sábado, 19 de janeiro de 2013

Observatório faz imagem de nebulosa que lembra peixe-boi

Estrutura surgiu após explosão de estrela gigante há 20 mil anos.
Nuvem com 700 anos-luz de diâmetro foi apelidada de 'Nebulosa Peixe-boi'.

Do G1, em São Paulo
 
Imagem feita pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, na Virgínia, nos EUA, mostra uma nebulosa remanescente de supernova (corpo celeste surgido após a explosão de uma estrela) de 20 mil anos de idade, cujo formato lembra a espécie de peixe-boi da Flórida, ameaçada de extinção.

O formato da nebulosa W50, como é conhecida, também oferece pistas sobre sua história. Com quase 700 anos-luz de diâmetro, a nebulosa (nuvem de poeira e gás no espaço) é uma das maiores remanescentes de supernova já visualizadas pelo observatório.

De acordo com os astrônomos, a W50 se formou quando uma estrela gigante, a 18 mil anos-luz de distância, na constelação de Aquila, explodiu em uma supernova há cerca de 20 mil anos, formando uma bolha de gás em expansão. Restou da estrela gigante um buraco negro que se alimenta do gás de uma estrela muito próxima e o armazena em um disco ao seu redor.

Uma rede composta por poderosas linhas de campo magnético envolve o buraco e o disco, levando as partículas para o disco e ejetando o material para fora em jatos potentes, que viajam a uma velocidade próxima à da luz.

Esse sistema é conhecido como SS 433 microquasar - núcleo galáctico alimentado por um buraco negro de grande massa.

Com o tempo, esses jatos forçaram as extremidades da bolha de gás, o que acabou gerando protuberâncias exteriores nas laterais da W50.

Nebulosa Peixe-boi (Foto: Divulgação/National Science Foundation) 
Nuvem gigante foi apelidade de "Nebulosa Peixe-boi" por sua semelhança com o mamífero
(Foto: Divulgação/National Science Foundation)
 
Apelido
De acordo com os astrônomos, os corpos celestes visíveis a olho nu ou que podem ser observados através telescópios ópticos muitas vezes são apelidados por suas semelhanças terrenas, como a Galáxia do Redemoinho e Nebulosa da Coruja.

Invisível a olho nu, a nebulosa W50 acabou recebendo um nome menos atraente. No entanto, após perceberem a semelhança da nebulosa com o peixe-boi, o Observatório Nacional decidiu adotar o apelido para a W50, que agora também é chamada de Nebulosa Peixe-boi.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...