domingo, 10 de agosto de 2014

Veja fotos da 'Superlua' pelo Brasil e pelo mundo

Fenômeno ocorre quando Lua chega ao ponto mais próximo da Terra.




Fotos

www.g1.globo.com

Explosão em sistema estelar dá origem a 'estrela zumbi'

  • NASA/ESA
Usando o telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial americana), uma equipe de astrônomos detectou um sistema estelar que pode ter deixado para trás uma 'estrela zumbi', isto é, uma estrela fraca de forma anormal, resultado de uma explosão. A descoberta está na edição da revista Nature desta quinta - feira (7).
A supernova, nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas, geralmente elimina a estrela anã branca, que explode ou morre. Nesse caso, porém, os cientistas acreditam que esta estrela fraca pode ter deixado para trás uma parte da estrela anã, uma espécie de 'estrela de zumbi'.
Ao examinar imagens do telescópio tiradas anos antes da explosão estelar, os astrônomos identificaram uma estrela companheira azul, alimentando a anã branca, um processo que desencadeou a reação nuclear. Esta supernova, tipo IAX, é menos comum do que seu primo mais brilhante, tipo Ia. Astrônomos identificaram mais de 30 destas 'mini-supernovas' que podem deixar para trás uma anã branca.
'Os astrônomos têm procurado por décadas sistemas estelares que produzem explosões de supernovas Tipo Ia', disse o cientista Saurabh Jha, da Universidade de Rutgers, em Piscataway, New Jersey. 'Supernovas Tipo Ia são importantes porque são usadas para medir grandes distâncias cósmicas e a expansão do universo. Esta descoberta nos mostra como você pode obter uma explosão de anã branca'.
A 'estrela zumbi', apelidada de SN 2012Z, reside na galáxia NGC 1309, que fica a 110 milhões de anos-luz de distância da Terra.

notíciasuol.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...