quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Casal galáctico 'dança' e gera novas estrelas

Baile cósmico foi flagrado em detalhes por observações do Telescópio Espacial Hubble.

As galáxias se dividem em diversos tipos morfológicos e diversas classes, dependendo do critério escolhido. Uma dessas classes é a de galáxias em interação: galáxias que efetivamente interagem com outras, roubando ou cedendo matéria. Existem catálogos inteiros só de galáxias desse tipo. Talvez o mais famoso deles seja o Arp, compilado por Halton Arp nos anos 1960.


Esta nova foto do Hubble mostra em detalhes sem precedentes o par de galáxias conhecido como Arp 87. A excelente resolução do telescópio espacial mostra as galáxias NGC 3808 (à direita) e NGC 3808A (à esquerda) unidas por um braço de matéria.NGC 3808 é uma galáxia do tipo espiral vista quase totalmente de frente, e sua companheira de dança também é uma espiral, mas vista de perfil.


O detalhe interessante em NGC 3808A é que ela possui um anel de estrelas que orbita o plano do disco quase na perpendicular. Esse anel é chamado de "anel polar". Ele é formado por gás e poeira que saem de NGC 3808 e são atraídos pela companheira, e contém diversas regiões extremamente jovens.É fácil de notar que ambas as galáxias mostram os sinais da deformação provocada pela presença da outra galáxia.


Essas deformações são produzidas pela interação gravitacional de ambas, que também é responsável pela formação de novos berçários de estrelas. Já se sabe há algum tempo que choques entre galáxias são capazes de produzir novas regiões de formação estelar. Em especial, algumas galáxias em colisão têm os maiores níveis de formação estelar já observados.


Essas galáxias possuem um grande número de superaglomerados de formação de estrelas, muito mais do que estamos acostumados a ver nas vizinhanças de nossa galáxia. Essas regiões com intensa atividade de nascimento de estrelas são evidenciadas pelas cores azuladas nas duas galáxias.


Fonte: Globo on line

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...