No início do Outono no hemisfério sul começa a Temporada das Grandes Chuvas de Meteoros no Brasil.
A chuva de Meteoros Lirídeos ou Lirídas (006 LYR) está associada ao cometa C/1861 G1 (Thatcher) e é visível anualmente entre os dias 16 a 25 de abril.
A atividade é máxima no ano de 2017 é no dia 22 de abril (Feriadão de Tiradentes) quando poderão ser observados até 18 meteoros por hora com a constelação de Lira no zênite (em cima de sua cabeça).
Seu Radiante (de onde irão surgir os meteoros) se encontra próximo da estrela Vega (Alpha Lyrae), a estrela mais brilhante da constelação da Lira que está visível ao norte no início da madrugada de outono.
A constelação de Lira é melhor observada nas regiões norte e nordeste, mas é visível em todo o Brasil, sempre de madrugada nesta época do ano.
No dia do Pico, 22 de abril, a Lua estará em Fase Minguante e com luz cinérea, iluminada somente 22%, interferindo pouco na observação dos Lirídeos em 2017.
O meteoros Lirídeos entram na atmosfera da Terra a 49 km/s ou 176.400 km/h.
O mais antigo registro de observações dessa Chuva de Meteoros remonta ao ano 687 a.C. e há ainda um registro dos astrônomos chineses de que no ano 15 a.C. essa chuva de meteoros Lirídeos foi particularmente notável. Esta é uma chuva que pode ter surpresas na taxa horária, podendo chegar a 90 meteoros/hora em 2017, conforme informações do IMO.
Em 1835, a Chuva de Meteoros Lirídeos foi reconhecida cientificamente e ela está associada ao cometa C/1861 G1 (Thatcher).
Na mesma época da Chuva Lirídeos (006 LYR) acontece a Chuva de Meteoros Pi-Pupideos (137 PPU) e estaremos no início da atividade da Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos (031 ETA), uma das mais famosas chuva de meteoros.
A chuva de meteoros Pi-Pupídeos, por vezes é referido apenas como Pupídeos ou Pupidas e a janela de observação está entre os dias 15 a 28 de Abril, com o pico no dia 23 de abril de 2017 (Domingo, no final do Feriadão de Tiradentes).
Seu radiante está localizado próximo da estrela π (pi) Puppis na constelação da Popa e a chuva está associada ao cometa 26P/Grigg-Skjellerup, resultando em meteoros lentos, entrando na atmosfera a 18 km/s ou 64.800 km/h.
A atividade da chuva Pi-Pupídeos somente foi detectada em 1972.
Neste ano de 2017, a previsão é variável, podendo a chegar a até 40 meteoros/hora e a Lua não irá interferir na observação.
A constelação da Popa, onde está o radiante da chuva de meteoros Pi-Pupídeos é fácil de localizar pois está entre as brilhantes estrelas Sirius (Alpha Canis Majoris) e Canopus (Alpha Carinae), as duas estrelas mais brilhantes do céu noturno, visíveis a sudoeste no início da noite nesta época do ano.
A Chuva de meteoros Pi-Pupideos pode ser observada no início da noite até o início da madrugada a sudoeste (SO), neste momento começam a ser observados os Meteoros das Liríadas, ao norte.
Talvez você observe algum meteoro da Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos (031 ETA), relacionada com o famoso Cometa Halley.
A Eta-Aquarídeos está ativa do dia 19 de abril ao dia 28 de maio, com o pico no dia 6 de maio.
A constelação de Aquário, de onde surgem os meteoros do cometa Halley surge a leste no nordeste/norte do Brasil no início da madrugada e é visível até o final da madrugada, sendo o melhor horário de observação 2 horas antes do nascer do Sol.
Todo o Brasil pode observar esta chuva, mas o nordeste e o norte do Brasil são os melhores locais de observação, com constelação de Aquário mais alta no céu.
A Chuva de meteoros Liríadas é observada durante a madrugada.
No mês de Abril, é comemorado o GAM (Global Astronomy Month) ou Mês Global da Astronomia, com diversas atividades de observação em todo o mundo !
Fique atento as informações dos Grupos e Clubes de Astronomia de sua cidade e região.
O Feriado de Tiradentes de 2017 no Brasil será Meteorítico !
E o ano de 2017 promete ser Excelente para a observação das Chuvas de Meteoros !
Agora é Curtir as Chuvas de Meteoros de 2017 !
Mais informações:
https://www.facebook.com/
Boas observações dos Meteoros.