terça-feira, 29 de julho de 2014

Chuva de meteoros visível no país atinge pico nesta madrugada

Horário ideal para observar a Delta Aquarídeos do Sul é entre 2h e 4h.
Visibilidade é melhor em áreas de céu limpo e longe das luzes da cidade.


Do G1, em São Paulo
Meteoro cruza o céu sobre o deserto de Mojave (Foto: AstroPics.com, Wally Pacholka / AP)Chuva de meteoros atinge seu máximo nesta noite
(Foto: AstroPics.com, Wally Pacholka / AP)
Nesta madrugada, de terça para quarta-feira (30), uma chuva de meteoros visível a partir do Hemisfério Sul deve atingir seu pico. Trata-se da Delta Aquarídeos do Sul, que começou a ser visível em 21 de julho e se estende até o dia 23 de agosto.
De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, os meteoros da Delta Aquarídeos devem atingir a atmosfera a uma velocidade de 145 mil km/h. A expectativa é que possam ser vistos de 15 a 20 meteoros por hora, em uma condição de céu limpo e longe da claridade dos grandes centros urbanos.
Este ano, ainda segundo a instituição, as condições lunares para observação do fenômeno são extremamente favoráveis. Neste pico, a lua deve se pôr bem antes da meia-noite, portanto sua luz não deve interferir na observação dos meteoros. Outra chuva de meteoros, a Alfa Capricornídeos, também deve ser visível nesta noite.
Para observar
De acordo com o astrônomo Cássio Barbosa, professor da Universidade do Vale do Paraíba e autor do blog Observatório, do G1, as dicas para conseguir observar os meteoros são as seguintes: primeiro, é preciso procurar um lugar escuro. "O radiante, ou seja, o ponto de onde os meteoros parecem surgir, está na constelação do Aquário. Ela já estará alta o suficiente por volta das 21 horas (horário de Brasília) na direção do Leste", explica Barbosa.

Segundo ele, o observador deve olhar para o alto do céu, que é a região mais escura e onde os meteoros vão se destacar mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...