sábado, 4 de abril de 2009

Visibilidade dos planetas em abril

OBS: posições para a cidade de São Paulo/SP - Brasil


MERCÚRIO

 

visibilidade - reaparece a oeste (O), a partir do dia 10, no início da noite.

movimentação - em Pisces (os Peixes) até o dia 9, quando adentra em Aries (o Carneiro), onde permanece até o dia 25, ao penetrar em Taurus (o Touro).

brilho - m = - 2,1 no dia 1; m = - 0,9 no dia 15 e m = +0,7 em 30 de abril.

condições de observação – melhoram a partir do dia 20.

coloração - branca.


VÊNUS

 

visibilidade – reaparece a leste (E), a partir do dia 7, pouco antes do nascer do Sol.

movimentação - em Pisces (os Peixes).

brilho - apresenta um significativo aumento, com sua magnitude aparente variando de m = - 4,2 (dia 1) a m = - 4,7 (dia 30). Em 15 de abril m = - 4,6.

condições de observação - melhoram no final do mês.

coloração - levemente azulada.


MARTE

 

visibilidadevisível a partir das 4h 30min, no início do mês, e das 4h 10min no final do período, a leste (E).

movimentação - em Aquarius (o Aquário) até o dia 14 quando adentra em Pisces (os Peixes).

brilho - estável, com sua magnitude aparente m = + 1,2.

condições de observação - regulares, durante todo o mês.

coloração - avermelhada.


JÚPITER

 

visibilidade - observado a partir das 2h 40min, no início do mês, da 1h 50min, em meados de abril, e da 1h no final do período, a leste (E).

movimentação - em Capricornus (o Capricórnio).

brilhoapresenta um pequeno aumento, com sua magnitude aparente variando de m = - 2,1 a m = - 2,2.

condições de observação - muito boas, durante todo o mês.

coloração - branca.


SATURNO

 

visibilidade - visível ao anoitecer, próximo ao horizonte és-nordeste (ENE), no início do mês. No final do período pode ser visto a nordeste (NE), à meia-altura.

movimentação - em Leo (o Leão).

brilho – praticamente estável, com sua magnitude aparente variando de m = + 0,6 no início do mês, a m = + 0,7, no final do período.

condições de observação - excelentes, ao longo de todo o mês.

coloração - amarelada.


URANO

atenção - astro observável, preferencialmente, por meio de instrumentos ópticos, com diâmetros superiores a 50mm.

visibilidade - visível a partir das 5h 15min, no início do mês, das 4h 30min, em meados de abril, e das 3h 30min, no final do período, a leste (E).

movimentação - em Pisces (os Peixes).

brilho - estável ao longo do mês: m = +5,9.

condições de observação - melhoram como decorrer do período.

coloração - levemente esverdeada.


NETUNO

 

atenção - astro visto por meio de instrumentos ópticos. Recomenda-se, para uma melhor observação, que o diâmetro do telescópio seja superior a 110mm.

visibilidade - visto a partir das 3h no início do mês, das 2h 15min em meados do mês e da 1h 15min no final do período, a leste (E).

movimentação - em Capricornus (o Capricórnio), nas proximidades de Deneb Algedi (Delta Capricorni - m = + 3,0).

brilho - estável ao longo do mês: m = +7,9.

condições de observação - boas, durante todo o período.
coloração - levemente azulada.


Fonte : Observatório Céu Austral

agora Eu sou Galileu

2009-02-27

Desenho de Galileu demonstrando a variação da iluminação da superfície do planeta Vénus, bem como a mudança do seu tamanho aparente.
Em 2009, ano em que celebramos os 400 anos das observações de Galileu, o mundo vai ter mais gente a olhar para os céus. Em Portugal, uma iniciativa da Comissão para o Ano Internacional da Astronomia (AIA) propõe a todos os portugueses que por alguns minutos se transformem em Galileu.

O programa E agora Eu sou Galileu promove a reprodução das observações do cientista. Observações que revolucionaram a nossa forma de ver o Universo. Ao longo de todo o ano serão promovidas sessões de observação com telescópios para observar diversos astros: Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, Pleiades
M45 (NGC 1432) - Pléiades
M45, também conhecido como as Pléiades, é um aglomerado aberto de estrelas, na constelação do Touro, a uma distância aproximada de 440 anos-luz.
, etc.

Dia 27 de Fevereiro promove-se a primeira sessão. Os telescópios, um pouco por todo país, estarão apontados para Vénus. Talvez o leitor seja apanhado de surpresa ao espreitar o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vizinho. É que Vénus, tal como a Lua, apresenta fases. Até meados de Março, os aspirantes a Galileu poderão acompanhar a diminuição gradual da parte iluminada do planeta. Depois teremos que aguardar até início de Abril quando o planeta voltará a ser visível ao amanhecer assim se mantendo até Dezembro.

Ao longo da sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
à volta do Sol, veremos o tamanho aparente do planeta mudar. Neste momento Vénus parece maior pois está no ponto da sua órbita mais próximo da Terra. A partir de Abril o tamanho aparente do planeta voltará a diminuir enquanto a sua órbita o leva ao ponto mais distante da Terra. Nessa fase veremos uma parte cada vez maior do planeta iluminada.

Na página da actividade no sitio do AIA2009 em Portugal, estão disponíveis materiais de apoio às observações:

http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=38&Itemid=129

Ao longo de 2009 temos todos a oportunidade de imaginar o que sentiu Galileu ao observar as fases de Vénus, a superfície irregular da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as manchas do Sol, a multitude de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
da nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
. Se não costuma olhar para os céus, fica aqui a sugestão. Se tem telescópios, promova sessões de observação na sua localidade. Vamos todos, pelo menos em 2009, olhar para os céus e aceitar a proposta do Ano Internacional da Astronomia: Descobre o teu Universo.

A programação do NUCLIO no âmbito desta iniciativa pode ser consultada em:
http://www.nuclio.pt/projectos/000078.html


-------------------------
Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Monoceros
Além Paraíba-MG-Brasil
-------------------------

Astrônomos europeus fotografam "olho cósmico"

da BBC
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), que fica no alto de uma montanha em La Silla, no Chile, fotografou a nebulosa Hélix, que fica a uma distância de 700 anos-luz da Terra, na constelação de Aquário, e é conhecida como "olho cósmico".
A nebulosa é formada por gás e poeira lançados por uma estrela central de pouca luminosidade, já em vias de desaparecer.
ESO
Astrônomo fizeram foto da nebulosa Hélix, que fica a uma distância de 700 anos-luz da Terra, e é conhecida como "olho cósmico"
De acordo com o ESO, o principal anel de Hélix tem um diâmetro de cerca de dois anos-luz --ou seja, de mais de 18 trilhões de quilômetros.
Apesar da imagem espetacular, é difícil ver a nebulosa pois sua luz é dissipada por uma vasta área do espaço. Hélix apareceu pela primeira vez em uma lista de objetos compilada pelo astrônomo alemão Karl Ludwig Harding, em 1824.
O nome vem das primeiras fotografias tiradas, em que a nebulosa parecia ter um formato de saca-rolha. Segundo o ESO, estudos indicam que ela é formada por pelo menos dois anéis externos.
O disco interno, que pode ter sido formado há cerca de 12 mil anos, parece estar se expandindo a uma velocidade de 100 mil quilômetros por hora.
Os astrônomos acreditam que a nebulosa Hélix está relativamente perto da Terra e que, por isso, pode ser estudada de maneira mais minuciosa, disse o ESO.


--------------------------
Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Monoceros
Além Paraíba-MG-Brasil
--------------------------

Após fim da missão de sonda lunar, China anuncia construção de estação espacial para 2010


Em mais um capítulo da narrativa chinesa para virar uma superpotência espacial, o país asiático anunciou ontem que encerrou a missão da sonda lunar Chang'e-1, lançada em 2007.
O equipamento, que orbitou a Lua por milhares de vezes durante 16 meses para mapear o satélite natural da Terra, acabou sendo lançado contra o próprio solo do corpo celeste.
De acordo com as autoridades da China, o choque feito por meio de controle remoto é o primeiro passo, de um total de três, para que um veículo totalmente feito no país possa descer no solo lunar em 2017 com o objetivo de coletar minerais.
Depois da colisão de ontem --que ocorreu às 5h13 pelo horário de Brasília--, uma nova sonda deverá ser lançada ao espaço pelos chineses em 2012.
As ações para que esse segundo passo seja dado, e que a aterrissagem desta vez seja suave, já estão adiantadas, disse Wu Weiren, chefe de projetos do programa de sondas lunares da China, ao jornal "China Daily".
Mas mesmo que o terceiro passo da missão lunar ocorra com sucesso em 2017 ele não deverá ser o último. A China quer ainda pisar na Lua.
O objetivo de conquistar o satélite da Terra é o desdobramento da nova corrida espacial travada no século 21, sobretudo entre três países asiáticos: China, Japão e Índia. As três nações já enviaram sondas para mapear a superfície lunar.
Conquista do espaço
Com todo esse conhecimento adquirido nos últimos anos, que tem inclusive preocupado os Estados Unidos que acham que essa tecnologia poderá ser usadas para fins militares, a China já tem planos mais ambiciosos em termos espaciais, que também foram detalhados ontem pelas autoridades locais.
O primeiro elemento de uma futura estação espacial construída pela China deverá ser enviado ao espaço no ano que vem. Se tudo der certo, o acoplamento inédito entre o módulo e uma nave espacial deverá ocorrer no início de 2011.
O módulo espacial chinês, nomeado de Tiangong-1 (palácio celeste-1) deverá ser acoplado à nave Shenzhu-8.
O equipamento está concebido para oferecer um "lugar seguro" aos taikonautas [nome dado para os astronautas da China] que tiverem que viver no espaço com o objetivo de fazer investigações científicas em gravidade zero, informou a agência oficial do país.
Segundo a "Nova China", o módulo Tiangong-1 terá 8,5 toneladas de peso e poderá realizar operações de longo prazo sem a necessidade de nenhum tipo de assistência.
Essa independência em relação à Terra é crucial para que a construção de uma estação espacial ocorra. A ideia do governo chinês é lançar vários desses módulos para depois acoplá-los em uma estação no espaço.
Para atingir os objetivos traçados para a próxima década, a China conta com um orçamento anual de aproximadamente US$ 3 bilhões para o espaço.
Com todos esses recursos, o país asiático também conseguiu entrar para a história como a terceira nação no mundo a enviar um homem ao espaço. Em 2003, a China ficou ao lado de Rússia e Estados Unidos. No ano passado, outro feito que parou o país: Zhai Zhigang, 42, tornou-se o primeiro chinês a caminhar no espaço.

-------------------------
Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Monoceros
Além Paraíba-MG-Brasil
--------------------------

Está velho, mas não está morto!

Postado por Cássio Barbosa em 02 de março de 2009 às 15:52

Pulsares são estrelas de nêutrons que, por sua rotação, são detectados através de sua emissão de rádio, ou raios X, em forma pulsada e periódica. Quando foram descobertos na década de 1960, os pulsares causaram alvoroço. O que poderia causar pulsos periódicos desta maneira? O período destes sinais era absurdamente preciso (1,3373 segundos) e rapidamente seus descobridores imaginaram que esse tipo de objeto poderia ser um artefato construído por uma civilização extraterrena inteligente. Esse primeiro objeto foi batizado de LGM-1, de Little Green Men (homenzinhos verdes, em inglês). Algumas pessoas imaginavam que esse tipo de objeto seria largado pela galáxia com a intenção de orientar naves espaciais. Funcionariam como os faróis de navegação.
Em pouco tempo, estes objetos misteriosos foram desvendados e não passam dos estágios finais de evolução estelar. Uma estrela com mais massa do que o Sol explode como uma supernova e seu núcleo colapsa em uma estrela de altíssima densidade e raio de poucos quilômetros: uma estrela de nêutrons. E assim chegamos ao PSR J0108-1431 – J0108, para os íntimos.
J0108 é um dos pulsares mais próximos conhecidos (está a uns 770 anos-luz daqui), mas o que chama a atenção nele é sua idade: 200 milhões de anos. A explosão que o originou ocorreu quando a Terra era dominada por dinossauros, bem no início do período Jurássico. E, a essa distância, deve ter sido um espetáculo e tanto no céu. A idade de um pulsar pode ser calculada medindo-se seu período. Apesar de sua precisão, ele costuma aumentar – no caso dos pulsares isolados, pelo menos. Existem outros pulsares que formam pares com outros objetos, e esses acabam acelerando. Medindo esse freamento na rotação de pulsares (que ocorre porque o pulsar perde energia) é só fazer uma conta simples que chegaremos ao valor inicial do seu período.
O jurássico (desculpe, não resisti) J0108 hoje pulsa com quase um segundo de período, e o que impressiona é que ele tem muito mais energia do que seus primos mais jovens. Os pulsares perdem energia conforme emitem raios X, mas o J0108 parece fazer isso de maneira muito mais eficiente, "guardando" energia para o futuro. Dois mecanismos diferentes devem estar envolvidos nessa produção de raios X: partículas carregadas espiralando no campo magnético da estrela e regiões aquecidas perto dos polos, conforme a figura neste post.
Outro aspecto interessante desse vovô ativo é sua mobilidade. Imagens de telescópios ópticos mostram que ele se move a uma velocidade de 700 mil quilômetros por hora e, desde sua descoberta, já mudou sua posição no céu em relação a outros objetos. A combinação de imagens no lado esquerdo da figura mostra o pulsar e sua direção de movimento. Em sua primeira imagem em 2000, ele estava na posição do pequeno ponto azul acima da galáxia de fundo, essa pequena tripa alongada à direita de J0108.
Objetos como esse são raros e importantes, pois estão na fase final de suas vidas,
próximos da chamada "linha da morte de pulsares". No final de sua evolução, os
pulsares deixam de emitir radiação de forma pulsada e devem ficar difíceis, ou mesmo impossíveis, de ser detectados. E essa parte da teoria precisa de mais casos como o de J0108 para ser testada.

----------------------------------
Lucimary Vargas
Presidente
Observatório Monoceros
Além Paraíba-MG-Brasil
----------------------------------

Reinício do LHC adiado para fins de 2009

por John Matson
Aqui estamos novamente, dando um pouco mais de tempo aos que gostam de fazer previsões pessimistas sobre o fim do mundo, anunciando o adiamento mais uma vez, do início do funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). O CERN, o laboratório europeu de física de partículas que administra o mega-acelerador de partículas, adiou o início das atividades previsto para março, para fins deste ano, no melhor dos casos. O laboratório ainda está envolvido com as repercussões provocadas por uma pane elétrica, em setembro, que interrompeu o funcionamento do colisor logo depois da entrada em operação.

De acordo com o CERN, alguns imãs do túnel de 27 km de extensão do LHC não estarão prontos para serem testados até setembro; o laboratório havia anunciado anteriormente que os planos eram de que o colisor começasse a funcionar em fins de julho. Os responsáveis pelos diversos segmentos do LHC se reuniram no dia 6 de fevereiro para votar as recomendações expostas num painel, que permitiam que o LHC esteja em condições de funcionar no fim do ano ─ dentro de um cronograma para reparos. Os gestores do CERN aprovaram, em 9 de fevereiro, as recomendações, estabelecendo que "o novo cronograma prevê que os primeiros feixes do LHC poderão circular no fim de setembro, com as primeiras colisões programadas para o fim de outubro... assegurando que os experimentos possam produzir dados suficientes, e as primeiras análises e resultados possam ser anunciados em 2010."

Admitindo que o LHC esteja pronto para entrar em ação no fim do ano, como foi previsto, ele não funcionará a todo vapor. Como foi planejado inicialmente, o colisor entrará em funcionamento mais lentamente, com um período de operação em marcha lenta e energia de feixe reduzida. Segundo as recomendações do painel, o LHC deverá "rodar" a uma energia de 5 trilhões de elétron-volts (5 TeV) por feixe ─ abaixo da energia projetada de 7 TeV ─ até setembro/outubro de 2010.

"A prioridade do CERN para 2009 é obter dados de colisões para os experimentos, mas com muito cuidado," segundo Steve Myers, diretor do laboratório de aceleradores que presidiu o painel consultivo. "As recomendações feitas aos gestores do CERN, em relação às metas para funcionamento ainda este ano, são muito cautelosas."

100 Horas de Astronomia

Amigos:

Las 100 Horas de Astronomía (100HA) ya tiene más de 36hs de haber comenzado y es desde todo punto de vista: ¡un tremendo exitazo!
Dentro de dicho programa, comenzó el viaje:
"La Vuelta al Mundo en 80 Telescopios".

Mariana Barrosa y Pedro Russo, de la Secretaría y Coordinación de la Unión Astronómica Internacional para el Año Internacional de la Astronomía 2009, con sede en el Departamento de Educación y Divulgación Pública del Observatorio Europeo del Sur (ESO), en Alemania, nos solicitan (a los SPoC´s: contactos locales con la Unión Astronómica Internacional, para el AIA2009):

"Por favor, envíen esta información a su red para que el mayor número de personas
participe del seguimiento en directo de la: La Vuelta al Mundo en 80 Telescopios,
desde USTREAM:

http://www.ustream.tv/channel/100-hours-of-astronomy

Si desea hacer un seguimiento y mirar las escenas de:
Alrededor del
el Mundo en 80 Telescopios
, en la sede de ESO, visite la Agenda Cósmica:

www.cosmicdiary.org/100ha <http://www.cosmicdiary.org/100ha>"

En Paraguay se dio inicio a las 100HA ayer de mañana con la realización de conferencias y actividades en la ITAIPU Binacional en las Márgenes Paraguaya y Brasilera, de los asistentes al WORKSHOP: ENERGÍA y MEDIO AMBIENTE, bajo el lema: "El Universo para que lo Descubras", organizado por las Facultades de Ingeniería y Politécnica de la Universidad Nacional de Asunción, la ITAIPU Binacional y la Fundación Moisés Bertoni, con el apoyo de la Entidad Binacional YACYRETA, del Nodo Nacional AIA2009 Capítulo Paraguay, de la Olimpiada Matemática del Paraguay, de la Sociedad Científica del Paraguay y Sonidos de la Tierra; y la participación del CONACYT, la Fundación Takuara, Centro de Informaciones Astronómicas, Orquesta de Reciclados y otros.
El grupo está formado por más de un centenar de personas: profesores disertantes de Alemania, Brasil, Argentina, Ecuador y Paraguay; unos 40 estudiantes de Maestría de la Universidad de Ciencia y Tecnología de Trondheim, Noruega, y otros tantos estudiantes de diversas universidades paraguayas.
Localmente, las Jornadas de Observaciones Astronómicas, con motivo de las 100HA, se inició anoche a las 18:30hs con el lema:
"El Firmamento con Telescopios Antes de Aprender a Escribir",
en el patio de la Escuela Ava Mba'e (la posesión del hombre), del Barrio San Isidro de Lambaré, perteneciente al Centro Comunitario "San José", distante unos 10 km del centro de Asunción, con la presencia de más de 150 niños, acompañados de sus padres y hermanos mayores. Esta Comunidad tiene como actividad principal el reciclado de desechos sólidos de los vertederos de la zona.
Tuvieron a su cargo el manejo de tres telescopios: Harry Herbert Levy, Eduardo Roberto Poissonneau y Norberto "Beto" Martínez del Club de Astrofísica del Py; el grupo de teatro "Che Burrito" (Mi Burrito), formado por jóvenes voluntarios que periódicamente trabajan con la Comunidad, organizaron a los niños logrando un nivel de orden y respeto intachable.
Se contó con el acompañamiento y apoyo del Abogado Ramón "Moncho" Azuaga, Director General de Promoción Cultural Comunitaria de la Secretaría Nacional de Cultura de la Presidencia de la República.

Sobre el evento, Harry nos comenta:
"Expresiones de los niños al observar la Luna y especialmente su terminador:
- Tiene "kuarita" (guaranismo castellanizado por agujeritos).
- Parece queso.
- Es de hielo.
Además, expresiones faciales y corporales que no llegan a las palabras, como por ejemplo:
- Alejarse del Telescopio dando saltos y agitando los brazos como queriendo volar,
- Negarse a retirarse del ocular, apartando con los brazos al que lo quiere separar del telescopio,
- Frotarse los ojos y volver a mirar, volver a frotarse los ojos y nuevamente mirar, así varias veces,
¿y qué más decir de estos niños...?; todo un éxito"
Acompañó al evento un cielo sin nubes y una preciosa Luna en Cuarto Creciente.
Agrega Harry:
"Uno de los objetivos del Año Internacional de la Astronomía es que todos los ciudadanos del mundo (sin distinción humana ninguna) lleguen a observar el cielo por un telescopio al menos una vez durante el 2009; por lo que nosotros, bueno, ¡continuamos aportado nuestro granito de arena!"


Anoche también, en la Plaza de los Héroes, en el centro de Asunción, se instalaron telescopios desde las 20:00hs.
Esta noche, en el barrio Sajonia, en las calles Mayor Martínez y Lázaro de Rivera se realiza, desde las 20:00hs, una Observación Guiada con Telescopios. La Asociación de Aficionados a la Astronomía organizó ambos eventos.

Desde Paraguay hacemos llegar nuestras felicitaciones a todos los responsables y a sus colaboradores, tanto locales como internacionales, en la preparación y desarrollo de "Las 100 Horas de Astronomía", una de las Piedras Angulares del AIA2009, otra megaactividad que está llamada a ser una de las de mayor participación de la ciudadanía mundial.
Miguel Volpe

Mi reporte de observacion 2 Marzo 2009


2009 AÑO INTERNACIONAL DE LA ASTRONOMIA 2009
Estimados amigos
Aquí mi reporte del dia de ayer
2 de Marzo 2009
Inicio 20:15 hrs. TL 02:15 hrs. TU
Muy poca bruma 15º a 20º sobre el horizonte Sur.
Viento ligero del Este
Temperatura 15º
Humedad 0
LUNA 5ºW 2ºS
Cuarto creciente 50% parte iluminada
Localizada en Geminis
POLUX En Geminis
a 4º NE de la Luna
Polux es la estrella más brillante de la constelacion
de Géminis y la decimoséptima mas brillante del cielo Nocturno
De magnitud aparente +1.15 es de color anaranjado.. En 2006
se anunció el descubrimiento de un planeta en órbita alrededor de Polux.
Situada a 33.7 años luz de distancia.
CASTOR En Geminis
a 6º NE de la Luna
Cástor es la segunda estrella mas brillante de la
constelación de Géminis después de Pólux. Junto a ésta
estrella repensenta los dos gemelos celestiales que le dan
a la contelación su nombre Gemini en latín significa "los gemelos.
En 1678 se descubrió que Cástor en una binari visual, cuyas
componentes estan separadas uno 6 segundos de arco.
PROCYON En Can Menor
a18º SE de la Luna
Procyon es la estrella más brillante en la constelación de
Can Menor y la octava estrella más brillante en el cielo nocturno.
Además es una de las estrellas más cercanas a nuestro
Sistema Solar a sólo e.5 pársecs o 11.41 años luz. Al igual
que Sirio es una estrella binaria.
BETELGEUSE En Orion
a 25º SW de la Luna
Betelgeuse. es una gran estrella roja en la constelación
de Orión. Es la novena estrella mas brillante en el cielo,
una supergigante roja. El color característico de esta estrella proviene de las bajas temperaturas de su exterior (unos 3.000 K) y muestra que la estrella ha agotado ya la mayor parte del combustible nuclear que le proporciona su energía (fusión del hidrógeno) por lo que se encuentra al final de su vida. Se encuentra a una distancia 200 parsec.
SIRIO En Can Mayor
a 40º S de la Luna
Sirio es la estrella más brillante del cielo nocturno vista desde la tierra,
tiene una magnitud de 1.46
Es un astro blanco que está situado a 8,6 años luz. Es la quinta estrella más cercana al Sol, Este cuerpo celeste en realidad está compuesto por dos estrellas que viajan juntas, vinculadas por la fuerza de la gravedad, describiendo una trayectoria con forma de espiral.
CAPELLA En Auriga
a 33º NW de la Luna
Capella es la estrella más brillante de la constelacion de Auriga,
el cochero, y la sexta más brillante del cielo. Se encuentra a
42,2 años luz de distancia del sol. Capella es una estrella cuádruple.
NOTA-
La visualización de estas estrellas y la Luna fué realizada a simple
vista y solo utilicé los binoculares para realizar un recorrido por las
Pléyades y el área localizada a 5º E-NE de Alundra en donde observé
una estrella roja y otra azul hacia el SE de la primera.
21:50 hrs TL Utilizando el refractor de 60mm loclicé en Leo a
Saturno 20ºE en la linea del Cenit de Cd. Sahagun
se observa como una esfera cruzada por un delgado perno
que son sus anillos, y que se ven así por estar en forma vertical a la
visualizacion desde la tierra. Estos discos se ven ligeramente inclinados
en la parte W de Saturno hacia el norte y en la parte E hacia el sur.
22:00 hrs. TL Finalicé por hoy mi observación del cielo.
Tiempo Total de observación 1:45 hrs.
Datos sobre las estrellas
Obtenidos de Wikipedia.
Saludos y buenos cielos para todos.
Su amigo de siempre
Fernando Cruz
AstroSahagun
Lat 19.781222 Long. -98.582275 Alt. 2,434 msnm
Desde Cd. Sahagun, Mpio. de Tepeapulco, Hgo. México.

Supernovas - Boletim Brasileiro de Astronomia - Ed. 507

SUPERNOVAS - BOLETIM BRASILEIRO DE ASTRONOMIA -

http://www.boletimsupernovas.com.br/

Quinta-feira, 02 de Abril de 2009 - Edicao No. 507

Indice:

_ ABRIL COMECA COM 100 HORAS DE ASTRONOMIA, EM SAO CARLOS E NO MUNDO
_ PRIMEIRA VISITA ESCOLAR AO MINIOBSERVATORIO ASTRONOMICO ACONTECE
NESTA QUARTA-FEIRA
_ 100 HORAS DE ASTRONOMIA: INPE REALIZA ATIVIDADES DE OBSERVACAO DO
CEU
_ UFSC INTEGRA ACAO MUNDIAL "100 HORAS DE ASTRONOMIA"
_ ASPIRANTES DA ESCOLA NAVAL VISITAM O OBSERVATORIO NACIONAL
_ ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA: FLORIANOPOLIS RECEBE IMPORTANTES
NOMES DA ASTRONOMIA NACIONAL
_ 100 HORAS DE ASTRONOMIA EM SAO PAULO
_ OBSERVADA A MAIOR EXPLOSAO ESTELAR JA' VISTA
_ ASTRONOMOS DESCOBREM UM RARO OBJETO GALACTICO
_ A SOMBRA DE UMA LUA ASSINALA A APROXIMACAO DO EQUINOCIO EM SATURNO
_ BURACO NEGRO ERRATICO SE AUTO-REGULA
_ EVENTOS
_ EFEMERIDES PARA A SEMANA

----------------------------------------------------------
ASTRONOMIA NO BRASIL
----------------------------------------------------------

ABRIL COMECA COM 100 HORAS DE ASTRONOMIA, EM SAO CARLOS E NO MUNDO
23/03/2009. Entre os dias 2 e 5 de abril, acontece o projeto "100 Horas
de Astronomia", parte das atividades programadas em comemoracao ao Ano
Internacional da Astronomia, celebrado em 2009. O evento acontece em
todo o mundo e, durante quatro dias, varios paises realizarao acoes que
permitem o contato com a Astronomia e novas descobertas sobre o
Universo. Em Sao Carlos, as atividades acontecem no campus da UFSCar e
no SESC. No dia 2 de abril, a partir das 13 horas, abrindo as atividades
no campus, acontece a palestra "Arquitetura Galatica", ministrada por
Andre' Fonseca e Denis Peixoto, da Fundacao Centro de Estudos do
Universo de Brotas, que fazem uma exploracao virtual da Via Lactea.
Depois da palestra, acontece a video-transmissao da Cerimonia de
Abertura mundial das "100 Horas de Astronomia", direto do Instituto
Franklin, localizado na Filadelfia (EUA). Na cerimonia, serao
apresentados os telescopios utilizados por Galileu Galilei. A
apresentacao acontece a partir das 14 horas. Os eventos serao realizados
no Auditorio 3 da Biblioteca Comunitaria da UFSCar (BCo. Na sexta-feira,
dia 3, acontece a mesa-redonda "100 Horas de Astronomia", que contara'
com a presenca do coordenador geral do evento no Brasil, Alberto
Krone-Martins. O debate comeca 'as 13 horas. Em seguida, a partir das 14
horas, acontece a transmissao de atividades organizadas em observatorios
astronomicos de todo o mundo. Em cada observatorio havera' uma equipe de
astronomos explicando o que estao observando, e respondendo perguntas de
espectadores de todo o mundo. A mesa-redonda e a transmissao tambem
acontecem no Auditorio 3 da BCo. Em parceria com o SESC e o Centro de
Divulgacao Cientifica e Cultural da USP (CDCC), a UFSCar promove tambem
observacoes do ceu noturno, com telescopios. Dentre os objetos que
estarao visiveis destacam-se a Lua, Saturno, nebulosas e aglomerados
estelares. A observacao acontece nos dias 2 e 3, a partir das 18h30, no
SESC. No dia 5, o domingo sera' dedicado 'a observacao segura do Sol,
tambem com telescopios, a partir das 16 horas, no SESC. Mais informacoes
sobre as 100 horas de Astronomia e toda a programacao do Ano
Internacional da Astronomia em www.astronomia2009.ufscar.br. ( Fonte:
UFSCar )
Ed: CE

PRIMEIRA VISITA ESCOLAR AO MINIOBSERVATORIO ASTRONOMICO ACONTECE NESTA
QUARTA-FEIRA
30/03/2009. Nesta quarta-feira (1/4), o Miniobservatorio Astronomico do
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Sao Jose' dos
Campos (SP), recebe a primeira turma de estudantes deste ano para a
sessao de observacao do ceu no telescopio e palestra. Desde 2003, nos
meses de abril a junho e de agosto a outubro, todas as quartas-feiras
pesquisadores da Divisao de Astrofisica do INPE ministram palestras e
comandam uma observacao do ceu noturno, das 19h 'as 21h, para estudantes
a partir da 4ª serie do ensino fundamental. Os grupos devem ter no
maximo 20 pessoas e, para participar, as escolas devem fazer as
inscricoes pelo telefone (12) 3945-7200. O telescopio do
Miniobservatorio Astronomico do INPE possui 28 centimetros de diametro e
possibilita boa visualizacao da Lua, planetas, estrelas duplas,
aglomerados de estrelas e nebulosas. O Miniobservatorio tem a finalidade
de dar suporte 'as atividades do INPE em divulgacao, ensino e pesquisa
em Astronomia. Durante as visitas e palestras, os pesquisadores procuram
trabalhar tambem conceitos de outras areas, como geografia, historia,
fisica, matematica, engenharia, computacao e ate' mesmo filosofia e
arte. Neste ano, as visitas ao Miniobservatorio estao integradas 'as
atividades do Ano Internacional da Astronomia. "Neste Ano Internacional
da Astronomia pretendemos, como diferencial, oferecer a possibilidade
dos visitantes escolherem um astro para fazer imagens usando filtros
opticos usualmente adotados em observacoes astronomicas profissionais,
construindo ou nao uma imagem em cores 'falsas' dele", diz Andre' de
Castro Milone, pesquisador da Divisao de Astrofisica do INPE. Mais
informacoes nas paginas www.das.inpe.br/miniobservatorio e
www.inpe.br/astronomia2009 ( Fonte: INPE )
Ed: CE

100 HORAS DE ASTRONOMIA: INPE REALIZA ATIVIDADES DE OBSERVACAO DO CEU
01/04/2009. Comecam amanha' (02/04) as atividades das 100 Horas de
Astronomia como parte da programacao do Ano Internacional da Astronomia
2009. Sera' o maior evento mundial de divulgacao da astronomia ja'
organizado ate' hoje em toda historia da humanidade. Um dos objetivos
principais do evento 100HA e' dar oportunidade ao maior numero de
pessoas, pela primeira vez em sua vida, de observar o ceu por meio de um
telescopio, tal como fez Galileu ha' 400 anos atras.Essa grande festa
dos ceus tera' inicio no dia 2 de abril, terminando 100 horas depois, no
dia 5 do mesmo mes (dai' o nome). Essas datas sao especialmente
favoraveis para a observacao da Lua e de Saturno. O INPE participa do
Ano Internacional da Astronomia com diversas atividades . Confira a
programacao do INPE para as 100 Horas de Astronomia: 03 de abril (6ª
feira), das 19h 'as 22h Observacao Astronomica no Miniobservatorio do
INPE Venha participar do evento mundial 100 Horas de Astronomia
observando os astros atraves dos instrumentos do Miniobservatorio
Astronomico do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias - Av. dos
Astronautas, 1758 - Jd. da Granja - Sao Jose' dos Campos - SP. Nao ha'
necessidade de inscricao. Em caso de chuva ou ceu totalmente encoberto,
a atividade sera' cancelada. 04 de abril (sabado), das 20h 'as 24h Star
Party Participe desta festa! O INPE e o CTA promovem uma observacao
coletiva do ceu. Cada participante deve levar seu proprio instrumento
(telescopio, lunetas). Local: MAB- Museu Aeroespacial Brasileiro (Av.
Brig. Faria Lima, s/n - acesso ao Aeroporto de Sao Jose' dos Campos).
Nao ha' necessidade de inscricao. Em caso de chuva ou ceu totalmente
encoberto, a atividade sera' cancelada. ( Fonte: INPE )
Ed: CE

UFSC INTEGRA ACAO MUNDIAL "100 HORAS DE ASTRONOMIA"
31/03/2009. De 2 a 5 de abril a UFSC integra uma maratona mundial de
observacao do ceu. A acao sera' realizada a partir do projeto "100 Horas
de Astronomia". O objetivo da atividade integrada 'as comemoracoes do
Ano Internacional da Astronomia e' dar oportunidade, ao maior numero de
pessoas possivel, de pela primeira vez observar o ceu por meio de um
telescopio. Nesse periodo, duas equipes da universidade – o Grupo de
Astrofisica e o Grupo de Estudos em Astronomia - promovem observacoes
publicas, disponibilizando lunetas e telescopios ao publico.
Observatorio Astronomico da UFSC, que ja' recebe o publico todas as
quartas-feiras 'a noite, abrira' de quinta a domingo, das 19h 'as 22h,
disponibilizando equipamentos e mobilizando sua equipe para receber os
visitantes. Na sexta-feira havera' tambem observacao organizada pelo
Grupo de Estudos de Astronomia. A atividade recebeu o nome de ´Na rua de
olho na rua`e sera' realizada em Santo Antonio de Lisboa, no patio do
Cesusc, tambem a partir de 19h. Alem de observacao da Lua, constelacoes,
planetas e diversos objetos celestes, tanto a olho nu como por meio de
diversos instrumentos astronomicos, serao realizadas palestras sobre
astronomia. Um mapa do local esta' no site
http://www.cesusc.edu.br/index.php?opcao=cesLocalizacao. Mais
informacoes: Grupo de Astrofisica: astro@astro.ufsc.br / fone 3721-8238
Grupo de Estudos em Astronomia: geraldomattos@hotmail.com / e 3721-9241
/ 9914-5078 Agende-se: Quinta-feira, dia 2 de abril Observacao do Ceu em
Florianopolis: "Jornada de Astronomia" Local: Observatorio da UFSC
Horario: 19h 'as 22h Associacao responsavel: Grupo de Astrofisica da
UFSC (GAS) Apoio: Planetario da UFSC Contato: astro@ astro.ufsc.br
Sexta-feira, dia 3 de abril Observacao do Ceu em Florianopolis: "Na Rua
de Olho na Lua" Local: CESUSC, SC-401, Santo Antonio de Lisboa Horario:
19h 'as 22h Associacao responsavel: Grupo de Estudos de Astronomia (GEA)
Apoio: Planetario da UFSC Contato: Adolfo Stotz Neto /
adolfostotz@yahoo.com.br / adolfostotz@ hotmail.com Sexta-feira, dia 3
de abril Observacao do Ceu em Florianopolis: "Jornada de Astronomia"
Local: Observatorio da UFSC Horario: 19h 'as 22h Associacao responsavel:
Grupo de Astrofisica da UFSC (GAS) Apoio: Planetario da UFSC Contato:
Antonio Kanaan email: astro@astro.ufsc.br Sabado, dia 4 de abril
Observacao do Ceu em Florianopolis: "Jornada de Astronomia" Local:
Observatorio da UFSC Horario: 19h 'as 22h Associacao responsavel: Grupo
de Astrofisica da UFSC (GAS) Apoio: Planetario da UFSC Contato: Antonio
Kanaan email: astro@astro.ufsc.br Domingo, dia 5 de abril Observacao do
Ceu em Florianopolis: "Jornada de Astronomia" Local: Observatorio da
UFSC Horario: 19h 'as 22h Associacao responsavel: Grupo de Astrofisica
da UFSC (GAS) Apoio: Planetario da UFSC Contato: Antonio Kanaan email:
astro@astro.ufsc.br ( Fonte: Agencia de Comunicacao, UFSC )
Ed: CE

ASPIRANTES DA ESCOLA NAVAL VISITAM O OBSERVATORIO NACIONAL
27/03/2009. Os aspirantes que estao cursando o ultimo ano da Escola
Naval, da Marinha do Brasil, no total de 52, acompanhados pelo
Comandante Frederico Nogueira, Instrutor de Navegacao daquela Escola,
realizaram visita tecnica as instalacoes do Observatorio Nacional, um
dos institutos do Ministerio da Ciencia e Tecnologia no Rio de Janeiro,
no bairro Imperial de Sao Cristovao, na quinta-feira, dia 26 de marco. O
campus do instituto tem 40.000 m², e' arborizado e gramado, com
construcoes do inicio do seculo 20 e algumas mais recentes. O
Observatorio foi criado em 1827, por D. Pedro I, e esta' funcionando
neste local desde 1920, com a pedra fundamental datada de 1913. Os
aspirantes, que final do ano se tornarao guardas marinhas, ingressando
na carreira de oficial, comecaram conhecendo o Laboratorio Primario de
Tempo e Frequencia – LPTF, o Servico da Hora. Ali puderam se inteirar de
como e' gerado e difundido a Hora Oficial Brasileira, a partir de
relogios atomicos de Cesio, que tem precisao de atraso de 1 segundo em
3.300 anos. Outro item foi a disseminacao da hora, via telefone, radio,
computador etc e o mais recente, atraves de ondas curtas de 10 MHz.
Depois conheceram a maior luneta astronomica do Brasil, de 46 cm de
diametro de objetiva e 6,5m de distancia focal, que e' abrigada por uma
cupula de 10 metros de diametro. O teto do edificio e' giratorio e tem
uma abertura para poder se observar o ceu com a luneta. Ali ouviram
explicacoes sobre coordenadas astronomicas, usadas na navegacao
maritima. Numa outra cupula se detiveram em frente a um relogio de Sol,
tipo vertical, de 1915. Em seguida conheceram a biblioteca, com 30.000
volumes e 40.000 periodicos. Na Divisao de Pos-Graduacao, que fica em
outro predio, onde sao ministrados os cursos de Astronomia e Geofisica
no nivel de mestrado e doutorado, tiveram informacoes sobre as varias
linhas de pesquisas pelo coordenador Andres Reinaldo Rodriguez . Na
Coordenacao de Geofisica foram recepcionados pelo coordenador Iris
Pereira Escobar e conversaram tambem com o pesquisador Luiz Carlos De
Carvalho Benyosef sobre magnetismo em amplo auditorio. Durante todo o
trajeto, os aspirantes, puderam tomar conhecimento, pelos corredores da
instituicao dos varios trabalhos realizados por seus pesquisadores. O
objetivo da visita e' a maior aproximacao dos alunos com os varios
trabalhos realizados na instituicao, sendo que alguns deles estao dentro
no programa de estudos da Escola Naval, mais especificamente, na
disciplina Navegacao Astronomica. Por: Marcomede Rangel, cincerone dos
aspirantes durante visitas no Observatorio Nacional. ( Fonte: Revista
Fator Brasil )
Ed: CE

ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA: FLORIANOPOLIS RECEBE IMPORTANTES NOMES
DA ASTRONOMIA NACIONAL
30/03/2009. A UFSC abre nesta segunda-feira, 30/3, um ciclo de
palestras que trara' a Florianopolis importantes estudiosos brasileiros
da area de astronomia – a ciencia do ceu. Aberta ao publico, a serie faz
parte da agenda da UFSC em comemoracao ao Ano Internacional da
Astronomia. Os encontros serao sempre realizados no auditorio da
Reitoria, a partir das 19h (veja agenda abaixo). O primeiro convidado e'
o professor Jorge Quillfeldt, do Instituto de Biociencias da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua palestra vai
abordar o tema ´Astrobiologia: agua e vida no sistema solar e alem`,
tratando da busca pela vida extraterrestre. O palestrante vai mostrar os
principais achados na procura recente por indicios de vida microscopica
em corpos do sistema solar, uma das tonicas atuais dessa area. Desde
2003 o professor coordena a primeira disciplina de graduacao sobre o
assunto numa universidade federal ("Exobiologia"). A organizacao do
ciclo ´Grandes temas da astronomia moderna` e' do Grupo de Astrofisica,
ligado ao Departamento de Fisica da UFSC. Apos o encontro esta' prevista
sessao de observacao do ceu com telescopios, no Observatorio Astronomico
da universidade. A proxima palestra sera' realizada no dia 14 de abril,
com o professor Joao Steiner, do Instituto Astronomico e Geofisico da
Universidade de Sao Paulo (USP). Veja abaixo a agenda do ciclo. Alguns
temas ainda estao em definicao. Palestrantes 30/03 Jorge Quilffeldt -
Instituto de Biociencias / Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
"Astrobiologia : Agua e Vida no Sistema Solar e alem" 13/04 Joao Steiner
– Instituto Astronomico e Geofisico da Universidade de Sao Paulo
(IAG-USP) - "Buracos negros, cemiterios cosmicos" 13/05 Renan Medeiros -
Departamento de Fisica Teorica e Experimental da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (DFTE/UFRN) - "Os Novos Mundos do Cosmos" 13/06
Carlos Wuensche - Divisao de Astrofisica / Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE) xx/08 Guillermo Tenorio-Taglia - TTBD 14/09
Augusto Damineli - Instituto Astronomico e Geofisico da Universidade de
Sao Paulo (IAG-USP) - "Procura de vida fora da Terra" 17/10 Kepler
Oliveira - Instituto de Fisica da Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (IF/UFRGS) 16/11 Laerte Sodre' - Instituto Astronomico e Geofisico
da Universidade de Sao Paulo (IAG-USP) - "Sosias da Via-Lactea" Mais
informacoes: astro@astro.ufsc.br / fone 3721-8238 ( Fonte: Arley Reis,
Agencia de Comunicacao, UFSC )
Ed: CE

100 HORAS DE ASTRONOMIA EM SAO PAULO
27/03/2009. O Clube de Astronomia de Sao Paulo, em parceria aos
Planetarios de Sao Paulo, o Comite' de Astronomia Amadora pelo Ano
Internacional da Astronomia, grupo Sputnik e academicos, convidam a
todos para participar das atividades de 100 Horas de Astronomia na
Cidade de Sao Paulo, evento internacional de promocao da Astronomia que
ocorre de 02 a 05 de Abril em diversas cidades do mundo. As atividades
de divulgacao sao bastante diversificadas, englobando observacoes,
palestras, discussoes e ate' uma mesa redonda onde astronomos
profissionais estarao relatando sua formacao, areas de pesquisa e
atuacao em diversos setores cientificos. Todas as atividades sao
publicas e de acesso gratuito, sendo que as observacoes publicas so' nao
ocorrem em caso de mal tempo ou chuva. A programacao completa e
possiveis alteracoes serao atualizadas diariamente em
www.astrocasp.com.br Programacao do CASP para as 100 Horas de Astronomia
na Cidade de Sao Paulo: Dia 02 de Abril: Astronomia na Escola / CASP
Palestra de Divulgacao sobre as Atividades do Ano Internacional da
Astronomia na cidade de Sao Paulo, promovidas em conjunto 'as atividades
pedagogicas da Olimpiada Brasileira de Astronomia voltada aos alunos das
series iniciais do Ensino Fundamental dentro do curriculo de Ciencias e
Geografia. Promocao de debate, observacao publica do Sol para os alunos
e comunidade, e apresentacao de filme sobre a Conquista do Espaco. E.E.
NORBERTO ALVES RODRIGUES Rua Carmem Mota Scabia Coelho, 50, Jardim Santa
Margarida, zona sul Horario de 09 'as 13 horas Contato: Denis Zoqbi (11)
9838 5545, Clube de Astronomia de Sao Paulo http://www.astrocasp.com.br
Telescopios na Rua / CASP Observacao publica do ceu da cidade de Sao
Paulo. Demonstracao de instrumentos astronomicos e divulgacao sobre as
atividades de ensino e promocao do Ano Internacional da Astronomia na
cidade de Sao Paulo. Local: Avenida Paulista, 2,073 Cerqueira Cesar,
Esquina com Rua Augusta Horario: 19h30 'as 22 horas Contato: Dorival
Reis e Francisco Conte, Clube de Astronomia de Sao Paulo
http://www.astrocasp.com.br Dia 03 de Abril: Astronomia na Escola / CASP
Palestra de Divulgacao sobre as Atividades do Ano Internacional da
Astronomia na cidade de Sao Paulo, promovidas em conjunto 'as atividades
pedagogicas da Olimpiada Brasileira de Astronomia voltada aos alunos das
series finais do Ensino Fundamental dentro do curriculo de Ciencias e
Geografia. Promocao de debate, observacao publica do Sol e da Lua para
os alunos e comunidade, e apresentacao de filme sobre a Conquista do
Espaco. EMEF Almirante Sylvio Heck Rua Pedro Nogueira de Pazes, 199 Jd
Itapura Horario de 14 'as 21 horas Contato: Denis Zoqbi (11) 9838 5545,
Clube de Astronomia de Sao Paulo http://www.astrocasp.com.br Telescopios
na Rua / CASP Observacao publica do ceu da cidade de Sao Paulo.
Demonstracao de instrumentos astronomicos e divulgacao sobre as
atividades de ensino e promocao do Ano Internacional da Astronomia na
cidade de Sao Paulo. Local: Avenida Paulista, 2,073 Cerqueira Cesar,
Esquina com Rua Augusta Horario: 19h30 'as 22 horas Contato: Dorival
reis e Francisco Conte, Clube de Astronomia de Sao Paulo
http://www.astrocasp.com.br Dia 04 de Abril: Por dentro da Astronomia –
Multievento O Clube de Astronomia de Sao Paulo, em parceria com a Escola
Municipal de Astrofisica recebem os astronomos Graziela Keller, Alberto
Krone-Martins, Dinah Moreira Allen e Jane Gregorio-Hetem para uma mesa
redonda aberta 'a discussoes, sobre a formacao academica e profissional
dos Astronomos e especialistas em pesquisa cientifica no pais. Esta
atividade faz parte da programacao do Ano Internacional da Astronomia na
cidade de Sao Paulo, em especial 'as 100 Horas de Astronomia. Local:
Escola Municipal de Astrofisica – EMA, anexo ao Planetario do Ibirapuera
Horario: de 17 'as 18 horas Contatos: Denis Zoqbi (CASP) 9838-5545 e
Fernanda (EMA) 5575-5206 http://www.astrocasp.com.br e
www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios Telescopios Urbanos – CASP/CEA
Palestra de Divulgacao cientifica sobre Astronomia Geral, aberta ao
publico, que faz parte da programacao mensal de atividades do Ano
Internacional da Astronomia na cidade de Sao Paulo, seguida de
Observacao noturna. Atividade que ocorre nas dependencias do CEA -
Centro de Educacao Ambiental do Parque Villa Lobbos. A observacao nao
acontece em caso de chuva e mal tempo. Local: CEA - Centro de Educacao
Ambiental do Parque Villa Lobbos, zona oeste. Horario: 18:00 'as 20:00
Contato: Francisco Conte (11) 9916-6569 (CASP)
http://www.astrocasp.com.br Banho de Lua / Telescopios na Rua - CASP
Observacao publica da Lua no Planetario do Ibirapuera. Demonstracao de
instrumentos astronomicos e divulgacao sobre as atividades mensais de
promocao do Ano Internacional da Astronomia na cidade de Sao Paulo.
Parceria mensal entre os Planetarios de Sao Paulo e o Clube de
Astronomia de Sao Paulo. Local: Planetario do Ibirapuera Horario: 19h30
'as 22 horas Contato: Denis Zoqbi (11) 9838 5545 , Clube de Astronomia
de Sao Paulo http://www.astrocasp.com.br e
www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios Dia 05 de Abril: Observacao Solar
Observacao publica do Sol, demonstracao de atividades da Astronomia
Amadora em promocao do Ano Internacional da Astronomia na cidade de Sao
Paulo promovido pelo Clube de Astronomia de Sao Paulo e Planetarios de
Sao Paulo. Atividade publica e gratuita em frente ao Planetario do
Ibirapuera. O evento nao ocorre se o tempo estiver chuvoso ou nublado.
Horario: 10 'as 14 horas Local: Escola Municipal de Astrofisica –EMA,
Parque do Ibirapuera Contato: (11) 9838-5545
http://www.astrocasp.com.br
e www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios Observacao Solar Observacao
publica do Sol, demonstracao de atividades da Astronomia Amadora em
promocao do Ano Internacional da Astronomia na cidade de Sao Paulo
promovido pelo Clube de Astronomia de Sao Paulo em parceria ao Centro de
Educacao Ambiental do Parque Villa Lobbos.. O evento nao ocorre se o
tempo estiver chuvoso ou nublado. Horario: 13 'as 17 horas Local: Anexo
do Espaco Vida, Parque Estadual Villa Lobbos, zona Oeste Contato:
Francisco Conte (11) 9916-6569 (CASP) http://www.astrocasp.com.br (
Fonte: CASP )
Ed: CE

----------------------------------------------------------
ASTRONOMIA NO MUNDO
----------------------------------------------------------

OBSERVADA A MAIOR EXPLOSAO ESTELAR JA' VISTA
23/03/2009. Na primeira observacao deste tipo, os cientistas do
Instituto Weizmann de Ciencia, de Israel, e da Universidade Estadual de
San Diego, nos Estados Unidos, foram capazes de ver o que acontece
quando explode uma estrela de 50 vezes o tamanho do Sol. Na medida em
que acompanharam o espetacular evento, perceberam que a maior parte da
massa da estrela colapsou, resultando num grande buraco negro. A
explosao observada, chamada de supernova SN 2005gl, foi observada na
galaxia espiral NGC-266, em 5 de outubro de 2005. Antes da explosao as
imagens de arquivo do Hubble, obtidas em 1997, revelam o progenitor como
uma fonte luminosa com magnitude absoluta de -10,3. Embora as explosoes
de estrelas - supernovas - tenham sido vistas com todos os elementos de
deteccao, desde o olho ate' a pesquisa de alta tecnologia com satelites,
nao se tinha uma observacao direta do que acontece quando uma estrela
enorme explode. El Dr. Avishay Gal-Yam, da Faculdade de Fisica do
Instituto Weizmann, e o Prof. Douglas Leonard, da Universidade Estadual
de San Diego, recentemente localizaram e calcularam a massa de uma
estrela gigantesca proxima a explodir, acompanhando-a com observacoes
durante a explosao e as suas sequelas. A suas conclusoes fornecem apoio
para a teoria reinante que afirma que as estrelas que cobrem entre
dezenas a centenas de vezes a massa do Sol, acabam todas como buracos
negros. ( Fonte:
http://wis-wander.weizmann.ac.il/site/en/weizman.asp?pi=371&doc_id=5513 )
Ed: JG

ASTRONOMOS DESCOBREM UM RARO OBJETO GALACTICO
23/03/2009. Astronomos da Universidade de Swinburne, Melbourne, na
Australia, descobriram um raro objeto galactico, uma galaxia ana'
ultra-compacta extremamente estranha, que poderia fornecer o elo perdido
para a compreensao de como evoluem as galaxias e os seus aglomerados.
Esta galaxia ana' ultra-compacta, que e' a mais proxima da Terra ja'
encontrada, e' bem mais brilhante e massiva do que os aglomerados de
estrelas que normalmente rodeiam as galaxias e nasceu nos estagios mais
primordiais da formacao do Universo. A descoberta realizada por cinco
astronomos australianos e tres dos Estados Unidos foi publicada na
edicao de marco de 2009 de Monthly Notices of the Royal Astronomical
Society. Segundo os astronomos de Swinburne, o Dr. George Hau e o Prof.
Duncan Forbes, a galaxia foi descoberta usando o poderoso telescopio
Keck II de 10 metros, no topo do Mauna Kea, no Havai'. ( Fonte:
http://www.swinburne.edu.au/corporate/marketing/mediacentre/core/releases_article.php?releaseid=1297 )
Ed: JG

A SOMBRA DE UMA LUA ASSINALA A APROXIMACAO DO EQUINOCIO EM SATURNO
23/03/2009. Num inequivoco sinal de que Saturno se aproxima de uma
epoca especial – chamada de equinocio – durante a sua viagem ao redor do
Sol, as imagens obtidas pelas cameras da nave espacial Cassini da NASA
captaram, pela primeira vez, a sombra que lancam os satelites naturais
do planeta sobre a ampla extensao dos seus aneis. Como a Terra e a maior
parte do resto dos planetas, o eixo de rotacao de Saturno esta'
inclinado com relacao ao seu movimento ao redor do Sol. Esta condicao
resulta na passagem ciclica do Sol, vista de Saturno, do hemisferio sul
para o norte para logo voltar para o sul, e a varredura completa de
mudancas sazonais em Saturno, seus satelites e seus aneis, ao longo do
ano de Saturno, equivalente a 29,5 anos terrestres. Desta forma, a cada
15 anos terrestres, aproximadamente, ou a metade do ano de Saturno, o
Sol atravessa o plano que contem os aneis do planeta. Durante essa epoca
as sombras dos aneis do planeta caem na sua regiao equatorial e as
sombras das luas de Saturno, externas aos aneis, especialmente aqueles
cujas orbitas estao inclinadas respeito do equador, comecam a se cortar
com os aneis. Quando isso ocorre, tem comecado o periodo do equinocio, e
qualquer protuberancia vertical dentro dos aneis, incluindo os pequenos
satelites incrustados e estreitas ondulacoes verticais nos aneis,
produzirao tambem sombras sobre os aneis. Exatamente no momento do
equinocio, as sombras dos aneis no planeta ficarao confinadas a uma
linea fina ao redor do equador de Saturno e os proprios aneis ficarao
escuros, ficando iluminadas apenas as suas bordas. O proximo equinocio
em Saturno, quando o Sol passara' do sul para o norte, acontecera' em 11
de agosto de 2009. ( Fonte: http://ciclops.org/view.php?id=5558&js=1 )
Ed: JG

BURACO NEGRO ERRATICO SE AUTO-REGULA
25/03/2009. Novos resultados do observatorio de raios X Chandra, da
NASA, tem realizado um avanco importante na explicacao de como uma
classe especial de buraco negro pode desligar os jatos de alta
velocidade que produzem. Esses resultados sugerem que esses buracos
negros tem um mecanismo para a regulacao da velocidade com a que eles
crescem. Ha' buracos negros de varios tamanhos: o super-massivo,
incluidos os dos quasares, que tem uma massa de milhoes ate' bilhoes de
vezes a massa do Sol, e os bem menores, de massa estelar, que tem massas
que cobrem aproximadamente 7 a 25 vezes a massa do Sol. Alguns buracos
negros de massa estelar lancam poderosos jatos de particulas e radiacao,
como e' observado nos quasares, e se chamam de "micro-quasares". O novo
estudo examina um famoso micro-quasar na nossa galaxia e as regioes
proximas ao seu horizonte de eventos, ou ponto de nao retorno. Esse
sistema, GRS 1915 +105 (GRS 1915 para abreviar), contem um buraco negro
de umas 14 vezes a massa do Sol que esta' se alimentando de extrair
material de uma estrela companheira proxima. Na medida em que o material
faz um redemoinho caindo no buraco negro, se forma um disco de acrecao.
Esse sistema mostra uma variabilidade notavel, imprevisivel e complicada
que vai desde escalas de tempo de segundos ate' meses, incluindo 14
diferentes padroes de variacao. Essas variacoes sao provocadas por uma
mal compreendida conexao entre o disco e o jato em frequencias de radio
observado em GRS 1915. ( Fonte:
http://www.nasa.gov/centers/marshall/news/news/releases/2009/09-020.html )
Ed: JG

----------------------------------------------------------
EVENTOS
----------------------------------------------------------

02/04/2009 a 05/04/2009 - O 100 Horas de Astronomia: maior evento
mundial de divulgacao de Astronomia ja' organizado ate' hoje em toda
historia da humanidade. Ele acontecera' entre os dias 2 e 5 de abril,
datas escolhidas para favorecer a observacao da Lua e de Saturno. Sendo
um dos eventos principais do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009),
e tendo alcance global, todas as entidades astronomicas profissionais,
clubes de astronomia, planetarios e museus de ciencias dos 137 paises
participantes do IYA2009 foram convidados a participar. Atualmente 78
paises ja' confirmaram a realizacao de atividades. Aqui no Brasil, o
evento engloba observacoes publicas do ceu noturno e do Sol utilizando
equipamentos apropriados, palestras, projecoes de videos sobre
astronomia, transmissoes de debates e de observacoes com telescopios
roboticos via internet. Ate' o momento ja' existem 79 atividades
brasileiras na agenda internacional, o que nos coloca na segunda posicao
em termos numericos. Estamos atras apenas dos Estados Unidos, e com boa
vantagem em relacao ao terceiro colocado, o Ira'. Nos proximos dias
devemos passar de 100 atividades, e esperamos que esse numero aumente
ainda mais ate' a data do evento. A lista de cidades com atividades
programadas ate' o dia 19 de marco e': Araras (SP), Bauru (SP), Belo
Horizonte (MG), Brasilia (DF), Brasopolis (MG), Brusque (SC), Cambuquira
(MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Claudio (MG), Dois Vizinhos (PR),
Florianopolis (SC), Ilha Solteira (SP), Joao Monlevade (MG), Juazeiro do
Norte (CE), Londrina (PR), Maceio' (AL), Nova Friburgo (RJ), Paulinia
(SP), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Rio Claro (SP), Salvador
(BA), Santa Gertrudes (SP), Sao Carlos (SP), Sao Joao da Barra (RJ), Sao
Jose' do Rio Preto (SP), Sao Jose' dos Campos (SP), Sao Mateus do Sul
(PR), Sao Paulo (SP), Umuarama (PR), Valinhos (SP). O objetivo principal
do 100 Horas de Astronomia e' dar oportunidade ao maior numero de
pessoas,pela primeira vez em sua vida, de observar o ceu por meio de um
telescopio, tal como fez Galileu ha' 400 anos atras. Para mais
informacoes: Atividades planejadas para ocorrer no Brasil: Consultar o
Calendario de Eventos no site: http://www.astronomia2009.org.br Site
global do evento 100 Horas de Astronomia:
http://www.100hoursofastronomy.org ( Fonte: Secretaria IYA2009 )
Ed: CE

----------------------------------------------------------
EFEMERIDES PARA A SEMANA
----------------------------------------------------------
02/04/2009 a 11/04/2009
Efemerides dia-a-dia
Ed: RG

2 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.6mag Visibilidade 01:07 a 05:00
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Io, Reaparecimento de ocultacao (5.6 mag) 05:17
Ganymed Final de Eclipse (5.2 mag) 05:11
Chuveiro Delta Pavonideos visto em Pavo de 22:00 a 05:00
Ganymed, Desaparecimento em ocultacao (5.2 mag) 06:01
Asteroide 2008 SV11 mais brilhante Magnitude=13.0 mag 08:07
Lua Quarto Crescente 11:33
Imersao de SAO 79227, XZ 10772, 9.0mag (borda escura lunar)18:48:00
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude= 9.7mag Visibilidade 19:00 21:00
Imersao de NSV 17404, SAO 79238, 7.3mag (borda escura lunar)19:20:08

3 Abril
Io, Final de Transito (5.6 mag)02:25
Chuveiro Kappa Serpentideos em Serpens Caput de 21:00 a 05:00
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Chuveiro Delta Pavonideos visto em Pavo de 22:00 a 05:00
Imersao de SAO 80051, XZ 12480, 8.2mag (borda escura lunar)19:04:01
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude= 9.8mag Visibilidade 19:00 a 21:00
Imersao de SAO 80101, XZ 12580, 8.6mag (borda escura lunar)21:34:01

4 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.5mag Visibilidade 01:07 a 05:00
Chuveiro Kappa Serpentideos em Serpens Caput de 21:00 a 05:00
Transito da Grande Mancha Vermelha de Jupiter 03:24
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Chuveiro Delta Pavonideos visto em Pavo de 22:00 a 05:00
Plutao Estacionario inicia movimento retrogrado em relacao ao equador
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude= 9.9mag Visibilidade 19:00 a 21:00
Imersao de SAO 98465, XZ 14048, 8.6mag (borda escura lunar) 22:11:07

5 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.5mag Visibilidade 01:07 a 05:00
Chuveiro Kappa Serpentideos em Serpens Caput de 21:00 a 05:00
Io oculta Callisto parcialmente: Inicio de ocultacao 04:24:25
Io oculta Callisto parcialmente: Ocultacao Maxima Duracao: 10.8
minutos, magnitude da gota: 0.4 mag, 04:29:48
Io oculta Callisto parcialmente: Final de Ocultacao 04:35:16
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Chuveiro Delta Pavonideos visto em Pavo de 22:00 a 05:00
Callisto, Inicio de eclipse (6.3 mag)05:36
Europa, Reaparecimento de ocultacao (6.2 mag)05:41
Chuveiro Kappa Serpentideos em maxima atividade em Serpens Caput 09:00
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.0mag Visibilidade 19:00 a 21:00

6 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.4mag Visibilidade )1:07 a 05:00
Chuveiro Kappa Serpentideos em Serpens Caput de 21:00 a 05:00
Imersao de SAO 118196, XZ 15423 (Estrela dupla proxima), 8.8mag
(borda escura lunar)02:52:05
Transito da Grande Mancha Vermelha de Jupiter 05:03
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Io oculta Callisto parcialmente: Inicio de Ocultacao 06:59:24
Io oculta Callisto parcialmente: Ocultacao Maxima Duracao: 8.2
minutos, magnitude da gota: 0.3 mag 07:03:31
Io oculta Callisto parcialmente: Final de ocultacao 07:07:36
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.0mag Visibilidade 19:00 a 21:00
Lua proxima 'a Saturno 0.6mag Separacao=5.04° 21:03

7 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.4mag Visibilidade 01:07 - 05:00
Imersao de SAO 118653, XZ 16657, 8.8mag (borda escura lunar)02:03:06
Chuveiro Kappa Serpentideos em Serpens Caput de 21:00 a 05:00
Imersao de SAO 118659, XZ 16682, 8.6mag (borda escura lunar)02:29:02
Imersao de 65 Leo, SAO 118668, 5.6mag (borda escura lunar)03:02:05
Sombra de Mimas eclipsa Enceladus anularmente: Inicio de eclipse
penumbral 03:07:37
Sombra de Mimas eclipsa Enceladus anularmente: Inicio de eclipse
parcial 03:07:56
Sombra de Mimas eclipsa Enceladus anularmente: Eclipse Maximo
Duracao: 128 segundos, magnitude da gota: 0.7 mag 03:06:41
Sombra de Mimas eclipsa Enceladus anularmente: Final de eclipse
03:09:26
Sombra de Mimas eclipsa Enceladus anularmente: Final do eclipse
penumbral 03:09:45
Emersao de 65 Leo, SAO 118668, 5.6mag (borda iluminada lunar) 03:57:08
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.1mag Visibilidade 19:00 -21:00

8 Abril
Imersao de SAO 138464, XZ 17783, 7.4mag (borda escura lunar)01:25:09
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.3mag Visibilidade 01:06 - 05:00
Imersao de SAO 138486, XZ 17832, 8.9mag (borda escura lunar) 02:40:04
Imersao de SAO 138498, XZ 17856 (Estrela dupla proxima), 8.8mag
(borda escura lunar)03:31:01
Imersao de SAO 138508, XZ 17875, 6.9mag (borda escura lunar) 04:06:09
Emersao de SAO 138508, XZ 17875, 6.9mag (borda iluminada
lunar)05:05:08
Luz Zodiacal no baixo horizonte Este 05:02
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.2mag Visibilidade 19:00 -21:00
Imersao de KS Virginis, SAO 138911 (Estrela dupla proxima), 7.7mag
(borda escura lunar)23:31:00

9 Abril
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.3mag Visibilidade 01:06 - 05:00
Imersao de SAO 138935, XZ 18731, 7.7mag (borda escura lunar)01:48:07
Transito da Grande Mancha Vermelha de Jupiter 02:33
Io, Inicio de eclipse (5.6 mag)03:48
Ganymed, Inicio de eclipse (5.2 mag)05:42
Lua Cheia 11:55
Comet '199P' Shoemaker em Perielio a 2.935AU do Sol e a 2.998AU da
Terra Magnitude estimada
=17.1mag 18:05
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.2mag Visibilidade 19:00 -21:00
Emersao de SAO 157909, XZ 19344, 8.2mag (borda escura lunar)19:34:00
Lua em Libracao Este 21:45
Chuveiro Alpha Virginideos, radiante em Virgo Visibilidade 18:00 a
05:00

10 Abril
Lancamento: satelite Kepler pelo foguete Delta 2
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.3mag Visibilidade 01:06 - 05:00
Io, Inicio de Transito (5.6 mag)02:05
Io, Final de sombra (5.6 mag)03:14
Io, Final de Transito (5.6 mag)04:32
Lua em Libracao Maxima 10:33
Lua em Libracao Norte 17:35
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.3mag Visibilidade 19:00 - 21:00
Imersao de SAO 158462, XZ 20149 (Estrela dupla proxima), 6.4mag
(borda iluminada lunar)20:02:09
Emersao de SAO 158462, XZ 20149 (Estrela dupla proxima), 6.4mag
(borda escura lunar)21:04:05
Emersao de SAO 158466, XZ 20156, 9.0mag (borda escura lunar)21:05:08
Imersao de SAO 158499, XZ 20207, 7.7mag (borda iluminada lunar)22:51:06
Chuveiro Alpha Virginideos, radiante em Virgo Visibilidade 18:00 a
05:00
Emersao de SAO 158499, XZ 20207, 7.7mag (borda escura lunar) 23:40:06

11 Abril
Emersao de XZ 37828, PPM 228663, 8.8mag (borda escura lunar)00:14:02
Cometa 22P Kopff Magnitude= 9.2mag Visibilidade 01:06 - 05:00
Imersao de SAO 158556, XZ 20283, 6.8mag (borda iluminada
lunar)02:22:08
Imersao de SAO 158558, XZ 20285 (sistema multiplo), 6.6mag (borda
iluminada lunar)02:24:05
Emersao de SAO 158542, XZ 20265, 8.0mag borda escura lunar)02:38:08
Emersao de SAO 158556, XZ 20283, 6.8mag (borda escura lunar)03:23:06
Emersao de XZ 128805, 8.4mag (borda escura lunar)03:23:07
Emersao de SAO 158558, XZ 20285 (sistema multiplo), 6.6mag ° (borda
escura lunar)03:25:02
Transito da Grande Mancha Vermelha de Jupiter 04:12
Cometa C/2007 N3 Lulin Magnitude=10.4mag Visibilidade 19:00 - 21:00
Emersao de SAO 183175, XZ 20938, 8.5mag (borda escura lunar)19:35:00
Emersao de NSV 06931, SAO 183176, 6.1mag (borda escura lunar)19:43:03
Emersao de SAO 183220, XZ 20983, 8.9mag (borda escura lunar)20:57:01
Chuveiro Alpha Virginideos, radiante em Virgo Visibilidade 18:00 a
05:00

----------------------------------------------------------
GLOSSARIO
----------------------------------------------------------

Os verbetes deste Glossario foram extraidos do Astro.dic -
Dicionario de Astronomia e Areas Afins, que disponibiliza todo seu
conteudo no Site: http://www.ceaal.al.org.br/astrodic/
Ed: LL

----------------------------------------------------------
Supernovas - Boletim Brasileiro de Astronomia, e' uma publicacao
semanal em forma de boletim eletronico, via e-mail, estruturado em
diferentes Editorias e elaborado pela comunidade astronomica
profissional e amadora brasileira com o objetivo de ampliar a divulgacao
de informacoes sobre a Astronomia no Brasil e no mundo. Semanalmente,
ele e' enviado a aproximadamente 10000 interessados.
Informacoes gerais sobre Astronomia e Ciencias afins podem ser
encontradas no site do Boletim na Internet, no endereco:
http://www.boletimsupernovas.com.br/
Para receber semanalmente o Boletim, envie um e-mail para
<boletimsupernovas-subscribe@yahoogroups.com> e para deixar de
assina-lo envie um e-mail para
<boletimsupernovas-unsubscribe@yahoogroups.com>. Nao e' necessaria
nenhuma informacao no corpo desses e-mails.
Devido a limitacoes de diversos provedores de e-mails, a acentuacao
grafica das edicoes sao omitidas.
Informacoes, sugestoes e criticas podem ser encaminhadas aos
editores, abaixo relacionados:

Site: http://www.boletimsupernovas.com.br
E-mail: boletim@boletimsupernovas.com.br

Editores Chefes:
Angela Minatel (AM): <angela@boletimsupernovas.com.br>
Beatriz Ansani (BVA): <beatriz@boletimsupernovas.com.br>
Carlos Eduardo Contato (CE): <cadu@boletimsupernovas.com.br>
Jorge Honel (JH): <honel@boletimsupernovas.com.br>
Marcelo Breganhola (MB): <breganhola@boletimsupernovas.com.br>

Editores de Astronomia no Brasil:
Alexandre Amorim (AA): <amorim@boletimsupernovas.com.br>
Carlos Eduardo Contato (CE): <cadu@boletimsupernovas.com.br>
Ednilson Oliveira (EO): <ednilson@boletimsupernovas.com.br>
Edvaldo Trevisan (EJT): <edvaldo@boletimsupernovas.com.br>
Geovani Marcos Morgado (GMM): <geovani@boletimsupernovas.com.br>
Kepler Oliveira (KO): <kepler@boletimsupernovas.com.br>
Marcelo Breganhola (MB): <breganhola@boletimsupernovas.com.br>

Editores de Astronomia no Mundo:
Jaime Garcia (JG): <jaime@boletimsupernovas.com.br>

Revisao Cientifica:
Silvia Calbo Aroca (SCA): <silvia@boletimsupernovas.com.br>

Editor de Efemerides:
Rosely Gregio (RG): <rosely@boletimsupernovas.com.br>

Editor do Glossario:
Luiz Lima (LL): <lima@boletimsupernovas.com.br>



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...