quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sonda da Nasa fotografa Encélado, uma das luas de Saturno

Do G1 com informações  da Reuters - A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou no início desta semana uma imagem de Encélado, uma das luas de Saturno. A foto foi feita pela sonda Cassini, que realiza pesquisas ao redor do planeta desde 2004.
A nave chegou a ficar a apenas 108 mil quilômetros de distância do satélite. Para comparação, este valor equivale a aproximadamente um terço da distância entre a Terra e a Lua.


A lua Enceladus é um dos principais satélites de Saturno.(Foto: JPL-Caltech / Nasa / Divulgação / via Reuters)

Telescópio Hubble mostra novas 'minigaláxias' no espaço

Do G1 em O Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (Esa), ajudou pesquisadores a encontrar uma série de 69 minigaláxias localizadas a 9 bilhões de anos-luz de distância. Os novos dados serão detalhados na revista científica "Astrophysical Journal".
As galáxias recém-descobertas são centenas de vezes menores que a Via Láctea. Mesmo pequenas, essas formações dão origem a um número muito alto de estrelas. A taxa de geração de novos astros é maior até do que a estimada para as galáxias do início do Universo, época na qual a criação de estrelas era mais elevada que os padrões atuais.

Essas galáxias-anãs são tão ativas que conseguiriam dobrar o número de estrelas que possuem em "apenas" 10 milhões de anos. A Via Láctea levaria mil vezes mais tempo para atingir o mesmo feito.
O Telescópio Espacial Hubble conseguiu revelá-las por conta da radiação das estrelas novas e quentes, que fazem o gás oxigênio ao redor "brilhar" como se fosse um sinal fluorescente.
Para Arjen van der Wel, um dos autores do estudo a ser divulgado no Astrophysical Journal e membro do Instituto Max Planck de Astronomia, na cidade alemã de Heidelberg, as cores incomuns foram decisivas para que os pesquisadores pudessem tomar conhecimento das novas galáxias.
As galáxias-anãs são as mais comuns no Universo. Para contás-la, astrônomos iniciaram um projeto chamado Candels, um censo com duração prevista de três anos para reunir informações sobre os astros mais distantes da Terra que existem no cosmo.
Conhecer as galáxias-anãs distantes oferece dados importantes para os cientistas entenderem como funcionam as minigaláxias que circundam a Via Láctea. O Telescópio Espacial James Webb, feito em parceria entre a Nasa e a Esa, deverá ser lançado no final desta década para analisar a primeira era de estrelas no Universo.


Dezenove galáxias-anãs são mostradas em detalhes pelo Telescópio Hubble. Os astros estão a 9 bilhões de anos-luz de distância da Terra. (Foto: Candels / Nasa / Esa)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...