quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cometa pode ter se desintegrado ao passar perto do Sol, dizem agências

Nasa e ESA divulgaram suspeita no Twitter após perda de evidências.
Ison se aproximou do nosso principal astro na tarde desta quinta (28).

Do G1, em São Paulo
Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO) 
Última imagem registrada do cometa Ison em direção ao Sol nesta quinta (28)
 (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO)
 
 
A agência espacial americana (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram em suas contas no Twitter que o cometa Ison, mais conhecido como "cometa do século", pode ter se desintegrado ao passar "perto" do Sol na tarde desta quinta-feira (28).

A Nasa comparou o Ison ao personagem da mitologia grega Ícaro, que construiu asas de cera para poder voar, mas, ao se aproximar demais do Sol, teve seu aparato derretido pelo calor e acabou caindo de forma fatal no mar Egeu.

A agência também citou a letra de uma música do americano Neil Sedaka, chamada "Breaking up is hard to do", em alusão à possível evaporação completa do cometa.

"Continuaremos aprendendo", finalizou a Nasa no post.

Já a ESA comentou que as últimas imagens analisadas indicavam um "adeus" ao Ison.

O cometa chegou nesta quinta a menos de 1,5 milhão de quilômetros de distância do Sol. Segundo os astrônomos, seu núcleo era feito de gelo e poderia se desintegrar com o calor.

O Ison foi descoberto pela primeira vez em setembro do ano passado e podia ser localizado na constelação de Virgem, visto a partir da Terra. O cometa se manteve relativamente calmo até o dia 1° deste mês, quando liberou uma grande quantidade de gás e poeira. No dia 13, houve uma segunda liberação de matéria, aumentando ainda mais sua atividade.

Essas perdas de material foram causadas pelo intenso calor do Sol, cuja radiação atingiu o minúsculo núcleo do Ison à medida que ele se aproximava do astro.

Comet ISON May Have Broken Up

ISON

ISON is not looking good. Recent images taken with the SOHO LASCO C2 imager show the coma smearing out with no bright central condensation. ISON has been a comet of many surprises and its death has been reported (incorrectly) many times. But now it is showing the classic appearance of a comet that has completely disrupted. We’ll have a better idea by the end of the day.

Comet ISON from the LASCO C3 instrument on the NASA/ESA SOHO spacecraft. Image taken 2013 November 28 @ 15:51 UT. Credit: ESA/NASA.
http://www.alpo-astronomy.org/cometblog/?p=145

Comet ISON Streams Toward the Sun

Comet ISON Streams Toward the Sun
In the early hours of Nov. 27, 2013, Comet ISON entered the field of view of the European Space Agency/NASA Solar and Heliospheric Observatory. In this picture, called a coronagraph, the bright light of the sun itself is blocked so the structures ...




www.nasa.gov

Cometa Ison atinge proximidade máxima do Sol e pode ser destruído

Caso sobreviva ao encontro, o cometa pode ter grande brilho e ser visível a olho nu.

Da BBC
Imagem do cometa Ison, que atinge nesta tarde uma maior proximidade do SOl (Foto: Damian Peach/BBC) 
Imagem do cometa Ison, que atinge nesta tarde uma maior proximidade do SOl
 (Foto: Damian Peach/BBC)
 
 
Astrônomos do mundo todo esperam com ansiedade para observar se um cometa vai sobreviver a sua aproximação máxima com o Sol, nesta quinta-feira (28). Seguindo sua trajetória orbitando a estrela, o cometa Ison vai ficar a cerca de 1,2 milhão de quilômetros do Sol às 16h37 (hora de Brasília) nesta tarde.

Os cientistas afirmam que, por ter potencial de grande brilho nesse momento, o Ison pode acabar se transformando no "cometa do século", mas, por outro lado, o calor do Sol e o campo gravitacional do astro podem destruir o Ison.

Tão perto da estrela, o Ison terá que enfrentar uma temperatura de mais de 2 mil graus celsius. "É como atirar uma bola de neve no fogo. Será difícil sobreviver", afirmou Tim O'Brien, professor associado do Observatório Jodrell Bank, na Grã-Bretanha.

"Mas, por sorte, é um objeto grande e se move rapidamente, então não vai passar muito tempo perto do Sol", acrescentou o professor.

Rastro brilhante
O cometa Ison veio da Nuvem de Oort, uma região gelada, misteriosa e remota nos limites do nosso Sistema Solar. O cometa vem avançando em direção ao Sol a mais de um milhão de quilômetros por hora e agora está entrando na fase mais perigosa de sua jornada.

"(O cometa) ficará exposto ao pior que o Sol tem para oferecer. Ficará exposto ao mais intenso calor solar, que vai começar a sublimar (transformar em vapor) o gelo a uma taxa crescente', afirmou Marke Bailey, professor no Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.

Além do calor, o intenso campo gravitacional do Sol também produz uma força descomunal.

Os cientistas temem que o Ison tenha o mesmo destino do cometa Lovejoy, que se despedaçou depois de passar perto do Sol em 2011. Mas, os especialistas afirmam que o tamanho do Ison poderá protegê-lo. Os astrônomos estimam que o núcleo do Ison pode ter vários quilômetros de diâmetro, o que poderá ajudar o cometa a resistir à passagem pelo Sol.

Se o Ison permanecer intacto em sua maior parte, o calor do Sol vai agitar a poeira e o gás em seu centro, permitindo que ele deixe um rastro de grande brilho no céu. "Se ele sobreviver, a melhor chance de vê-lo será no começo de dezembro", explicou Robert Massey, da Sociedade Real de Astronomia da Grã-Bretanha.

Além disso, cientistas acreditam que as pessoas no Hemisfério Norte terão a melhor visão do fenômeno. "Eu realmente duvido que ele será o tipo de objeto que apareça de uma forma espetacular no céu noturno de madrugada, pouco antes do amanhecer", diz Massey.

"É muito mais provável, sendo otimista, que ele seja visível, a olho nu ou com um binóculo, com sua cabeça e uma bela cauda."

Imagens da Nasa mostram 'cometa do século' se aproximando do Sol



Ison encontra astro nesta quinta-feira (28) e pode se desintegrar.
Segundo astrônomo, objeto já apresenta diminuição em seu brilho.

Do G1, em São Paulo

  •  
Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO) 
Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO)
 
O cometa Ison, mais conhecido como "cometa do século", foi visto às 15h51 (pelo horário de Brasília) desta quinta-feira (28) passando muito perto do Sol em uma imagem feita pela agência espacial americana (Nasa) e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, o cometa já está muito próximo do Sol, numa distância de “apenas” 2,5 milhões de km.

"Ele ainda parece intacto, apesar de que nenhuma sonda poderá mostrar se ele já se partiu. Se o cometa vai sobreviver a essa passagem, ainda é uma incógnita, mas uma diminuição inesperada do seu brilho sugere que ele não deve conseguir sobreviver. Por outro lado, pode significar apenas a exaustão do seu gelo superficial", explica.

Visto da Terra, o cometa Ison está localizado na constelação de Virgem. Algumas previsões sugerem que ele pode se desintegrar quando chegar perto das forças gravitacionais do Sol, já que seu núcleo seria gelado e frágil.
  •  
Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&NASA/SOHO/SDO) 
Composição mostra 'cometa do século' indo em direção ao Sol nesta quinta (28) 
(Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO)
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...