terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cientistas descobrem tipo de rocha com origem extraterrestre

Quasicristal encontrado na Rússia (Foto: Divulgação)

Pesquisadores descobriram na Península de Kamchatka, extremo leste da Rússia, um tipo de rocha do qual não havia nenhum registro anterior na natureza -- um tipo de "quasicristal" com origem de fora do planeta da Terra.
Os "quasicristais" se diferenciam dos cristais na forma com que seus átomos estão combinados. Em 2011, o físico israelense Daniel Schechtman ganhou o Nobel de química por tê-los descoberto.
Na maior parte das vezes, o quasicristal é um material artificial, criado pelo homem. É por isso que o material encontrado na Rússia chama a atenção. A análise dos fragmentos encontrou características normalmente encontradas em meteoritos.
saiba mais
O grupo de Luca Bindi, da Universidade dos Estudos de Florença, na Itália, concluiu que a rocha estava em um meteorito originado nos primórdios do Sistema Solar, 4,5 bilhões de anos atrás. Com isso, os cientistas afirmam que os quasicristais podem ser formados nas condições de temperatura e pressão do espaço sideral e podem se manter estáveis ao longo dos tempos.
O estudo foi publicado na edição desta segunda-feira (2) da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)".

clique para ampliar

Fotógrafo amador capta estrela cadente com câmera digital

Do G1 em SP - O fotógrafo amador americano Bret Webster, de 51 anos, captou uma estrela cadente em apenas um  clique, numa imagem que parece ter sido feita pelo Telescópio Hubble, da Nasa



clique para ampliar
Estrela cadente é captada por fotógrafo amador com uso de câmera digital
  (Foto: Daily Mail/Reprodução)

Webster trabalhou por 27 anos como engenheiro de foguetes e mantém esse hobby há apenas 3. Ele tirou outras fotos do céu noturno no Parque Estadual do Vale do Goblin, no estado de Utah. Clicadas com a ajuda de um tripé e lentes rápidas, as imagens mostram várias regiões da Via Láctea.
Para registrar esse cenário, o americano precisou enfrentar temperaturas de até 12º C negativos e caminhar por horas a quase 2 mil metros de altura.
Na parte inferior da foto acima, há colunas de rocha avermelhadas que se formaram ao longo de milhões de anos pela erosão do vento e pela chuva.
O fotógrafo diz que também gosta de captar paisagens dos parques nacionais dos Arcos e de Canyonlands, ambos em Utah.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...