sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Telescópio faz 'foto de família' com diversas gerações de estrelas

Ventos escaldantes das estrelas maiores acabam forçando formação de novos astros.Imagem feita pelo Telescópio Espacial Spitzer é da colorida nuvem W5.

O Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, fez uma imagem de uma colorida nuvem cósmica, chamada apenas de "W5", que reúne estrelas em diversas fases de formação. A foto "apresenta um conto de vida e morte em meio à história de uma rica família", brincou a agência americana em nota.


As maiores estrelas dessa nuvem chegam a ser 60 vezes maiores que nosso Sol. Os ventos extremamente quentes combinados com a radiação local podem servir para formar outras estrelas. (Foto: Nasa/Reuters)


Além de chamar a atenção por sua beleza, a imagem também ajuda os astrônomos. Ela mostra que as estrelas maiores são capazes de servir de "gatilho" para o nascimento de outras estrelas -- graças aos seus ventos e à sua radiação.

As conclusões dos cientistas serão apresentadas em um trabalho feito pelo Harvard Smithsonian Center, nos Estados Unidos, na edição de dezembro da revista científica especializada em astrofísica "Astrophysical Journal".

Globo on line

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...