terça-feira, 18 de setembro de 2012

CORRIGINDO NOTÍCIA DO ALINHAMENTO PLANETÁRIO COM AS 3 PIRÂMIDES DE GIZÉ EM 03/12/2012!

CORRIGINDO NOTÍCIA DO ALINHAMENTO PLANETÁRIO COM AS 3 PIRÂMIDES DE GIZÉ EM 03/12/2012!

por Marcos Trindade Moreira, Sábado, 15 de Setembro de 2012 às 21:42 ·
Meus caríssimos amigos! 

Tem gente por aí que gosta de "aparecer na Internet", de se mostrar como "entendida" e fazer um "relativo" sucesso às custas da ingenuidade das pessoas leigas em fundamentos de Astronomia. 
Dias atrás, vi a fotomontagem abaixo no Facebook, fiquei curioso para saber se tal fato irá mesmo ocorrer no dia 03/12/2012 e resolvi pesquisar o assunto.


Figura 1 - Imagem das três pirâmides e do alinhamento planetário, veiculada no Facebook.

Primeiramente usei o programa GOOGLE EARTH para achar as coordenadas geográficas aproximadas das três pirâmides do planalto de Gizé, cidade do Cairo no Egito, obter a orientação geográfica e o alinhamento dessas pirâmides. Assim obtive a imagem abaixo:


Figura 2 - Imagem das três pirâmides, vistas de topo, utilizando o programa Google Earth.

A seguir, usei meu programa STELLARIUM, um planetário virtual excelente que, configurado adequadamente com as coordenadas geográficas do local em questão (pirâmides de Gizé) e a data prevista (03/12/2012), me forneceu a imagem do céu que vamos observar nesse dia e local. Assim, obtive as imagens a seguir.


Figura 3 - Imagem virtual do alinhamento dos planetas Mercúrio, Venus e Saturno no dia 03/12/2012 (no alto da imagem), como se estivéssemos observando o céu na base da grande pirâmide central (a).


Figura 4 - Imagem virtual do alinhamento dos planetas Mercúrio, Venus e Saturno no dia 03/12/2012 (no alto da imagem), como se estivéssemos observando o céu na base da grande pirâmide central (b).

Consultando a história da construção das pirâmides pelos egípcios na HISTÓRIA DA ASTRONOMIA, sabe-se que estas foram construídas com suas quatro faces voltadas para os quatro pontos cardeais norte, sul, leste e oeste nas épocas das suas construções e com uma precisão impressionante. Observando-se atentamente a Figura 2 acima, percebemos claramente essa orientação das faces das três pirâmides principais correspondente aos quatro pontos cardeais e que as três pequenas pirâmides secundárias (pirâmides das rainhas), já bem desgastadas pelo tempo, se encontram ao SUL  das três grandes pirâmides de Gizé. 

Também sabemos que no dia 03/12/2012 será quase final do OUTONO e quase início do INVERNO para o Egito, o qual está no HEMISFÉRIO NORTE, onde se encontram as três grandes pirâmides. Um observador, localizado na base da grande pirâmide central, ao longo do dia, poderá observar o Sol descrever uma TRAJETÓRIA CURVA APARENTE no céu, ORIENTADA PARA O LADO DO PONTO CARDEAL SUL, como podemos observar nas Figuras 3 e 4. 

Na Figura 3 também podemos observar que os três planetas Mercúrio, Venus e Saturno estão "quase" alinhados, da esquerda para a direita, e posicionados no céu como aparecem na Figura 1, a qual foi apresentada na Internet. Entretanto, esse alinhamento planetário do dia 03/12/2012 ocorrerá DURANTE O DIA e muito próximo do Sol, como pode ser observado nas Figuras 3 e 4. Portanto, devido à excessiva claridade do céu, OS TRÊS PLANETAS NÃO SERÃO VISÍVEIS A OLHO NU. Assim, a imagem da fotomontagem da Figura 1 NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS FATOS! 

OUTRAS CONTRADIÇÕES NA FOTOMONTAGEM DA FIGURA 1:

Para observar o alinhamento dos três planetas com os vértices das três grandes pirâmides e posicionados no céu como mostra a Figura 1, o observador terá que se localizar num ponto da superfície terrestre adequadamente afastado das grandes pirâmides e próximo da direção do ponto subcolateral NORTE-NOROESTE (NNO). Neste caso, o observador estará vendo as três grandes pirâmides na direção SUL-SUDESTE (SSE) e os três planetas acima de seus vértices DESDE QUE O CÉU ESTEJA ESCURO! MAS ISSO NÃO VAI ACONTECER PORQUE O ALINHAMENTO OCORRERÁ DURANTE O DIA E OS TRÊS PLANETAS NÃO SERÃO VISÍVEIS A OLHO NU

Por outro lado, AS TRÊS PEQUENAS PIRÂMIDES DAS RAINHAS NÃO SERÃO VISÍVEIS AO OBSERVADOR, POIS ESTARÃO LOCALIZADAS ATRÁS DAS GRANDES PIRÂMIDES, na direção SUL-SUDOESTE (SSO). Neste caso, a fotomontagem da Figura 1 também NÃO ESTÁ DE ACORDO COM OS FATOS, POIS MOSTRA AS PEQUENAS PIRÂMIDES DAS RAINHAS À FRENTE DAS GRANDES PIRÂMIDES como se estivessem sendo observadas da direção SUL-SUDOESTE (SSO)! Assim observando, OS TRÊS PLANETAS ESTARIAM ALTOS NO CÉU, ATRÁS DO OBSERVADOR, NÃO SERIAM VISÍVEIS SOBRE OS VÉRTICES DAS GRANDES PIRÂMIDES E NÃO PODERIAM APARECER NA IMAGEM DIVULGADA!     

MARCOS TRINDADE MOREIRA
Pós-graduado em Química pela UEL- Londrina - PR.
Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Paraná.
Astrônomo Amador e Químico Industrial.
Cianorte - PR - Brasil.
15/09/2012.


Nota do Astronomicando: clique nas imagens para ampliar

9 comentários:

Vereda da mente disse...

Marco,quanto ao alinhamento de 3 de dezembro,afinal...Qual sua conclusão.Ficou confuso pra mim


Grata

Um abraço

jinacio@gmail.com disse...

confuso?

nadinha :)

o alinhamento vai ocorrer,mas não como propalado

desconsiderando que é de dia, não há um ponto no solo (ou no ar) em que ocorrerá a coincidência celeste/arquitetônica

Bruxinha disse...

Tenho um Químico em casa e ele também costuma fazer essas pesquisas quando desconfia de alguma coisa errada nos fatos anunciados... kkkk

Já há muito tempo que eu descobrí que Químicos são uma raça à parte, muito interessante e extremamente inteligente :)

Tudo o que diz respeito ao Egito, muito nos interessa. Gostei!

LaPelota disse...

Claro que essa foto circulando pelo facebook é montagem...
A 2.737 anos atrás não existia câmera que registrasse isso...hehehe

Eduardo Marques disse...

Caro professor Marcos

Bom dia!!

Gostaria de fazer uma colocação bem simples. Quem fez essa foto pensou em demonstrar a beleza do alinhamento. Foi assim que entendi.Como o LaPelota disse, 2737 anos atrás não existia máquina fotográfica. Abraços!!

Juarez Silva disse...

Parabéns pela "prova dos nove" astronômica Marco, mas creio que fica óbvio para qualquer um que veja a imagem que primeiro é uma montagem e segundo que a sua intenção é expressar artisticamente a ideia do alinhamento... (o que ela efetivamente consegue), se alguns detalhes técnicos "não batem"
(como o fato de ser dia ou noite) é preciso colocar na conta da "licença poética"...

Seva disse...

Essa imagem é apenas uma representação artistica e não tem intenção de retratar cientificamente o fenômeno.

Victor disse...

Marco,

E o alin hamento dos planetas de 21/12/2012, vai acontecer mesmo?

Mestra Eterna disse...

Acha mesmo que o mais importante é a foto ou o fato? Acorda rapaz! tentando desacreditar vc acabou dando ainda mais credito. Lógico que a pessoa que fez a fotomontagem não tinha os equipamentos aos quais vc tem acesso e que deveria estar usando com mais humildade, mas ficou claro que essa pessoa tinha acesso a informações muito além das suas e que as usou com muito menos vaidades.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...