segunda-feira, 11 de maio de 2009

Equipe de veteranos está pronta para reparar o Hubble a bordo do Atlantis


A nave na plataforma de lançamento na Flórida (Foto: France Presse)



Da esq. para a dir.: Megan McArthur, Michael Good, Gregory C. Johnson, o comandante Scott Altman, John Grunsfeld, Mike Massimino e Andrew Feustel (Foto: Nasa)

Os astronautas responsáveis por uma missão de reparos e upgrade de 11 dias no Telescópio Espacial Hubble já estão prontos para subir a bordo do ônibus espacial Atlantis. A nave deve decolar nesta segunda-feira (11), por volta da 15h, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão será comandada pelo astronauta veterano Scott Altman, ao lado do piloto, o capitão aposentado da Marinha americana Gregory C. Johnson.
G1




Google vai lançar programa que identifica estrelas no celular

O site de buscas de internet Google vai lançar uma aplicação que permite que os usuários de telefone celular identifiquem planetas e galáxias.

Astrônomos amadores poderão distinguir Mercúrio de Marte ao apontarem a câmera de seu celular para o céu e apertarem um botão.

O software que a Google vai adotar chama-se Star Droid e usa GPS (Global Positionin System - o sistema de localização por satélite) para identificar a posição do usuário e compará-la a mapas do céu. Ele aponta automaticamente nomes de estrelas e planetas que podem ser vistos através da tela do celular.

A aplicação permitirá também que se conheça a distância do corpo celeste e sua posição em uma constelação.

Os astrônomos esperam que a tecnologia da Google, que poderá ser baixada gratuitamente da internet, ajude a inspirar e a educar uma nova geração interessada nos mistérios do espaço.

"Parece que esta novidade pode ser realmente útil para ajudar as pessoas a aprender sobre o que estão observando", disse Carolin Crawford, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, ao jornal britânico The Sunday Times.

"Será interessante ver o quanto a câmera dos celulares poderá pegar. O céu, à noite, é muito cheio. Vênus pode aparecer brilhante no espaço mas muitas estrelas aparecem bem apagadas e pode ser difícil para a câmera captar."

O Google já oferece aos usuários mapas do espaço através do Google Sky. A data para o lançamento de Star Droid ainda não foi anunciada.
BBC

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...