terça-feira, 19 de julho de 2011

Rússia lança radiotelescópio ao espaço

Da EFE - A Rússia lançou nesta segunda-feira (18) ao espaço o radiotelescópio Spektr R, que servirá, entre outros fins, para estudar as galáxias, quasares, buracos negros e estrelas de nêutrons, informou a Roscosmos, a agência espacial russa.

Lançamento ocorreu na base de Baikonur  (Foto: Roscosmos)
O radiotelescópio foi lançado com ajuda de um foguete portador Zenit-2SB a partir da base de Baikonur (Cazaquistão).

O aparelho, conhecido também como RadioAstron, nome do projeto, ficará em uma órbita elíptica da Terra com um apogeu de 340 mil quilômetros.

O radiotelescópio, que está montado em um módulo de serviço, é uma antena de recepção parabólica, provista de amplificadores, conversores e equipamentos transmissores que enviarão a informação colhida à Terra.
O refletor da antena, de dez metros de diâmetro, é dotado de um espelho central e de 27 pétalas.

Segundo a corporação espacial russa Lavochkin, construtora do aparelho, o radiotelescópio tem uma massa de 3.850 quilogramas e foi projetado para uma vida útil de pelo menos 5 anos.

O Spektr R, que trabalhará integrado em um sistema de observatórios em terra, permitirá esquadrinhar em alta resolução cantos do universo até agora inexplorados.

'Os cientistas de todo o mundo esperam esses dados', disse à agência 'Interfax' na véspera do lançamento o diretor-geral da Lavochikin, Victor Jartov.

Nasa divulga primeira imagem da órbita do asteroide Vesta

Sonda Dawn entrou na órbita do corpo celeste no sábado (16).    Asteroide é o segundo maior do cinturão entre Marte e Júpiter.

Do G1, em São Paulo - A Nasa divulgou nesta segunda-feira as primeiras imagens do asteroide Vesta desde que a sonda Dawn entrou em sua órbita. A nave atingiu o entorno do corpo celeste no último sábado (16) – horário de Brasília. Foi a primeira vez que uma sonda entrou na órbita de um asteroide situado no cinturão principal, entre Marte e Júpiter.


Imagem do asteroide Vesta, feita em 18 de julho
(Foto: Nasa/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA)

Vesta tem aproximadamente 530 km de diâmetro e é o objeto com a segunda maior massa no cinturão de asteroides. Quando Dawn entrou na órbita, estava a aproximadamente 16 mil km do corpo celeste.

 “Estamos começando a estudar o que possivelmente é a superfície mais antiga existente no Sistema Solar”, disse Christopher Russell, pesquisador do projeto. “Até agora, as imagens recebidas revelam uma superfície complexa que parece ter preservado alguns dos eventos mais antigos da história de Vesta, assim como revela os ataques que Vesta sofreu ao longo de eras”, completou.

Lançada em 2007, Dawn já percorreu cerca de 2,8 bilhões de km. Depois de um ano estudando Vesta, a sonda partirá para o planeta anão Ceres, aonde deve chegar em fevereiro de 2005.

Atlantis se desacopla da ISS

Ônibus espacial iniciou manobra para voltar à Terra.  Nave está encerrando 30 anos de histórias do programa de ônibus espaciais.



Do G1, em São Paulo - O Atlantis se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira (19) pela última vez, e iniciou manobra para voltar à Terra. Quando aterrissar, na quinta-feira (21), a nave estará encerrando um programa de 30 anos de histórias do programa de ônibus espaciais.

A nave se separou da ISS às 3h28m, a 400 km sobre o Oceano Pacífico. O Atlantis passou oito dias, 15 horas e 21 minutos conectado ao laboratório orbital.


Imagem do canal de TV da NASA mostra o Atlantis a 130 metros da ISS, pouco após desacoplar.
(Foto: Nasa / AP Photo)

 “Obrigado por nos hospedar”, disse o comandante do Atlantis, Chris Fergusson, pelo rádio à tripulação da ISS. “Foi um prazer. Sentiremos a falta de vocês. Nos veremos na Terra”, respondeu o engenheiro de voo da ISS, Ron Garan.

Os controladores de voo da Central de Controle da Missão da Nasa ficaram em silêncio quando viram pela última vez o ônibus espacial se afastando da ISS.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...