quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meteoros oriundos do Cometa Halley podem ser vistos até 7 de novembro

Fenômeno 'Orionídeas' ocorre quando Terra passa por detritos do cometa.
Pico ocorre até esta quarta, quando serão visíveis até 20 meteoros por hora.


Do G1 em São Paulo

Imagem composta de várias fotos tiradas durante a chuva de meteoros Orionídeas mostra alguns dos meteoros que cruzaram o céu no dia 21 de outubro em South Park, no estado de Colorado, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Facebook/Joe Randall)

Quem olhar para o céu na madrugada desta quarta-feira (22) poderá presenciar o pico da chuva de meteoros Orionídeas. O fenômeno acontece todo ano nesta época, quando a órbita da Terra coincide com uma área do espaço cheia de detritos do cometa Halley.
O período em que os meteoros ficam mais visíveis no céu começou na madrugada desta terça-feira e deve se estender até a madrugada de quarta-feira. O fenômeno teve início em 2 de outubro e continua em curso até 7 de novembro.
As Orionídeas são visíveis tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte, de acordo com a Agência Especial Americana (Nasa). Ainda segundo a agência, são esperados cerca de 20 meteoros por hora neste período de maior intensidade do fenômeno.
Para ver a chuva de meteoros, não é preciso usar nenhum equipamento especial. Regiões afastadas das luzes das cidades terão visibilidade melhor. Os brasileiros devem olhar para o céu em direção ao nordeste e aguardar o surgimento dos meteoros. Eles poderão ser vistos a partir da meia-noite, mas o melhor horário de observação é antes do amanhecer.
"A Terra está passando por uma corrente de detritos do cometa Halley, a origem das Orionídeas", diz o pesquisador Bill Cooke, da Nasa. "Pedaços da poeira do cometa batendo na atmosfera devem nos dar cerca de duas dúzias de meteoros por hora".


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...