domingo, 4 de outubro de 2015

Superburaco negro põe em xeque teoria da evolução galática


Ilustração representa superburaco negro: descoberta põe em xeque teoria da evolução galática (Foto: BBC)Ilustração representa superburaco negro: descoberta põe em xeque teoria da evolução galática (Foto: BBC)
Um superburaco negro em uma galáxia descoberta  recentemente está intrigando os astrônomos: ele é 350 milhões de vezes maior que o Sol.
Esse tamanho colossal gera dúvidas sobre as teorias aceitas atualmente para explicar a evolução das galáxias, segundo a Sociedade Astronômica Real.
O buraco negro não se encaixa nas teorias atuais porque tem uma massa muito maior do que a galáxia em que está situado comportaria - de acordo com as teorias aceitas atualmente.
Segundo os astrônomos, o superburaco negro é 30 vezes maior do que se esperaria para a galáxia SAGE0536AGN.
"Galáxias têm uma massa grande, assim como seus buracos negros. Mas este é realmente grande demais - não deveria ser possível que fosse desse tamanho", diz Jacco van Loon, astrofísico da Universidade Keele e autor do estudo.
A galáxia tem cerca de 9 bilhões de anos de idade e fica a 2 bilhões de anos-luz da Terra. Ela foi descoberta recentemente por meio de um telescópio espacial da Nasa.
Como a galáxia foi descoberta sem querer, ainda precisa ser estudada em detalhes, explica a Sociedade Astronômica Real. Isso permitirá concluir se a SAGE0536AGN é um fenômeno excepcional ou uma nova classe de galáxias.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...