segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Rússia se prepara para lançamento espacial nesta quarta

Do G1, em São Paulo
Equipes do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levaram nesta segunda-feira (19) a nave Soyuz TMA-03M pela neve para a plataforma de lançamento. A missão levará a outra metade da Expedição 30 para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês): o comandante russo Oleg Kononenko, o americano Don Pettit e o holandês André Kuipers.

A decolagem está prevista para a próxima quarta-feira (21).

Nave espacial é levada de trem à plataforma no Cazaquistão
 (Foto: NASA/Carla Cioffi)

Nasa fecha portas do ônibus espacial Discovery pela última vez

Do G1, em São Paulo
Depois de 30 anos, as portas do ônibus espacial Discovery foram fechadas e suas luzes apagadas. Ele agora deve partir para o Museu Nacional de Ar e Espaço, em Washington, onde será exposto de portas fechadas. Se ninguém mudar de ideia, nunca mais nenhum ser humano estará dentro da nave que mais vezes foi ao espaço.
A agência espacial americana (Nasa) prepara as três naves que sobraram para virarem peças de museu. Todos os agentes químicos considerados perigosos nas baterias e equipamentos dos veículos foram limpos. Os aparelhos que ainda poderiam ser úteis, retirados.


Cockpit do ônibus espacial Atlantis pôde ser visitado por jornalistas
(Foto: BRUCE WEAVER / AFP)

No final de semana, jornalistas nos Estados Unidos puderam, pela primeira vez, visitar todos os cantos de um ônibus espacial: o Atlantis. Enquanto isso, a Nasa testava como manobrar as naves no lado de fora do Centro Espacial Kennedy, com a ajuda de um modelo em tamanho real.
Postes e sinais de trânsito foram tirados do caminho. Ao todo, foram cinco horas para percorrer pouco mais de 10 quilômetros. O maior desafio: passar a centímetros de distância de uma placa de trânsito.
Um pouco aquém da capacidade dos engenheiros da agência que já levou o homem à Lua.

Equipes da Nasa manobram modelo do ônibus espacial em estrada
(Foto: BRUCE WEAVER / AFP)

Cientistas podem ter encontrado o menor buraco negro do Universo

Do G1, em São Paulo
No começo de dezembro, os cientistas anunciaram terem encontrado alguns dos maiores buracos negros do Universo. Agora, é o contrário. Uma equipe da Nasa afirma ter achado o que pode ser menor buraco negro já visto.
 A descoberta foi feita analisando as emissões de raios X vindas do astro -- como se fosse um "batimento cardíaco".
Se for mesmo um buraco negro, ele teria só um pouquinho mais de massa acima do mínimo necessário para poder existir.
Segundo os astrônomos, ele tem menos de três vezes a massa do nosso Sol. Para efeito de comparação, os buracos negros anunciados no início do mês tem cerca de 10 bilhões de vezes a massa do Sol.


Ilustração de como seria o menor buraco negro já detectado
 (Foto: NASA/Goddard Space Flight Center/CI Lab)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...