quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nasa publica a primeira imagem em cores de Plutão


EFE | WASHINGTON
A Agência Espacial Americana (Nasa) publicou nesta quarta-feira a primeira imagem em cores de Plutão e sua lua maior, Caronte, obtida pela sonda New Horizons, que deve chegar ao planeta anão no próximo mês de julho.
A imagem, feita no dia 9 de abril de uma distância de cerca de 115 milhões de quilômetros, oferece uma "promissora visão deste sistema", disse o diretor de Ciência Planetária da Nasa, Jim Green.
Primeira imagem em cores de Plutão foi divulgada pela Nasa nesta quarta-feira. Nasa/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

A fotografia revela que Caronte é mais escura que Plutão, um contraste que pode dever-se a sua composição diferente, ou também pode ter sido causado por uma atmosfera prévia e não visível de Caronte, explicou Green.
As perguntas que esta primeira imagem deixou no dar devem começar a ser resolvidas em poucos meses, quando a sonda New Horizons chegar a Plutão.
A sonda, de 480 quilos, foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 19 de janeiro de 2006 em um foguete Atlas V, e deverá chegar às proximidades do planeta anão, o mais afastado do Sol, em 14 de julho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...