sábado, 17 de janeiro de 2015

Sonda Beagle 2 é localizada em Marte

EFE - Londres - A sonda espacial Beagle 2, que aterrissou em Marte no Natal de 2003 e da qual se perdeu contato, foi localizada aparentementea sexta-feira especialistas britânicos a cargo desse projeto. "intacta" na superfície do planeta, após uma busca de mais de uma década, informaram nest

Muitos cientistas assumiram na época que a sonda tinha sido destruída após o impacto em alta velocidade sobre o planeta.

O professor Mark Sims da Universidade de Leicester mostra um painel original da sonda Beagle-2 durante entrevista coletiva em Londres. EFE
No entanto, as novas imagens, feitas pelo Orbitador de Reconhecimento de Marte da Nasa, descartam essa possibilidade pois mostram que parece que a sonda está inteira.
Segundo a explicação de especialistas da Universidade inglesa de Leicester na Royal Society de Londres, o design do Beagle 2 incorpora uma série de "pétalas" de desdobramento, no qual foram montados seus painéis solares, e pelas imagens obtidas parece que este sistema não se abriu totalmente.
"Sem o desdobramento completo não havia maneira que pudéssemos nos comunicar com a sonda, já que a antena de radiofrequência estava sob os painéis solares", explicou o professor Mark Sims, diretor da missão do Beagle da Universidade de Leicester.
"A causa do fracasso da sonda é pura especulação, mas poderia ter sido, e provavelmente foi, azar", disse Sims.
Segundo o diretor, pode se tratar de "um rebote que talvez distorceu a estrutura no desdobramento dos painéis solares".
O mistério sobre o Beagle 2 acontece menos de um ano depois da morte do principal pesquisador da sonda, o britânico Colin Pillinger, da "Open University".
Pillinger foi a força impulsionadora do projeto e, embora sua missão não tenha chegado a explorar Marte, foi-lhe atribuído o entusiasmo entre o público pela pesquisa espacial.
"Colin sempre gostava de fazer uma analogia com o futebol. Sem dúvida, ele teria comparado a aterrissagem do Beagle 2 em Marte com 'bater no travessão' em vez de conseguir o objetivo completamente", disse Judith Pillinger, esposa do cientista e membro do projeto.
Os dados do Orbitador de Reconhecimento de Marte confirmam que a Beagle 2 caiu a cinco quilômetros do ponto previsto de aterrissagem.
A Beagle 2, programada para colher amostras da superfície e da atmosfera do planeta vermelho, é um projeto britânico incorporado à missão da nave Mars Express, comandado pela Agência Espacial Europeia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...