segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Astrônomos detectam vapor de água em disco de poeira ao redor de estrela

Descoberta foi feita com dados do Observatório Espacial Herschel.  Substância pode ser mais comum no universo do que se pensava.

Do G1, em São Paulo
Astrônomos detectam a presença de vapor de água em um disco de poeira ao redor de uma estrela a 175 anos-luz de distância da Terra. A descoberta foi divulgada na revista "Science" por pesquisadores que utilizaram dados do Observatório Espacial Herschel, da agência espacial europeia (ESA).
Segundo os especialistas, a estrela é jovem - possui "apenas" 10 milhões de anos de idade - e o anel de poeira ao seu redor pode dar origem a um conjunto de planetas no futuro. O astro está localizado na direção da constelação de Hidra.
Vapor de água não era novidade para os cientistas em áreas mais próximas das estrelas, porém nunca havia sido detectado nas partes mais externas dos discos de poeira.
A estrela de cor alaranjada é chamada TW Hydrae e possui um anel com diâmetro 200 vezes maior do que a distância da Terra ao Sol. Os indícios no círculo de poeira podem indicar que a água é muito mais comum no universo do que se pensava anteriormente.


Imagem mostra como seria o disco de poeira com água ao redor da estrela.
  (Crédito: JPL-Caltech / Nasa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...