quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cientistas tentam explicar explosão estelar misteriosa no Natal de 2010

Do G1 em São Paulo - Cientistas europeus ofereceram duas explicações diferentes para uma explosão estelar que foi detectada na Terra no Natal de 2010. Ambas as sugestões foram apresentadas na edição desta semana da revista científica "Nature".
O evento foi uma emissão de raios gama intensa, que ficou conhecida pelos astrônomos como GRB 101225A. Ela foi descoberta pelo satélite Swift, da agência espacial norte-americana (Nasa).
Segundo Sergio Campana, do Observatório Astronômico de Brera, na Itália, uma das hipóteses é o encontro de um cometa com uma estrela de nêutrons, que poderia ter causado uma grande explosão (veja ilustração abaixo).



Ilustração mostra como seria o encontro do cometa com uma estrela de nêutrons. (Crédito: A. Simonnet / NASA / E/PO / Universidade Estadual Sonoma)

Já a segunda explicação é mais convencional: a emissão de raios gama pode estar ligada a uma supernova - uma explosão que marca o fim de estrelas com muita massa. Esta versão foi apresentada por Christina Thöne, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, na Espanha.
O grupo de Thöne tentou estimar a distância da suposta supernova, mas não conseguiram identificar uma galáxia possível a qual ela pudesse pertencer (veja ilustração abaixo).


Imagem mostra como seria uma supernova, uma fonte poderosa de emissão de raios gama. (Foto: A. Simonnet / NASA / E/PO / Universidade Estadual Sonoma)

Italiano studio esplosione cometa Natale


Roma - La collisione fra una cometa e una stella di neutroni e' all'origine della gigantesca e insolita esplosione di lampi gamma osservata il 25 dicembre del 2010 e per questo chiamata Christmas gamma-ray burst. A spiegare il fenomeno su Nature un gruppo di ricerca italiano coordinato da Sergio Campana dell'Osservatorio astronomico di Brera dell'Istituto Nazionale di Astrofisica. A rendere insolito l'evento: i picchi di variazione di luminosita' e la durata di oltre trenta minuti.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...