segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nasa e ESA selecionam instrumentos para missão conjunta em Marte

Agências espaciais vão estudar atmosfera do planeta em 2016.   Metano descoberto em 2003 será pesquisado por sonda.

Do G1, em São Paulo


Reprodução de parte do ESA/Nasa ExoMars Trace Gas Orbiter. (Imagem: ESA)

As agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) anunciaram nesta segunda-feira (2), a seleção de instrumentos para uma missão de exploração da atmosfera de Marte em 2016.

Chamada The ExoMars Trace Gas Orbiter, o projeto é a primeira aliança entre as duas instituições para pesquisas no planeta vermelho.
Cientistas de todo o mundo foram convidados a propor instrumentos para a missão em janeiro de 2010. Dos 19 trabalhos analisados, cinco foram escolhidos para integrar a exploração em 2016.

Os critérios para a escolha foram o valor científico e baixo risco e o desenvolvimento das estruturas ficará a cargo de engenheiros das duas agências.

Um dos objetivos da missão é caracterizar a atmosfera de Marte e procurar pro traços de metano no local. Indícios do gás existem desde 2003, quando a sonda Mars Express, da ESA, detectou a substância, com confirmações posteriores da agência espacial norte-americana.

O Trace Gas Orbiter contará com instrumentos europeus para entrada, saída e aterrissagem no planeta. Já o lançamento será efetuado por um foguete da Nasa.

As próximas missões da parceria entre as agências terá como objetivo extrair amostras da superfície de Marte. A retirada de material do planeta vermelho deve acontecer em projeto na década de 2020.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...