sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nasa lança missão a Júpiter nesta sexta-feira

Do G1, em São Paulo -  A Nasa lança nesta sexta-feira (5) a sonda espacial Juno rumo a Júpiter. A missão tem por objetivo estudar a atmosfera do gigante gasoso para entender melhor a formação do planeta e do próprio Sistema Solar.    O lançamento pode ocorrer entre 12h34 e 13h33 (horário de Brasília). Se as condições meteorológicas impedirem a decolagem, a janela de oportunidade fica aberta até o próximo dia 26..


A Juno vai viajar por cinco anos até chegar ao planeta, em julho de 2016. Lá, vai ficar um ano (terrestre) fazendo imagens e análises – ao todo, serão completadas 33 órbitas antes da nave espacial se chocar contra o planeta.
Júpiter é o maior de nossos vizinhos, onze vezes maior do que a Terra e com uma massa maior que duas vezes todos os outros planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, ele é gasoso – ao contrário de Terra, Marte, Vênus e Mercúrio.
Entre suas missões, a Juno deve determinar a composição da atmosfera do planeta e exatamente quanta água existe por ali. A sonda também vai estudar os pólos e o campo magnético de Júpiter.

Composição artística mostra a sonda espacial em órbita de Júpiter (Foto: NASA/JPL)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...