quarta-feira, 31 de março de 2010

Cientistas brasileiros acompanham em SP colisão de prótons do LHC

Parte dos dados gerados pela experiência será processada no Brasil.   Pesquisadores querem confirmação das leis mais avançadas da física.

Iberê Thenório - Do G1, em São Paulo 

O choque violento de milhões de prótons que está ocorrendo no acelerador gigante de partículas LHC, na Europa, está sendo vigiado cuidadosamente por duas salas de controle no Brasil, instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os cientistas nacionais integram um grupo de 35 laboratórios que acompanha os experimentos do detector CMS – um dos quatro instalados dentro do acelerador. A máquina mede as propriedades dos estilhaços de prótons que se espalham após as colisões. Com eles, pesquisadores pretendem comprovar na prática as mais avançadas leis da física.


Franciole Marinho (à esquerda) é um dos físicos que observará o funcionamento do LHC a partir da sala de controle da Unesp. À direita, Sérgio Novaes, pesquisador do Instituto de Física Teórica, observa o choque entre prótons dentro de um dos detectores do acelerador de partículas. (Foto: Iberê Thenório/G1)

O G1 visitou nesta segunda-feira a sala de controle instalada nos laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na capital do estado, onde os físicos comemoravam o sucesso da primeira colisão de prótons realizada pelo LHC, registrada em oito monitores que mostram detalhes da experiência. A outra sala de controle fica nos laboratórios da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Entre as grandes perguntas que o LHC – considerada a maior experiência científica da história – deverá responder está a comprovação real de uma micropartícula chamada de bóson de Higgs, que explicaria o porquê da existência da massa das matérias.

Participação brasileira


Rede de computadores da Unesp será responsável por analisar parte dos dados gerados pelo LHC. (Foto: Iberê Thenório/G1)

O professor Sérgio Novaes, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, conta que essa partícula não irá aparecer de repente, mostrada em um dos monitores do seu laboratório. “Depois das colisões, os dados são enviados e analisados pelas instituições participantes”, explica.

É aí que entra a contribuição da Unesp para o experimento. A universidade tem uma rede de computadores que irá processar parte da massa de dados gerada durante as centenas de milhares de colisões de prótons que começaram a ocorrer a cada segundo dentro do LHC.

De acordo com Novaes, nos próximos 18 meses a máquina instalada no subsolo europeu deverá gerar um exabyte de informação. Esse número corresponde a um trilhão de gigabytes. Para armazenar tanta informação seriam necessários cerca de cinco milhões de computadores domésticos.



Imagem gerada pelo detector CMS mostra partículas se espalhando após colisão de prótons. Para conseguir estilhaçá-los, o LHC acelera feixes de prótons no vácuo a uma velocidade próxima à da luz. Como 'pista de corrida' usa-se um túnel subterrâneo de 27 km de diâmetro onde a temperatura é de -271°C. (Foto: CMS/Reprodução)


“Eventos que mostram o bóson de Higgs são muito raros, por isso é necessário gerar muitos dados, repetir muitas vezes o experimento para ter segurança do que está ocorrendo”, esclarece o físico Sérgio Lietti, do Núcleo de Computação Científica da Unesp.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...