quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nebulosa do Camarão é registrada em detalhes por telescópio no Chile

Berçário estelar a 6 mil anos-luz da Terra tem dimensão de 4 luas cheias.
Imagens revelam grupos de astros quentes recém-nascidos entre nuvens.

Da EFE
 

Nebulosa do Camarão (Foto: Martin Pugh/ESO) 
Nebulosa do Camarão é registrada pelo VLT em imagem mais nítida já obtida dela
 (Foto: Martin Pugh/ESO)
 
O telescópio VLT, localizado no norte do Chile, obteve algumas das imagens de melhor qualidade já feitas da Nebulosa do Camarão, um enorme berçário estelar situado a 6 mil anos-luz da Terra, na constelação de Escorpião.

Segundo informou nesta quarta-feira (18) o Observatório Europeu do Sul (ESO), nessas fotos é possível observar grupos de estrelas quentes recém-nascidas encolhidas entre as nuvens que compõem a nebulosa, uma região cheia de gás e bolhas escuras que geram novos astros.

Essa formação espacial, também conhecida como Gum 56, tem uma extensão que equivale a quatro vezes a dimensão de uma Lua cheia. Há milhões de anos, surgiram nessa parte do Universo várias estrelas, tanto de forma individual como reunidas em nuvens.

Nas imagens divulgadas pelo ESO, é possível ver o Collinder 316, um grande cúmulo de estrelas disperso que faz parte de um conjunto ainda maior de estrelas luminosas. Além disso, foram observadas diversas estruturas ou cavidades de cor mais escura, nas quais a matéria interestelar foi expulsa por fortes correntes de vento, geradas a partir de astros quentes próximos.

O telescópio VLT tem 2,6 metros de diâmetro e é o maior do mundo para pesquisar o céu em luz visível, capaz de gerar imagens de até 268 megapíxels. As imagens feitas pelo VLT foram melhoradas ao se juntar com outras obtidas pelo astrônomo australiano Martin Pugh, que fez imagens em seu país, com telescópios de 32 e 13 centímetros de diâmetro.


Imagens mostram amontoado de nuvens de gás que compõem a Nebulosa do Camarão (Foto: Martin Pugh/ESO) 
Imagens mostram amontoado de nuvens de gás que formam Nebulosa do Camarão
 (Foto: Martin Pugh/ESO)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...