sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lua em maio


 


4 de maio – sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), situada à esquerda da Lua, e o planeta Saturno (à esquerda dos dois astros), vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.


5 de maio – sábado:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ), vista a és-sudeste (ESE) ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.


6 de maio – domingo:

A Lua passa pela fase de cheia à 0h 35min e atinge o perigeu de sua órbita (ponto onde ela se encontra mais próxima à Terra) à 1h. Em 6 de maio teremos uma noite de luar magnífico.

7 de maio – segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista a és-sudeste (ESE) a partir das 19h 30min, com Antares um pouco acima da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.


Extraído de: http://www.ceuaustral.pro.br

Lua cheia de sábado vai ser a maior de 2012

A Lua de sábado à noite estará especialmente perto da Terra e vai estar cheia. Por isso, durante o seu nascimento, o astro vai estar maior e mais brilhante.

“Às 5h da madrugada de domingo a Lua vai estar no seu perigeu, no ponto da órbita mais próximo da Terra”, diz ao PÚBLICO Susana Ferreira, astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa. O facto de a aproximação coincidir com uma Lua cheia, torna o fenómeno mais espectacular.

No perigeu, a Lua fica a 363 mil quilómetros de distância, em média, da Terra. No apogeu, quando o astro está mais longe, fica a 405 mil quilómetros. Esta diferença faz com que amanhã a Lua esteja 14% maior e 30% mais brilhante.

Mas a altura melhor para observar esta diferença será umas horas antes, ainda no sábado, durante o nascer da Lua, às 20h09, quando esta parece sempre maior.

O Observatório Astronómico de Lisboa não vai fazer nenhuma actividade de observação devido à nebulosidade anunciada para sábado.

Mas haverá mais oportunidades. Segundo Susana Ferreira, o fenómeno é cíclico. A última vez que aconteceu foi a 19 de Março de 2011 e as próximas oportunidades para se observar uma Lua tão grande serão a 19 de Março de 2013 e a 10 de Agosto de 2014. 

http://www.publico.pt

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...