sábado, 28 de janeiro de 2012

Via a costruzione telescopio sottomarino



Roma - Prende il via con un finanziamento di 20,8 milioni da parte dell'Italia, il telescopio destinato a rilevare dal fondo del Mediterraneo, a 3.500 metri di profondita', le particelle tra le piu' sfuggenti finora note: i neutrini che provengono dal centro della galassia. Il progetto si chiama Km3NeT ed e' fra le ricerche di punta individuate dalla Commissione Europea per la fisica del futuro. Il primo nucleo del telescopio europeo KM3NeT ''sara' un dimostratore tecnologico''.

www.ansa.it 

Asteroide do tamanho de um ônibus passa perto da Terra

Da France Presse -Um asteroide do tamanho aproximado de um ônibus passou perto da Terra no final da sexta-feira (27), como já era previsto pelos especialistas, sendo um dos objetos espaciais a ficar mais perto de nosso planeta.

O asteroide, chamado 2012 BX34, mede de seis a 19 metros de diâmetro e não era conhecido até ser detectado por um telescópio no Arizona na quarta-feira (25), disse Gareth Williams, diretor-adjunto da base norte-americana Minor Planet Center, que rastreia objetos espaciais.

O objeto passou a cerca de 60.000 km da Terra na sexta-feira por volta das 13 horas, no horário de Brasília. "Passou muito perto. É um dos 20 objetos espaciais observados que estiveram mais perto da Terra", disse Williams.

A Nasa anunciou no Twitter na quinta-feira (26) que o asteroide "passaria sem perigo pela Terra em 27 de janeiro". Williams explicou que como o asteroide era muito pequeno, só foi possível detectá-lo quando já estava perto da Terra e que, apesar de ter sido uma surpresa, não foi nada fora do comum.

"Passou a um sexto da distância da Lua", disse. "No último ano, detectamos 30 objetos que foram observados na órbita da Lua".

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...