a m = - 0,4 (dia 30).
condições de observação – ruins ao longo do período.
coloração - branca.


VÊNUS

visibilidade – visto a partir das 4h a és-nordeste (ENE).
movimentação - em Gemini (os Gêmeos) até o dia 5; Cancer (o Caranguejo) até o dia 24; em Leo (o Leão) até o final do mês.
brilho - apresenta uma pequena diminuição, com sua magnitude aparente variando de m = - 4,3 (dia 1) a m = - 4,1 (dia 30).
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o período.
coloração - levemente azulada.


MARTE

visibilidade – visto ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O).
movimentação - em Virgo (a Virgem) até o dia 4; em Libra (a Balança) até o final do mês.
brilho - apresenta-se estável, com magnitude aparente m = + 1,2.
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o mês.
coloração - avermelhada.


JÚPITER

visibilidade - observado a és-nordeste (ENE), a partir da 1h 20min no início do mês,  a partir da 0h 20min em meados de setembro e visto a partir das 23h 30min no final do período.
movimentação - em Taurus (o Touro).
brilho – apresenta um pequeno aumento, com sua magnitude aparente variando de m = - 2,3 (dia 1) a m = - 2,5 (dia 30).
condições de observação - excelentes ao longo de todo o período.
coloração - branca.


SATURNO

visibilidade - no início do mês é visto ao anoitecer, à meia-altura a oeste (O); em meados e no final de setembro é observado ao anoitecer, próximo ao horizonte oeste (O).
movimentação - em Virgo (a Virgem).
brilho – praticamente estável, com sua magnitude aparente variando de m = + 0,8 (dia 1) a m = + 0,7 (dia 30).
condições de observação - excelentes, no início do mês; boas em meados de setembro; regulares no final do período.
coloração - amarelada.


URANO

atenção - astro observável, preferencialmente, por meio de instrumentos ópticos, com diâmetros superiores a 50mm.
visibilidade - observado a leste (E), a partir das 20h 10min no início do mês, a partir das 19h 10min em meados de setembro e ao anoitecer no final do período, próximo ao horizonte.
movimentação - em Cetus (a Baleia) até o dia 26; em Pisces (os Peixes) até o final do mês.
brilho - estável, com magnitude aparente m = + 5,7.
condições de observação - excelentes, ao longo de todo o mês.
coloração - levemente esverdeada.


NETUNO

atenção - astro visto por meio de instrumentos ópticos. Recomenda-se, para uma melhor observação, que o diâmetro do telescópio seja superior a 110mm.
visibilidade - no início e em meados do mês é visto ao anoitecer, próximo ao horizonte leste (E); no final do período é visto ao anoitecer, a leste (E), à meia-altura em relação ao horizonte.
movimentação - em Aquarius (o Aquário), nas proximidades de Iota Aquarii (m = + 4,4)
brilho - estável, com magnitude aparente m = + 7,8.
condições de observação - excelentes ao longo de todo o mês.
coloração - levemente azulada.
 
 
 
Fonte: Observatório Céu Austral

Principais constelações de Setembro - Roteiro de Observação

 

Principais constelações de Setembro

roteiro de observação

 

O céu, este mês, mostra um aspecto de transição entre as estações do inverno, simbolizada no firmamento pela constelação de Scorpius (o Escorpião), e da Primavera representada pela constelação de Pegasus (o Cavalo Alado).

À meia altura, para os lados do oeste encontramos Scorpius (o Escorpião - Sco). Junto à cauda de Scorpius situa-se Sagittarius (o Sagitário - Sgr). Na direção dessa constelação é que está o centro de nossa galáxia. A sudoeste de Scorpius localiza-se a constelação de Lupus, (o Lobo - Lup).

Junto ao horizonte sul-sudoeste está Crux (o Cruzeiro do Sul - Cru), a constelação mais conhecida entre os brasileiros. Ao sul de Crux estão Musca (a Mosca - Mus), Apus (a Ave do Paraíso - Aps) e Octans (o Oitante - Oct), onde se encontra a estrela polar do sul. Envolvendo Crux por três lados, menos para o do sul para onde o braço maior da cruz está apontando, despede-se de nós Centaurus (o Centauro - Cen).

A constelação de Triangulum Australe (o Triângulo Austral - TrA), utilizada para processos noturnos de orientação no campo, encontra-se alta para os lados do sul-sudoeste, junto a Centaurus. De Triangulum Australe em direção ao sudeste estão Pavo (o Pavão - Pav) e Tucana (o Tucano - Tuc).

Norma (o Esquadro - Nor) e Ara (o Altar - Ara) estão entre Scorpius e Triangulum Australe. A oeste de Scorpius, junto às suas garras, está Libra (a Balança - Lib). Ao norte de Scorpius vemos Serpens (a Serpente - Ser) e Ophiuchus (o Serpentário - Oph).

Para os lados do noroeste vemos Hercules (o herói Hércules - Her); mais ao norte estão as constelações de Lyra (a Lira -Lyr) e Cygnus (o Cisne - Cyg), que situa-se em plena faixa da Via Lactea. Ao sul de Lyra e Cygnus estão Aquila (a Águia -Aql), Sagitta (a Flecha - Sge) e Delphinus (o Golfinho - Del). Entre Aquila e Cygnus situa-se a pequena constelação de Vulpecula (a Raposinha - Vul).

Capricornus (o Capricórnio - Cap) encontra-se alta para os lados do leste. Ao sul de Capricornus vemos o característico desenho de um número 1: é a parte principal da constelação de Grus (a Grou - Gru). A leste de Grus, em direção ao horizonte, avistamos a constelação de Piscis Austrinus (o Peixe Austral - PsA).

Junto ao horizonte sudeste notamos a constelação de Phœnix (a Fênix - Phe), Hydrus (a Hidra Macho - Hyi), além das primeiras estrelas de Eridanus (o rio Eridano - Eri). A leste vemos a constelação de Aquarius (o Aquário - Aqr), formada por estrelas de fraco brilho. Junto ao horizonte leste observamos boa parte da constelação de Pisces (os Peixes - Psc) e Cetus (a Baleia - Cet).

Para os lados do nordeste elevam-se Pegasus (o Cavalo Alado - Peg), constelação símbolo da primavera, e as primeiras estrelas de Andromeda (a Princesa Andromeda - And).

 

resumo extraído de  "Estrelas e Constelações - Guia Prático de Observação"

de autoria de Paulo G. Varella e Regina A. Atulim

 

OBSERVAÇÕES:

marcador

O mapa assinala o aspecto do céu visto ao longo deste mês, nos seguintes horários: início do mês às 21h 20min; meio do mês às 20h 40min; final do mês às 20h 00min. Junto ao círculo que delimita o mapa (e que representa o horizonte do observador) estão as direções dos quatro pontos cardeais e dos quatro colaterais, que devem estar orientados para os seus correspondentes na natureza; o centro do círculo é o Zênite, ponto do céu diretamente acima da cabeça do observador.

marcador

Os instantes fornecidos são para o fuso horário de Brasília.

 

mapa com as principais constelações visíveis neste mês

 
 
 
 
Fonte: Observatório Céu Austral
 
 

Cometas Observables durante Septiembre

Cometas observables en Septiembre de 2012.
    Listado de los cometas observables para ambos hemisferios, rango de visibilidad, perihelios y acercamientos durante el presente mes. En gran mayoría para ser observados con grandes binoculares astronómicos, refractores de un diámetro mayor a 10 cm y reflectores de 20 cm o más de abertura.
 

COMETAS OBSERVABLES HASTA MAGNITUD 13 EN AMBOS HEMISFERIOS.

HEMISFERIO SUR:
En el comienzo de la noche:
C/2011 F1 (LINEAR) en magnitud 10 y con una altura máxima de 20º;
C/2011 R1 (McNaught) en magnitud 11 y con una altura máxima de 32º;
C/2011 L4 (PanSTARRS) en magnitud 11 y con una altura máxima de 53º;
C/2012 CH17 (MOSS) en magnitud 13 y con una altura máxima de 22º;
C/2010 S1 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 5º;
C/2009 F4 (McNaught) en magnitud 13 y con una altura máxima de 10º;
(596) Sheila en magnitud 13 y con una altura máxima de 73º;

En la medianoche:

C/2011 R1 (LINEAR) en magnitud 11 y con una altura máxima de 14º;
260P/2012 K2 (McNaught) en magnitud 12 y con una altura máxima de 27º;
C/2010 S1 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 1º;
C/2009 F4 (McNaught) en magnitud 13 y con una altura máxima de 42º;
(596) Sheila en magnitud 13 y con una altura máxima de 15º;

En el final de la noche:
185P/Petriew en magnitud 11 y con una altura máxima de 16º;
C/2011 R1 (McNaught) en magnitud 11 y con una altura máxima de 22º;
C/2009 P1 (Garradd) en magnitud 12 y con una altura máxima de 7º;
260P/2012 K2 (McNaught) en magnitud 12 y con una altura máxima de 38º;
C/2009 F4 (McNaught) en magnitud 13 y con una altura máxima de 68º;

HEMISFERIO NORTE:
En el comienzo de la noche:
C/2011 F1 (LINEAR) en magnitud 10 y con una altura máxima de 35º;
C/2011 L4 (PanSTARRS) en magnitud 11 y con una altura máxima de 11º;
260P/2012 K2 (McNaught) en magnitud 12 y con una altura máxima de 14º;
C/2012 CH17 (MOSS) en magnitud 13 y con una altura máxima de 22º;
C/2010 S1 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 75º;
(596) Sheila en magnitud 13 y con una altura máxima de 20º;

En la medianoche:

260P/2012 K2 (McNaught) en magnitud 12 y con una altura máxima de 86º;
C/2010 S1 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 71º;

En el final de la noche:

185P/Petriew en magnitud 11 y con una altura máxima de 28º;
C/2009 P1 (Garradd) en magnitud 12 y con una altura máxima de 13º;
260P/2012 K2 (McNaught) en magnitud 12 y con una altura máxima de 82º;
C/2011 UF305 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 29°;
C/2010 S1 (LINEAR) en magnitud 13 y con una altura máxima de 35º;

 
Eventos para Septiembre de 2012:
Sep. 05 - Cometa C/2008 S3 (Boattini) en su mayor acercamiento a la Tierra a 7,518 UA.
Sep. 07 - Cometa P/2010 J5 (McNaught) en su mayor acercamiento a la Tierra a 3,322 UA.
Sep. 11 - Cometa P/2006 Q2 (LONEOS) en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,414 UA.
Sep. 12 - Cometa 260P/McNaught en el perihelio a 1,497 UA.
Sep. 14 - Cometa 160P/LINEAR en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,068 UA.
Sep. 15 - Cometa P/2012 O1 (McNaught) en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,722 UA.
Sep. 15 - Cometa 261P/Larson en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,191 UA.
Sep. 15 - Cometa P/2005 YQ127 (LINEAR) en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,948 UA.
Sep. 18 - Cometa 160P/LINEAR en el perihelio a 2,067 UA.
Sep. 18 - Cometa P/2005 T2 (Christensen) en el perihelio a 2,214 UA.
Sep. 20 - Cometa C/2012 BJ98 (Lemmon) en el perihelio a 2,157 UA.
Sep. 24 - Cometa C/2012 CH17 (MOSS) en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,737 UA.
Sep. 25 - Cometa 120P/Mueller en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,875 UA.
Sep. 25 - Cometa C/2010 S1 (LINEAR) en su mayor acercamiento a la Tierra a 5,615 UA.
Sep. 26 - Cometa 168P/Hergenrother en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,423 UA.
Sep. 26 - Cometa 71P/Clark en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,886 UA.
Sep. 27 - Cometa 114P/Wiseman-Skiff en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,757 UA.
Sep. 27 - Cometa 158P/Kowal-LINEAR en el perihelio a 4,576 UA.
Sep. 28 - Cometa C/2012 CH17 (MOSS) en el perihelio a 1,296 UA.
Sep. 29 - Cometa 261P/Larson en el perihelio a 2,187 UA.
Sep. 30 - Cometa P/2012 K3 (Gibbs) en el perihelio a 2,077 UA.
 
Fuentes y Créditos: Seiichi Yoshida's Home Page y Space Calendar JPL
 
Departamento de Publicaciones
SECCIÓN de ASTRONOMÍA COMETARIA de la LIADA
Web: http://cometas.liada.net
E-mail: cometas.liada@gmail.com
"53 Años ... Semper Observandum"
 

Fenómenos Asteroidales durante Septiembre

Sep. 01 - Asteroide 5256 Farquhar oculta la estrella HIP 74785 (estrella de magnitud 2,6)
Sep. 01 - Asteroide 767 Bondia en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,575 UA.
Sep. 01 - Asteroide 75564 Audubon en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,620 UA.
Sep. 02 - Asteroide 1 Ceres oculta la estrella UCAC2 38931316 (estrella de magnitud 11,0)
Sep. 02 - Asteroide 1125 China en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,482 UA.
Sep. 03 - Asteroide 11 Parthenope en oposición (Magnitud 9,0)
Sep. 03 - Asteroide 2012 HG31 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,072 UA.
Sep. 03 - Asteroide 9249 Yen en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,236 UA.
Sep. 03 - Asteroide 16682 Donati en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,277 UA.
Sep. 03 - Asteroide 484 Pittsburghia en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,539 UA.
Sep. 03 - Asteroide 2791 Paradise en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,772 UA.
Sep. 03 - Asteroide 39415 Janeausten en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,373 UA.
Sep. 04 - Asteroide 2012 PX en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,045 UA.
Sep. 04 - Asteroide 2012 QC18 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,068 UA.
Sep. 05 - Asteroide 2063 Bacchus en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,237 UA.
Sep. 05 - Asteroide 52301 Qumran en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,928 UA.
Sep. 05 - Asteroide 19019 Sunflower en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,180 UA.
Sep. 05 - Asteroide 13897 Vesuvius en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,424 UA.
Sep. 06 - Asteroide 2007 PS25 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,050 UA.
Sep. 06 - Asteroide 2955 Newburn en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,112 UA.
Sep. 06 - Asteroide 827 Wolfiana en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,939 UA.
Sep. 07 - Asteroide 1 Ceres oculta la estrella TYC 1306-00077-1 (estrella de magnitud 11,8)
Sep. 07 - Asteroide 2005 RZ2 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,099 UA.
Sep. 07 - Asteroide 7850 Buenos Aires en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,519 UA.
Sep. 08 - Asteroide 3837 Carr en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,367 UA.
Sep. 08 - Asteroide 8564 Anomalocaris en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,878 UA.
Sep. 08 - Asteroide 2929 Harris en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,340 UA.
Sep. 09 - La Luna oculta el Asteroide 1 Ceres
Sep. 09 - Asteroide 2012 QD8 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,044 UA.
Sep. 09 - Asteroide 2012 PK24 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,065 UA.
Sep. 09 - Asteroide 308933 (2006 SQ372) en su mayor acercamiento a la Tierra a 24,351 UA.
Sep. 10 - Asteroide 770 Bali en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,116 UA.
Sep. 10 - Asteroide 6676 Monet en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,596 UA.
Sep. 11 - Asteroide 1554 Yugoslavia en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,115 UA.
Sep. 11 - Asteroide 2531 Cambridge en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,172 UA.
Sep. 13 - Asteroide 2012 PZ19 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,092 UA.
Sep. 13 - Asteroide 1655 Comas Sola en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,640 UA.
Sep. 14 - Asteroide 2012 QG42 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,019 UA.
Sep. 14 - Asteroide 2012 QC8 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,058 UA.
Sep. 14 - Asteroide 1620 Geographos en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,447 UA.
Sep. 14 - Asteroide 8837 London en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,407 UA.
Sep. 14 - Asteroide 51827 Laurelclark en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,168 UA.
Sep. 15 - Asteroide 6524 Baalke en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,277 UA.
Sep. 16 - Asteroide 363 Padua oculta la estrella HIP 72622 (estrella de magnitud 2,7)
Sep. 16 - Asteroide 4255 Spacewatch en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,963 UA.
Sep. 17 - Asteroide 9349 Lucas en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,901 UA.
Sep. 17 - Asteroide 3351 Smith en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,250 UA.
Sep. 17 - Asteroide 48575 Hawaii en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,167 UA.
Sep. 18 - Asteroide 30482 (2000 OG45) oculta la estrella HIP 3031 (estrella de magnitud 4,4)
Sep. 18 - Asteroide 96192 Calgary en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,022 UA.
Sep. 18 - Asteroide 3430 Bradfield en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,542 UA.
Sep. 19 - Asteroide 1998 FF14 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,093 UA.
Sep. 19 - Asteroide 7086 Bopp en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,838 UA.
Sep. 19 - Asteroide 2825 Crosby en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,999 UA.
Sep. 19 - Asteroide 51824 Mikeanderson en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,714 UA.
Sep. 19 - Asteroide 656 Beagle en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,537 UA.
Sep. 20 - Asteroide 8103 Fermi en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,017 UA.
Sep. 22 - Asteroide 3123 Dunham en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,140 UA.
Sep. 22 - Asteroide 16155 Buddy en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,635 UA.
Sep. 22 - Asteroide 5223 McSween en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,665 UA.
Sep. 22 - Asteroide 34419 Corning en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,712 UA.
Sep. 22 - Asteroide 6677 Renoir en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,974 UA.
Sep. 23 - Asteroide 11365 NASA en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,969 UA.
Sep. 23 - Asteroide 6000 United Nations en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,162 UA.
Sep. 24 - Asteroide 2 Pallas en oposición (Magnitude 8,3)
Sep. 24 - Asteroide 9965 GNU en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,637 UA.
Sep. 25 - Asteroide 333578 (2006 KM103) en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,063 UA.
Sep. 26 - Asteroide 16583 (1992 OH2) oculta la estrella HIP 43851 (estrella de magnitud 5,5)
Sep. 27 - Asteroide 3530 Hammel en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,913 UA.
Sep. 28 - Asteroide 17062 Bardot en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,144 UA.
Sep. 29 - Asteroide 4907 Zoser oculta la estrella HIP 31158 (estrella de magnitud 6,3)
Sep. 29 - Asteroide 4487 Pocahontas en su mayor acercamiento a la Tierra a 0,345 UA.
Sep. 29 - Asteroide 10221 Kubrick en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,493 UA.
Sep. 29 - Asteroide 58671 Diplodocus en su mayor acercamiento a la Tierra a 1,292 UA.
Sep. 30 - Asteroide 2012 JS11 en vuelo muy cercano a la Tierra a 0,071 UA.
Sep. 30 - Asteroide 18024 Dobson en su mayor acercamiento a la Tierra a 2,361 UA.
 
SECCIÓN de ASTEROIDES de la LIADA
asteroides.liada@gmail.com
asteroides-liada@gruposyahoo.com.ar
https://sites.google.com/site/seccionasteroidesliada/home
http://asteroides-liada.blogspot.com/
"53 Años ... Semper Observandum"

Magnificent Eruption on the Sun - Sept.1,2012

 
 
 
Space Weather News for Sept. 1, 2012
http://spaceweather.com

MAGNIFICENT ERUPTION:  On August 31st, a magnetic filament on the sun erupted in spectacular fashion, producing a long-duration solar flare, a coronal mass ejection (CME) and one of the most beautiful movies of an explosion ever recorded by NASA's Solar Dynamics Observatory.  The CME propelled by the blast might deliver a glancing blow to Earth's magnetic field in the days ahead.  Check http://spaceweather.com for movies, forecasts and updates. 

SOLAR FLARE ALERTS: Would you like a call when explosions on the sun are underway? Solar flare alerts are available from
http://spaceweathertext.com (text) and http://spaceweatherphone.com (voice).


NOSSOS CÁLCULOS - 2012 SETEMBRO

 

NOSSOS CÁLCULOS – 2012  SETEMBRO

LUA

Fenômeno

Dia

Hora (TU)

Nodo ascendente

20

13h55

Nodo descendente

07

02h11

Perigeu

19

02h53

Apogeu

07

06h01

Lua Nova

16

02h11

Quarto Crescente

22

19h41

Lua Cheia

30

03h19

Quarto Minguante

08

13h16

                       

EFEMÉRIDES DO SOL – 0hTU

data

dec

AR

longitude

distância

semidiâmetro

1/9/2012

8,21

10:42

358,40

1,009194

15,85

2/9/2012

7,84

10:45

358,39

1,008955

15,85

3/9/2012

7,48

10:49

358,37

1,008713

15,86

4/9/2012

7,11

10:53

358,35

1,008469

15,86

5/9/2012

6,74

10:56

358,34

1,008222

15,86

6/9/2012

6,37

11:00

358,32

1,007972

15,87

7/9/2012

5,99

11:03

358,31

1,007721

15,87

8/9/2012

5,62

11:07

358,29

1,007467

15,88

9/9/2012

5,24

11:11

358,28

1,007211

15,88

10/9/2012

4,86

11:14

358,26

1,006952

15,88

11/9/2012

4,48

11:18

358,25

1,006692

15,89

12/9/2012

4,10

11:21

358,24

1,006429

15,89

13/9/2012

3,72

11:25

358,22

1,006165

15,90

14/9/2012

3,34

11:29

358,21

1,005898

15,90

15/9/2012

2,95

11:32

358,20

1,005630

15,90

16/9/2012

2,57

11:36

358,19

1,005360

15,91

17/9/2012

2,18

11:39

358,18

1,005089

15,91

18/9/2012

1,79

11:43

358,17

1,004816

15,92

19/9/2012

1,41

11:47

358,16

1,004541

15,92

20/9/2012

1,02

11:50

358,15

1,004265

15,93

21/9/2012

0,63

11:54

358,14

1,003988

15,93

22/9/2012

0,24

11:57

358,13

1,003709

15,93

23/9/2012

-0,15

12:01

358,13

1,003430

15,94

24/9/2012

-0,54

12:04

358,12

1,003149

15,94

25/9/2012

-0,93

12:08

358,12

1,002867

15,95

26/9/2012

-1,32

12:12

358,11

1,002584

15,95

27/9/2012

-1,71

12:15

358,10

1,002301

15,96

28/9/2012

-2,10

12:19

358,10

1,002016

15,96

29/9/2012

-2,49

12:22

358,10

1,001731

15,97

30/9/2012

-2,87

12:26

358,09

1,001446

15,97

EFEMÉRIDES DA LUA – 0hTU

data

dec

AR

paralaxe

distância

frac disc

semidiam

1/9/2012

2,89

23:41

0,9349

390918,9252

0,9782

15,28

2/9/2012

7,35

00:29

0,9256

394842,9436

0,9381

15,13

3/9/2012

11,41

01:16

0,9173

398403,8426

0,8810

15,00

4/9/2012

14,91

02:04

0,9106

401320,8123

0,8100

14,89

5/9/2012

17,74

02:53

0,9061

403339,3916

0,7285

14,81

6/9/2012

19,79

03:42

0,9040

404256,1512

0,6397

14,78

7/9/2012

20,97

04:32

0,9047

403939,9405

0,5463

14,79

8/9/2012

21,22

05:23

0,9083

402348,6077

0,4511

14,85

9/9/2012

20,50

06:15

0,9147

399539,4732

0,3569

14,95

10/9/2012

18,82

07:06

0,9236

395672,0073

0,2664

15,10

11/9/2012

16,20

07:58

0,9347

391001,8504

0,1831

15,28

12/9/2012

12,74

08:49

0,9471

385865,4499

0,1107

15,48

13/9/2012

8,56

09:40

0,9601

380654,0611

0,0534

15,70

14/9/2012

3,84

10:32

0,9725

375776,1681

0,0154

15,90

15/9/2012

-1,20

11:24

0,9834

371610,3059

0,0002

16,08

16/9/2012

-6,26

12:17

0,9919

368455,5487

0,0103

16,22

17/9/2012

-11,04

13:13

0,9972

366491,5725

0,0465

16,30

18/9/2012

-15,20

14:10

0,9992

365760,3541

0,1074

16,33

19/9/2012

-18,42

15:09

0,9980

366175,7478

0,1898

16,32

20/9/2012

-20,44

16:10

0,9943

367557,8133

0,2886

16,25

21/9/2012

-21,14

17:11

0,9886

369680,6858

0,3979

16,16

22/9/2012

-20,48

18:11

0,9816

372319,8218

0,5113

16,05

23/9/2012

-18,59

19:09

0,9738

375287,0935

0,6226

15,92

24/9/2012

-15,66

20:05

0,9657

378447,9157

0,7263

15,79

25/9/2012

-11,95

20:59

0,9574

381720,2462

0,8177

15,65

26/9/2012

-7,70

21:49

0,9491

385059,2720

0,8931

15,52

27/9/2012

-3,16

22:39

0,9408

388433,8252

0,9495

15,38

28/9/2012

1,45

23:26

0,9328

391801,4960

0,9854

15,25

29/9/2012

5,92

00:14

0,9250

395088,9181

0,9997

15,12

30/9/2012

10,06

01:01

0,9178

398181,6313

0,9928

15,00

Equinócio de Primavera – 2012 setembro 22, às 14h50 TU

Para estes cálculos, foram utilizadas as equações contidas na obra intitulada "Astronomical Algorithms", de Jean Meeus – Willmann Bell, Inc.

Atenciosamente

Marco Aurélio Álvares da Silva - Pirassununga – SP – Brasil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...