sábado, 11 de agosto de 2012

Fotografia de Saturno - 03/08/2012



Abaixo, belíssima fotografia do planeta Saturno, gentilmente cedida pelos amigos e astrônomos amadores Fernando Tadeu Candido (Observatório Astronômico Virtual Alfa Centauro-SP) e Antonio Carlos Tavares (Observatório Astronômico Herschel-Santos,SP).



CLIQUE NA FOTOGRAFIA ABAIXO PARA AMPLIÁ-LA:


Temos muito prazer em compartilhar, com nossos leitores e amigos, este belo trabalho que vem sendo realizado por Antonio e Fernando, bem como parabenizá-los, desejando sucesso e céus límpidos em todas as suas jornadas de "desbravamento" do Cosmos.


PS:. Visitem o Blog do Observatório Astronômico Virtual Alfa Centauro
( http://observatrioastronomicoalfacentauro.blogspot.com.br )




Telescópio Hubble da Nasa capta detalhes da Nebulosa da Tarântula

Região fica na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia vizinha à Via Láctea.
Massa de poeira e gás é a maior, mais ativa e brilhante das proximidades.

Do G1, em São Paulo

O telescópio Hubble, administrado em parceria da agência espacial americana (Nasa) com a Agência Espacial Europeia (ESA), registrou uma imagem em close da borda da principal nuvem da Nebulosa da Tarântula, situada na Grande Nuvem de Magalhães, uma das galáxias vizinhas à Via Láctea.

Essas estruturas brilhantes, a 170 mil anos-luz de distância da Terra, são formadas por gás hidrogênio ionizado, chamado pelos astrônomos de H II. Na verdade, elas são vermelhas, mas os filtros escolhidos – captados tanto em luz visível quanto infravermelha – fazem o gás parecer verde na imagem abaixo.

Nebulosa da Tarântula (Foto: Nasa/ESA)Borda da principal nuvem da Nebulosa da Tarântula é captada pelo telescópio Hubble
 (Foto: Nasa/ESA)
 
A região da Nebulosa da Tarântula contém estrelas jovem, recém-formadas, que emitem uma poderosa radiação ultravioleta, que acaba ionizando o gás ao redor. Esse processo químico faz com que moléculas neutras ganhem ou percam elétrons, ficando mais ou menos carregadas.

As nuvens dessa área são passageiras e variam conforme os ventos estelares, formando aglomerados quentes e brilhantes como as Plêiades, que ficam na constelação de Touro e são facilmente visíveis dos dois hemisférios da Terra.

A Nebulosa da Tarântula é a mais brilhante já conhecida do Grupo Local de galáxias, que reúne a Via Láctea, Andrômeda e outras dezenas, cobrindo cerca de 10 milhões de anos-luz de diâmetro. A região é também a maior (com 650 anos-luz de diâmetro) e mais ativa do grupo, com numerosas nuvens de gás e poeira e dois aglomerados de estrelas.

Essa massa é tão luminosa que, se estivesse localizada dentro de mil anos-luz da Terra, sua luz faria sombras sobre o nosso planeta. Por conta de toda essa intensidade, a nebulosa foi responsável pela descoberta, em 1987, da supernova mais próxima de nós desde a invenção do telescópio. A área era visível até a olho nu.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...