quarta-feira, 13 de julho de 2011

Telescópio detecta Supernova que produz poeira para criar 200.000 Terras

Dorly Neto, Para o TechTudo - Grandes explosões estelares, que dão origem às Supernovas, podem gerar uma quantidade muito maior de pó interestelar do que antes se imaginava. Essa foi a descoberta do telescópio Herschel, da ESA, a Agência Espacial Europeia. Por exemplo, uma explosão usual que acontece no espaço pode dar origem a uma quantidade de massa equivalente a uma média de 200.000 planetas Terra.

Supernova fotografada pela NASA (Foto: NASA)

Essa matéria-prima pode formar novas estrelas e planetas, fazendo a manutenção do universo. Mas em última instância, os pesquisadores acreditam que este tipo de explosão também é responsável pela geração de vida.
Esta descoberta foi alcançada enquanto o telescópio espacial Herschel realizava seus estudos direcionados para a radiação emitida pela poeira fria na Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia de proporções menores do que a que vivemos, a Via Láctea, sendo sua vizinha.

Os pesquisadores acreditam que no universo primitivo havia uma quantidade imensa de Supernovas, o que ajuda a compreender a teoria da evolução do universo através de uma sucessão de explosões que expandiram a poeira cósmica, criando estrelas, planetas e outros corpos celestes.

Porém, este não é o primeiro estudo que mostra que as Supernovas são capazes de produzir poeiras interestelares. A NASA, com seu telescópio espacial Spitzer, já tinha descoberto uma Supernova geradora de mais de uma massa equivalente a 10.000 Terras. Mas o valor de 200.000 encontrado pelo Herschel é impressionante, visto que a tendência do alcance da pesquisa, a longo prazo, é encontrar números maiores.

Via: Astronomy Now

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...