segunda-feira, 27 de junho de 2011

Foto mostra nebulosa ao redor de estrela gigante vermelha

Do G1, em São Paulo - Uma foto divulgada pelo Observatório Europeu do Sul mostra uma nebulosa envolvendo um dos astros mais famosos entre os amantes de astronomia: Betelgeuse, uma estrela gigante vermelha localizada na constelação de Órion.

Estima-se que Betelgeuse tenha um diâmetro parecido com o da órbita de Júpiter. Isso significa que, caso substituísse o Sol aqui no Sistema Solar, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte seriam "engolidos" pela superestrela.
Gigantes vermelhas como Betelgeuse são o último estágio da vida de muitas estrelas no céu. Durante esta fase, as estrelas liberam grandes quantidades de matéria no espaço - uma massa solar inteira em apenas 10 mil anos.

Betelgeuse é uma estrela fácil de ser vista no céu noturno. Forma um "retângulo" imaginário com outras três estrelas, formando uma figura que engloba as Três Marias - também conhecido como Cinturão de Órion (veja imagem abaixo). A nebulosa, porém, só foi vista com a ajuda de instrumentos poderoso como o Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês), da ESO, localizado no Chile.


Betelgeuse é vista rodeada pelo material de nebulosa. (Foto: ESO)


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...